Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Logística Inbound, Logística Outbound

      O que é a logística verde e por que ela é importante?

      2 anos atrás - por:

      logística verde

      A sustentabilidade é, há algum tempo, uma importante pauta para o mundo. Motivada por isso, a logística verde tem sido cada vez mais buscada pelas empresas, com a proposta de manter suas atividades menos agressivas ao meio ambiente e mais controladas.

      Essa prática consiste na aplicação de métodos mais sustentáveis, desde o despacho, passando pelo transporte e cuidando também do retorno. A ideia é que a empresa use ferramentas e estabeleça práticas capazes de explorar recursos com responsabilidade, evitando gerar lixo e, também, reduzindo a emissão de poluentes.

      Neste conteúdo, você confere a importância da logística verde atualmente e como ela pode ser aplicada na gestão de uma empresa!

      O que diferencia a logística verde da reversa?

      É comum que gestores e empresários ainda não estejam familiarizados com a logística verde, mas a maioria deles já ouviu falar, ou até mesmo pratica a logística reversa. Apesar de serem conceitos diferentes, as duas práticas estão diretamente ligadas, uma vez que ambas tratam de soluções sustentáveis para as empresas.

      A logística reversa tem como papel principal garantir o retorno de resíduos e materiais relacionados aos seus produtos. As embalagens, por exemplo, são captadas em um ponto de recolhimento e trazidas para um trabalho de reuso. O mesmo é feito com produtos com defeitos e avarias, que não foram vendidos.

      A proposta da logística reversa é fazer com que sua produção não deixe nada para o meio ambiente como sobra ou resíduo. Dessa forma, a empresa pode tratar de um descarte adequado, menos agressivo possível, ou até mesmo de um reuso, como uma reciclagem.

      Ao comparar com a logística verde, é possível colocar a reversa como parte de uma série de práticas que essa modalidade engloba. A logística verde estabelece justamente uma série de métodos para reduzir o descarte e ter uma operação mais sustentável. Diante disso, a prática reversa está dentro do conceito de logística verde.

      Quais são os benefícios da logística verde?

      Para o mundo e a própria empresa, a logística verde traz uma série de benefícios que realmente fazem repensar as práticas atuais. Sempre há a questão financeira a considerar antes da adoção das novas práticas, o que é comum. No entanto, ser mais sustentável gera vantagens até mesmo diante dessa ótica.

      A seguir, confira os principais benefícios que a logística verde pode proporcionar a uma empresa e entenda por que é importante repensar a operação!

      Sustentabilidade ambiental

      A sustentabilidade não é só uma teoria, é realmente algo que precisa ser pensado. Quando se fala de empresas, é importante que todas tenham sua responsabilidade com o modo com o qual exploram recursos naturais e, principalmente, colocam seus produtos no mercado. Diferentemente do que muitos pensam, agir dessa forma não traz benefícios somente para o universo.

      Como uma empresa pode continuar explorando materiais se não há cuidados para que a natureza continue oferecendo-os, como a madeira. Uma empresa que se coloca como líder no mercado precisa estar comprometida com causas que englobam muito mais do que o lucro.

      Redução de custos

      A logística verde também é capaz de reduzir os custos de atividades de uma empresa. Na prática, isso representa o que mais interessa às companhias, ou seja, é a melhor forma de aliar uma postura de pouco impacto ao meio ambiente e que ainda gere economia. Isso está muito relacionado à maneira como os recursos são utilizados.

      Se uma empresa consegue retornar embalagens, resíduos, produtos inutilizados e outros materiais provenientes de sua produção, ela também pode reusar isso tudo.

      Essa postura gera cada vez mais o aproveitamento completo de toda a sua matéria-prima. Todo custo de investimento nessas políticas traz retornos e ainda gera uma economia sustentável também às finanças da empresa.

      Credibilidade para empresa

      Consumidores, atualmente, estão muito mais preocupados sobre como uma empresa se posiciona como marca. Bons produtos e serviços sempre foram o principal, mas, na era da informação, também conta muito os bastidores. Hoje, sustentabilidade é muito mais do que algo para o universo, mas também marketing positivo para as empresas.

      Uma companhia que adota uma postura menos agressiva e preocupada com todo ciclo dos seus produtos tende a conquistar mais pessoas. A pauta é realmente relevante e impacta diretamente a avaliação do público em relação a uma companhia.

      No entanto, é preciso estar atento a como a empresa adota a logística verde! É fundamental ter um plano estruturado e, principalmente, praticar tudo de forma concreta. Essa postura honesta e transparente é o que garantirá credibilidade no mercado.

      Como aplicar essa prática no seu negócio?

      Há bases fundamentais para que a logística verde se concretize nas atividades de um negócio. Atitudes importantes ajudam uma companhia a se posicionar diante de suas demandas, levando em conta a sua responsabilidade socioambiental.

      A seguir, veja como aplicar esse modelo de logística e entenda como algumas atitudes específicas fazem diferença!

      Gerencie o uso dos transportes

      Aqui, há pontos principais: o volume de viagens feitas e também a emissão de poluentes. É importante ter um planejamento que reduza ao máximo a quantidade de vezes que um veículo está na rua fazendo entregas. Isso garante menos emissão de poluentes, devido à queima de combustíveis.

      Além disso, é importante reconsiderar alguns meios logísticos de transporte. Os caminhões são realmente muito úteis e vantajosos, já que podem levar grandes volumes de uma só vez. No entanto, as empresas precisam repensar os modelos de veículos e, até mesmo, as opções como bicicletas, patinetes e, futuramente, drones.

      Reavalie os fornecedores

      Sustentabilidade só é uma pauta concreta quando praticada amplamente. A adesão em massa é o que influencia empresas a repensarem sua relação com práticas mais adequadas. Nesse caso, é importante para as companhias avaliarem como os seus parceiros e fornecedores se preocupam com essa temática.

      Mudar é importante, mas a cadeia de suprimentos começa muito antes do que a sua empresa faz. Se os seus fornecedores não trabalham de forma sustentável, de algum modo o seu negócio é impactado, o que faz com que a sua logística não seja verde, na totalidade.

      Repense o uso de embalagens

      As embalagens são um dos principais pontos quando se fala em práticas sustentáveis. O descarte de plástico é um grande problema para o meio ambiente, já que esse material não é biodegradável. Nesse caso, há dois caminhos: repensar os materiais usados e ter uma boa logística reversa para os recolher.

      Já há muitas alternativas em diferentes tipos de produtos para tornar as embalagens menos agressivas e, em algumas vezes, até mesmo, reutilizável pelo próprio consumidor. No caso do retorno, é ideal pensar em materiais que possam ser reciclados e reaproveitados pela empresa.

      Atualmente, pensar em logística verde é vantajoso para as empresas! É totalmente possível investir em sustentabilidade e, a curto prazo, ver que essa postura traz retornos positivos para a própria empresa.

      Sua companhia precisa de soluções para gerenciar suas demandas de logística? Entre em contato com a eSales e saiba como podemos ajudar!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post