Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Logística Inbound, Logística Outbound

      Logística e coronavírus: quais os impactos e como controlá-los?

      2 anos atrás - por:

      logística e coronavírus

      Entender a relação entre logística e coronavírus é importante neste momento — considerando que o Brasil e o restante do mundo têm sofrido diversos impactos negativos provocados pelas medidas implementadas para conter a disseminação e contágio do vírus.

      Entre as principais estratégias adotadas, está o isolamento social — situação em que é recomendado às pessoas que só saiam de suas casas para realizar atividades essenciais. E assim como nos demais setores, essa medida acaba impactando diretamente o transporte, a importação e a exportação de produtos.

      Por isso, para proteger a sua empresa, o melhor caminho é conhecer os principais desafios da Logística nesse tempo de crise e saber como superá-los. Acompanhe a leitura!

      De que forma o coronavírus tem impactado a Logística?

      A seguir, você conhecerá os principais impactos da pandemia provocada pelo COVID-19 no setor logístico. Confira!

      Importação e exportação

      Devido a diversas limitações de locomoção, o envio de produtos e insumos ficou comprometido, resultando em depósitos, portos e armazéns cheios. Como o fluxo de navios e aviões tem caído de forma relevante, as áreas de importação, exportação e comércio têm sido algumas das mais afetadas nesse sentido.

      Acordos comerciais

      O fechamento de fronteiras também é visto como uma forma de impedir que pessoas contaminadas entrem em determinadas regiões. Isso afeta as negociações econômicas e comerciais entre vários países, além, é claro, o abastecimento da cadeia de suprimentos.

      Transporte

      As necessidades das pessoas não param em momentos de isolamento social — inclusive, demandas urgentes, como as de medicamentos, alimentos, equipamentos de proteção individual, higiene etc., vêm surgindo com mais frequência. No entanto, o bloqueio de estradas e a falta de apoio aos motoristas gerou maior dificuldade para que os itens fossem entregues de uma cidade ou estado para outros.

      Comércio online

      Como a maioria dos estabelecimentos precisou manter as portas fechadas durante a pandemia, o número de vendas online aumentou consideravelmente — mais especificamente em 61%, conforme afirma um estudo realizado pela Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), juntamente com a Toluna, o que tem sobrecarregado o setor de Transporte e Logística, considerando o número massivo de entregas a serem feitas.

      Como evitar os impactos na Logística em período de crise?

      Para evitar ao máximo os grandes problemas e resultados negativos, veja algumas medidas que podem ser uma saída para essa situação!

      Tornar o negócio mais flexível

      É comum que muitas companhias contem com somente um fornecedor durante período de pandemia. Porém, isso pode provocar a deficiência no recebimento de matéria-prima para a produção ou de produtos para a disponibilização no mercado.

      Evitar esse grau de dependência e tornar o negócio mais flexível para adquirir outros parceiros é algo que precisa ser revisto em tempos de crise. Isso porque quanto mais saídas tiver para adquirir todos os recursos necessários capazes de suprir suas principais demandas, menos impactos a organização sofrerá durante a crise.

      Contar com o auxílio da tecnologia

      Outro problema é que muitos veículos não são totalmente carregados, gerando um gasto muito maior para as transportadoras e para os distribuidores. Uma alternativa é contar com uma ferramenta adequada para ajudar na criação de rota, como mapas que forneçam os melhores percursos.

      Dessa forma, é possível fazer projeções de distância, custo e veículo mais adequados — minimizando ao máximo as despesas e evitando que as datas de entregas dos itens sejam alteradas, o que seria capaz de gerar a insatisfação do cliente.

      Evitar oscilações nas demandas

      As oscilações na demanda são um outro aspecto observado em época de crise. Por isso, é importante que o setor logístico tente encontrar o equilíbrio entre redução de gastos e os investimentos que deseja fazer nesse período.

      Então, veja como o mercado vai se comportar no cenário, já que essa pesquisa servirá como base para as próximas decisões a serem tomadas. Analise a cadeia logística da empresa e o comportamento do público em relação aos produtos e serviços prestados — afinal, a falta de conhecimento desses pontos pode ocasionar a perda de recursos e oportunidades necessárias para manter o negócio em funcionamento.

      Conseguiu compreender as principais questões relacionadas à Logística e coronavírus? Com as informações e dicas apresentadas, pode ser mais fácil controlar todos os impactos, amenizar as consequências e identificar as principais alternativas para que o negócio funcione da melhor forma possível durante a pandemia.

      O conteúdo trouxe as informações que você precisava? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus contatos saibam mais sobre o assunto!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post