Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Soluções eSales, Supply Chain

      B2B Compras: como qualificar e automatizar sua cadeia de negócios? Entenda aqui!

      2 anos atrás - por:

      B2B compras

      O B2B Compras é uma ferramenta fundamental para o gerenciamento das etapas de compra que compõem a cadeia de suprimentos. Essa solução realiza a integração de dados pelo EDI, sigla que significa Electronic Data Interchange (Intercâmbio Eletrônico de Dados, em português). O B2B Compras apresenta processos que envolvem fornecedores, clientes e varejo com o objetivo de integrar dados e documentos referentes a negociações de compra, notas fiscais e confirmação ou alterações de pedidos, entre outros, promovendo ganhos em produtividade e oportunidade de redução de perdas nestes processos.

      Queremos ajudar você a entender melhor como o B2B Compras funciona e sua importância para o sucesso de uma estratégia de Supply Chain e neste artigo vamos falar sobre pontos importantes relacionados a essa solução. Para aprofundar o entendimento da solução, continue a leitura e acompanhe.

      Como funciona a solução B2B Compras?

      O compras B2B funciona com base na integração entre sistemas ERPs, que proporcionam gestão integrada e automatizada. Os trabalhos para digitar e incluir os dados é feito uma vez apenas, sendo as demais etapas executadas com base na consistência das informações. Entre as principais funcionalidades do compras B2B estão:

      • comunicação de dados automatizada e padronizada entre comprador e fornecedor;
      • parametrização de críticas validando regras de negócio por fornecedor;
      • validação de itens de pedido em comparação com itens faturados controlando saldo e programação de entrega;
      • criação de alertas proativos informando a inclusão de novas de ordens de compra e sinalizando inconsistências;
      • integração da lista de preços e produtos de forma eletrônica;
      • possibilidade de geração de indicadores de desempenho e acuracidade de entrega (em conjunto com outras soluções eSales).

      De acordo com Taiomara Soares, analista de negócios de Soluções em Supply Chain, o B2B Compras apresenta diversos benefícios, que promovem a otimização de processos logísticos. “A solução B2B Compras é indicada para qualquer segmento que tenha uma relação comercial, com um portfólio diverso de fornecedores, clientes e/ou um grande volume de ordens de compra e materiais” — afirma Taiomara.

      Atender a especificidades de integração e exigências de uma cadeia diversa com peculiares de cada segmento é um desafio ao ERP da empresa e pode acarretar em custo de desenvolvimento e customizações não previstos na negociação. Neste cenário um parceiro flexível para se adaptar rapidamente a traduções e exigências dos diversos padrões de comunicação da cadeia pode trazer redução de custo e fortalecer a relação a entre parceiros de negócio.

      Como o B2B Compras pode otimizar processos de troca de informações no processo logístico?

      O B2B Compras apresenta benefícios importantes para empresas de diferentes tamanhos e perfis. Entre as principais vantagens estão:

      • transparência na relação entre o comprador e fornecedor;
      • centralização das informações;
      • padronização da comunicação em uma plataforma;
      • fortalecimento da relação do fornecedor com o cliente;
      • agilidade nos processos;
      • confiabilidade da informação;
      • antecipação de problemas de recebimento;
      • rastreabilidade da informação e redução de problemas como ruptura de estoques.

      Setores como o automotivo se apoiam nos processos de integração para dar agilidade à operação, garantir a confiabilidade na informação e cumprir necessidades de abastecimento de insumos, mantendo baixos níveis de estoque sem parar a produção. Já os setores de indústria e varejo contam com um mix muito grande de produtos e a sua sazonalidade faz com que a carteira de fornecedores seja robusta e complexa.

      Com isso, há necessidade de delimitar premissas de integração por parte do comprador e atender às exigências de integração por parte do fornecedor. Nesse cenário, um fornecedor confiável de EDI poderá apoiar na equalização dessas regras e exigências, estabelecendo padrões de integração e garantindo a qualidade e rastreabilidade da informação desde a implantação do projeto.

      Qual é o exemplo de melhoria de processo via B2B Compras?

      Com a utilização do EDI é possível promover melhorias fundamentais para os clientes, que abrangem todos os elos envolvidos na cadeia, possibilitando ao cliente gerenciar desde o processo de abastecimento, passando por emissões de documentos fiscais, otimização na contratação e conferência de fretes até a rastreabilidade na última milha.

      As melhorias atingem setores diversos, sendo possível identificar exemplos de pontos positivos no processo via B2B Compras. Entre os bons fatores que devem ser destacados estão:

      • integração da cadeia de suprimentos com rastreabilidade de produtos e informações;
      • fortalecimento de todos os elos da cadeia logística;
      • redução de falhas na entrada de documentos;
      • redução do lead time de processos, com a automatização de envios e recebimento de arquivos no lugar de digitações e trocas de e-mails e do tempo de processamento de ordens de compra e entrada de notas;
      • antecipação dos problemas com uma camada de críticas, alertando os envolvidos antes da mercadoria chegar ao destino;
      • redução de custos com caminhões parados e otimização de mão de obra, com planejamento e alocação de recursos necessários para as operações de abastecimento.

      Por que contar com essa ferramenta na sua empresa?

      Empresas que usam o Portal Entregou como ferramenta de gestão logística contam com um diferencial competitivo, a partir de soluções inovadoras voltadas à integração entre comunidades de negócios. A amplitude de funcionalidades ofertadas faz com que a solução B2B Compras receba ótimos feedbacks de seus usuários, entre os quais estão o ganho de produtividade, pela redução de processos manuais, falhas em processos e desencontro de informações, além do reconhecimento de um suporte proativo e consultivo, buscando soluções e melhores resultados.

      É preciso ressaltar a importância de fazer uma boa escolha de fornecedor de serviços de EDI, uma vez que nessa relação o fornecedor deve se identificar com o projeto da sua empresa. A dica é buscar por empresas consolidadas, que apresentem um compromisso com o sucesso do projeto, pois, dessa forma, aumenta a garantia de que se está contratando um parceiro engajado com a busca por melhores resultados.

      Também é essencial se informar e optar por profissionais que tenham experiência no desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas à integração entre comunidades de negócios. Com o controle das etapas que compõem o processo logístico, a qualidade do trabalho executado será um fator mensurável, assim como a identificação de pontos a serem corrigidos e a execução de um plano de ações.

      Com o tempo, o aperfeiçoamento trará resultados com impacto direto para o crescimento e consolidação da sua empresa como referência em seu mercado de atuação. Para isso, é preciso um bom planejamento e compromisso com a satisfação do cliente.

      Agora que você já entende melhor o funcionamento do B2B Compras, pode definir sua estratégia de gerenciamento logístico e usá-lo para otimizar etapas e potencializar os resultados. O uso da solução garante consistência nos dados e automatização de processos.

      Se você gostou do conteúdo e quer se informar sobre o assunto, entre em contato conosco que teremos prazer em conversar com você!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post