Sistema TMS: saiba como reduzir custos com transporte em sua empresa

Sistema TMS saiba como reduzir custos com transporte em sua empresa

Custos com transporte e frotas estão entre os ‘entraves’ para o crescimento de muitas empresas. E dentro da cadeia de suprimentos é fundamental que o controle de todo o processo seja planejado e administrado de forma eficiente, garantindo qualidade desde a matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final.

A tecnologia vem suprindo a necessidade de melhoria da utilização dos recursos de transporte e, entre as possibilidades, as ferramentas de TMS é uma delas, sendo um sistema muito importante para a logística.  Os benefícios da utilização deste software são significativos, dentre eles a redução de custos de transportes, disponibilidade das informações on-line, suporte de indicadores de desempenho e relatórios gerenciais, planejamento da distribuição e montagem de cargas, que integram um único sistema possibilitando ao gestor visualizar e controlar toda a operação de logística.

Mas o que é TMS? Quais suas funcionalidades? Qual o impacto da sua implementação dentro das empresas? Acompanhe nosso post de hoje e fique por dentro desta importante ferramenta de gerenciamento. Confira!

O que é TMS

Sistema de Gerenciamento de Transportes – TMS (em inglês, Transportation Management System), é um software desenvolvido para o gerenciamento das atividades de transporte, controle dos custos e fretes e todas as demais operações de logística e distribuição.

O sistema TMS fornece acesso a todas as informações em tempo real, integrando todas as áreas comercial, operacional, de atendimento, faturamento, financeiro e logística que fazem parte de toda a cadeia de suprimentos.

Com ele é possível modernizar e aprimorar processos de gestão de transportes, controlando as informações e agilizando o processo de tomada de decisão.

Quais são as funcionalidades

Por se tratar de um sistema que visa a gestão de transportes, o software TMS tem como função principal o controle das atividades que são executadas. Suas funcionalidades não se restringem apenas ao registro dos dados, mas em todo o processo de planejamento e controle para a tomada de decisão.

Entre as funcionalidades de um sistema TMS estão:

  • Cadastrar cada um dos veículos e manter armazenadas todas as informações individuais;
  • Comunicação em tempo real entre gestores e motoristas;
  • Emissão, armazenamento e gestão de toda a documentação obrigatória;
    para a realização do transporte, além da atualização automática de todas às mudanças fiscais e legislativas;
  • Gerenciamento de documentação, permitindo conhecer e controlar pagamento de impostos, taxas, licenciamentos e eventos que tenham gerado ocorrência de multas;
  • Controle e planejamento das manutenções dos veículos e equipamentos;
  • Cadastro e controle de peças e acessórios, além de facilitar na localização destes componentes;
  • Gestão de abastecimento de combustíveis e lubrificantes, controlando todas as informações da frota, data, custo e a localização;
  • Monitoramento da velocidade do motorista em realizar a viagem de transporte, além do controle das condições de pneus e câmaras, o que facilita no gerenciamento da manutenção dos pneus, quilometragem e rodada por pneu;
  • Controle de custos e planejamento de rotas que possam permitir uma logística mais econômica e dentro dos prazos.

Por que é tão importante implementar uma solução TMS

A maioria das grandes empresas passa por problemas de atrasos pelo simples fato de não terem um sistema de controle eficiente e que possibilite a organização de uma alta demanda de processos. Com o software TMS é possível controlar todas as atividades e apontar quais são as rotas mais adequadas para realizar determinado transporte, liberar pagamentos e recebimentos, controlar tabelas de fretes, gestão de ocorrências e realizar todo o processo de logística e distribuição dentro dos prazos estabelecidos com o cliente.

Além dos benefícios direcionados ao transporte, o sistema TMS permite uma modernização da gestão da frota de transportes, automatização dos processos, melhoria no desempenho e índices de produtividade e reduzindo erros, uma vez que promove a segurança na gestão das informações e o aprimoramento dos resultados em tempo real. Toda esta transformação na gestão logística leva a operar com maior eficiência e apresentar os resultados esperados.

Quer saber mais? Leia ‘6 razões para investir em automação financeira na sua empresa‘.

Nosso post esclareceu suas dúvidas a respeito do sistema TMS? Siga a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades de uma maneira muito mais rápida!