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Gerenciamento de pedidos: entenda sua importância e como otimizá-lo

08/27/2020

A capacidade de processar ordens eficientemente é essencial para o sucesso de qualquer processamento de pedidos. Uma vez que uma venda é computada, o estoque precisa selecionar, embalar e enviar os produtos, ao mesmo tempo que reordena o banco de itens. Para ser o mais competente possível, esse processo deve ser automatizado com um sistema de gestão. Se implementado corretamente, o processo de gerenciamento de pedidos otimizado reduz custos e aumenta a satisfação do cliente.

A seguir, confira alguns de seus benefícios.

Quais as vantagens de implementar o gerenciamento de pedidos?

Veja como seu negócio pode se beneficiar ao contar com essa metodologia. Confira!

Agiliza o processamento de pedidos

Quando uma ordem é recebida, se não for comunicada rapidamente para o seu estoque, você perde um tempo precioso. É essencial que o gerenciamento de pedidos seja eficiente e instantâneo. Além disso, a comunicação com os clientes é importante para qualquer negócio. O acesso rápido aos pedidos possibilita respostas imediatas às consultas dos consumidores, cultivando, assim, um relacionamento de longo prazo.

Facilita a comunicação interna

Os consumidores compram produtos em vários locais, seja por meio de e-commerces, lojas físicas ou call centers. Seu sistema de gerenciamento de pedidos precisa ser capaz de atender a essa demanda sem falhas, bem como integrá-las a um sistema que seja acessível por todos da sua organização. Fazendo uso de vários sistemas para cada canal individual, a margem de erros é muito maior.

Auxilia no gerenciamento de inventário

Nada prejudica mais em um negócio que não ser capaz de cumprir uma ordem do cliente, certo? Sincronizar seu sistema de gestão ao inventário é fundamental para evitar ordens repetidas ou reembolsos, no caso de o item não estar em estoque. Ao garantir que o seu sistema de gerenciamento de pedidos tenha acesso ao inventário em tempo real, você será assertivo e seus clientes continuarão satisfeitos.

Compacta o banco de dados

Quando um cliente pede um produto, uma abundância de informação tem de ser recebida e distribuída a toda a organização. Você precisa de um software de processamento de pedidos que consolide todos esses dados e que possa ser facilmente acessado por todos os funcionários. Isso não só reduz o tempo e os recursos necessários para gerenciar ordens, mas também o potencial de erro.

Automatiza os processos

Cada passo do seu processo de ordem deve ser automatizado. Seu sistema de gerenciamento de pedidos deve ser capaz de reduzir e, eventualmente, eliminar etapas manuais no processo de encomenda, desde o recebimento do pedido até a entrega. Fazer isso vai aumentar a eficiência, liberar recursos valiosos e melhorar o seu ROI (Return On Investiment)

O gerenciamento de pedidos é uma ótima forma de otimizar a cadeia produtiva da empresa, a fim de facilitar o atendimento ao cliente e melhorar a automação da própria estocagem dos produtos. Assim, você terá mais tempo livre para arrumar outros processos da sua empresa.

Como otimizar o processamento de pedidos?

A gestão correta do fluxo de pedidos de venda pode fortalecer uma empresa no mercado, além de aumentar a lucratividade. Por isso, diversos diretores financeiros almejam um gerenciamento efetivo desse setor. Apesar de parecer um processo simples, a venda de um produto envolve vários fatores, como a presença do objeto desejado no estoque. Desse modo, os setores da empresa precisam estar em constante alinhamento para que a venda flua de forma certa.

Ficou interessado no assunto? A seguir, listaremos algumas dicas para otimizar o gerenciamento dos pedidos. Confira!

Contar com um bom planejamento

A palavra-chave para a consolidação de um negócio de sucesso é planejamento. Ao oferecer um produto para o cliente, uma empresa deve esta atenta a todas as etapas que vão suceder a compra. Por exemplo, o primeiro contato do cliente com a loja é por meio do clique em seu site. Após escolher o produto e efetivar o pagamento, espera-se que a compra chegue no prazo correto.

Se não houver alinhamento da equipe do estoque, a fim de atualizar a disponibilidade do produto, o cliente se frustrará por não poder adquirir o objeto desejado. Essa ruptura de estoque transmite uma imagem de baixo profissionalismo, gerando um impacto negativo na reputação da loja. O planejamento serve justamente para evitar que esse tipo de falha ocorra. Ao realizar uma planilha de gestão, vários fatores serão analisados, buscando otimizar o serviço prestado.

Contar com parceiros confiáveis

É evidente que a qualidade do produto oferecido está diretamente ligada à matéria-prima utilizada para a fabricação do objeto vendido. Por isso, a escolha do fornecedor deve ser feita de forma criteriosa. Além da qualidade do produto fornecido, o parceiro de negócios precisa cumprir prazos. Afinal, toda a logística de vendas vai depender do estoque e da produção. É importante, portanto, que exista uma relação de confiança entre os parceiros. Buscando um ponto comum, que é o crescimento da empresa.

Adotar a tecnologia como aliada dos processos

O processo de gestão pode se apresentar como um desafio para empresas jovens. Já que existem vários fatores que podem induzir ao erro. Um software de gestão pode auxiliar no processo de planejamento de ações e análise de métricas. Um sistema pode minimizar falhas, pois integra todos os setores da empresa. Evitando que haja um desencontro entre a equipe de vendas e a de estoque, por exemplo.

Formar uma equipe de vendas

As vendas são a base de um negócio, elas são responsáveis por impulsionar a empresa. Por isso, existe uma grande valorização das estratégias de marketing, a fim de aumentar a taxa de compra dos clientes. Apesar da divulgação ser essencial, nada adianta se não houver uma equipe de vendas alinhada. Os funcionários desse time serão responsáveis por movimentar o negócio, atuando em todas as etapas da venda, tornando esse processo mais efetivo.

O planejamento e a tecnologia caminham juntos para melhorar a logística de um negócio. É evidente que sem uma base sólida o empreendimento não conseguirá se sustentar no mercado, sendo necessária uma gestão que coordene desde o processamento de pedidos, transporte de mercadoria até a entrega final para o cliente.

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