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      Rastreio de pedidos: entenda sua importância para o cliente

      5 anos atrás - por:

      Quando um cliente escolhe realizar a compra por meio da loja virtual, podemos imaginar algumas coisas sobre seu perfil. Ele certamente preza pela tranquilidade, praticidade e agilidade na hora de comprar um produto. E essas expectativas não são apenas para o momento em que ele clica no botão “comprar”, mas para todo o processo até que a mercadoria chegue em sua residência.

      Muitos clientes, inclusive, desejam a praticidade de saber exatamente onde a mercadoria está a cada momento — e é nesse ponto que entra o rastreio de pedidos.

      A seguir, vamos mostrar como funciona o rastreio de pedidos e quais são seus principais benefícios.

      Construção de confiança

      Tenha em mente que uma das maiores preocupações de quem compra on-line é a possibilidade de não receber o produto. Foi assim que empresas como o Paypal e o Zoom cresceram: elas perceberam essa situação, e passaram a oferecer garantias caso a mercadoria não fosse entregue.

      Sabendo dessa preocupação, oferecer o rastreio é uma boa forma de construir a relação de confiança do cliente (e satisfação) em relação a sua empresa.

      Aumento do valor da marca

      Uma imagem de confiabilidade vai aumentar o valor da sua marca aos olhos dos clientes em geral. A maioria está disposta a pagar mais por um produto em uma loja que vai entregar no prazo, com a comodidade do rastreio e sem transtornos. Assim, oferecer o rastreio de pedidos é uma forma de preparar o terreno para trabalhar com margens de lucro mais atrativas para a sua empresa.

      Relacionamento mais eficiente com o cliente

      Se o cliente não sabe onde a mercadoria está, ele fica ansioso. Mesmo que a entrega ainda esteja dentro do prazo, a confiança abalada faz com que ele procure informações sobre o pedido com frequência. Ele provavelmente vai entrar em contato com seus canais de relacionamento, e os atendentes ficarão sobrecarregados atendendo às solicitações de rastreio.

      Oferecer o rastreio de pedidos por meio de um sistema automatizado, portanto, é uma maneira de melhorar a eficiência dos seus canais de relacionamento com o cliente. Assim, empresa e cliente saem ganhando.

      Menos reclamações

      Atrasos acontecem. Você sabe disso e, provavelmente, seu cliente também sabe. O problema não são os atrasos em si, mas a falta de um aviso ou justificativa, que levam o cliente a desconfiar da sua empresa.

      Por meio do rastreio de pedidos, é possível avisar o cliente imediatamente quando o prazo previsto para a entrega é alterado. Com essa medida, pode-se reduzir a ocorrência de reclamações.

      Mais chances de up selling e cross selling

      O rastreio de pedidos também é uma forma interessante de aumentar as vendas da sua empresa, por meio de cross selling ou up selling.

      Em primeiro lugar, quando um cliente observa que sua empresa oferece um rastreio eficiente, é muito provável que ele retorne ao seu e-commerce no futuro. Em segundo lugar, você pode usar o e-mail de avisos do rastreio, ou a própria página do rastreador, para promover ofertas personalizadas a cada cliente. Como já apontamos, o rastreio deixa o cliente mais confortável, seguro, satisfeito, ou seja, no estado ideal para comprar mais.

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      Por:
      eSales
      do autor

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