Imagine poder cruzar informações para identificar fornecedores com menores custos, encontrar outras formas de obter um maior aproveitamento de combustível ou, ainda, avaliar remotamente a hora de fazer uma parada de um veículo para uma simples troca de pneus.
Certas inovações como estas estão sendo implementadas por muitas empresas para otimizar o transporte, gerenciar melhor o planejamento dos trajetos e monitorar com mais detalhes suas frotas— e o melhor, com a possibilidade de integração às diversas ferramentas mobile, acelerando a tomada de decisão através do uso de dados precisos e atualizados.
Quer saber como reduzir os custos operacionais do seu negócio empregando a tecnologia logística? Continue lendo!
Sistema de rastreamento de cargas
O grande desafio do gestor logístico é controlar todos os veículos da empresa simultaneamente e a distância. É aí que entra a adoção de um software de monitoramento de cargas.
Com um sistema de rastreamento de cargas, é possível acompanhar e monitorar todo o percurso realizado pelo veículo, desde a hora em que sai da empresa até a entrega ao cliente.
A tecnologia logística voltada para o rastreamento de cargas oferece ao gestor dados em tempo real sobre o “status dos transportes”, identificando quaisquer tipos de ocorrências. Isso facilita o processo de tomada de decisão e ajuda a evitar atrasos ou outros problemas que podem comprometer o relacionamento com o cliente.
Outra vantagem do uso de um sistema de rastreamento é a prevenção de roubo de cargas e veículos, oferecendo maior segurança ao motorista e à mercadoria transportada.
Sistema de planejamento de frotas
O planejamento é uma etapa indispensável em qualquer negócio, e na área logística não é diferente. A implementação de um sistema de planejamento de frotas tem um papel crucial nesse processo.
Com ele, é possível realizar a previsibilidade de gastos, gerenciar a manutenção da frota, rastrear as tarefas atrasadas ou mesmo fazer um planejamento antecipado de ações visando a correção e a redução de custos com os veículos.
Com a adoção de uma tecnologia logística direcionada para um controle efetivo da frota, o gestor passa a administrar melhor o tempo de rodagem dos veículos e a programar o agendamento e execução das manutenções preventivas sem ter que realizar a parada de toda a frota, o que evita perdas na produtividade.
Sistema de rotas otimizadas
Um item que gera um custo significativo na logística de uma empresa é o combustível. No entanto, com o uso de um sistema de rotas otimizadas, é possível realizar mapeamentos estratégicos para calcular o melhor caminho a ser seguido.
Além de aumentar significativamente a produtividade, um sistema de roteirização otimizada reduz os custos operacionais, possibilitando a identificação de pontos importantes como pedágio, postos de gasolina e distribuição de cargas.
Vale destacar que a empresa não se beneficia apenas com a redução de custos, mas também com a redução do tempo do ciclo do pedido. Ou seja, adotando ferramentas que levam a reduzir o tempo de execução dos processos, é possível obter uma redução do lead time, atendendo ao prazo estipulado e, consequentemente, melhorando o relacionamento com o cliente.
A tecnologia logística é um diferencial
A adoção de ferramentas e aplicativos capazes de rastrear e indicar onde a carga está, qual a melhor rota possível para o motorista ou mesmo a hora exata de entrega da mercadoria é um diferencial competitivo.
Tecnologia logística por satélite, por radiofrequência e até mesmo por chip são algumas das opções que empresas podem adotar para oferecer mais segurança aos motoristas, ao veículo e a carga transportada.
E então, leitor? Gostou do nosso artigo? Siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook , Linkedin) e fique por dentro de mais conteúdos como esse.