Como forma de conquistar a preferência dos clientes e ocupar um lugar de destaque em um mercado cada vez mais concorrido, é importante implementar estratégias eficientes com foco no conhecimento do perfil, previsão da demanda e disponibilização de produtos e serviços que realmente satisfaçam as necessidades do público. Nesse caso, uma boa alternativa é adotar a gestão de relacionamento com o cliente (CRM).
Isso porque se trata de um conjunto de práticas desenvolvidas para promover a interação entre a companhia e os clientes, por meio de recursos tecnológicos que analisam hábitos de consumo, preferências e expectativas dos consumidores. Assim, as informações são estruturadas e automatizadas, auxiliando na elaboração de ações personalizadas, gerando mais qualidade no atendimento.
Quer entender melhor como aplicá-la na logística? Veja as dicas que preparamos!
Use a tecnologia como aliada
Por meio de um sistema eficiente, é possível segmentar os clientes, o que vai simplificar o atendimento de demandas específicas. Assim, é possível otimizar o atendimento e oferecer o produto ou o serviço ideal, na quantidade adequada e dentro do prazo estabelecido.
Outra área que pode ser aprimorada é o transporte, já que é possível utilizar ferramentas que viabilizem o acompanhamento dos dados relacionados a rotas, fretes, rastreio de mercadoria, desempenho dos motoristas e demais funcionalidades que façam com que o processo de entrega seja um diferencial.
Disponibilize serviços de qualidade
Para se tornar referência no ramo de atuação, as operações logísticas também podem contribuir com o atendimento ágil de pedidos. Para que a demanda seja suprida de forma rápida e precisa, a gestão de relacionamento pode contribuir com a organização de todas as etapas da cadeia de produção, por exemplo, armazenagem, distribuição e transporte.
Estabeleça um bom relacionamento com os fornecedores
Não há dúvidas da importância dos fornecedores para o funcionamento de qualquer empresa. Por isso, é necessário estipular critérios para definir aqueles que mais se enquadram às características da organização e estabelecer uma parceria de sucesso.
Nesse caso, é preciso considerar a relevância do fornecimento adequado de insumos e matérias-primas, a obtenção de melhores preços e prazos, entre outros aspectos que vão influenciar diretamente o aumento da qualidade sem elevar os custos, facilitando a busca pela competitividade.
Trabalhe no prazo de entrega como diferencial
Esse é um fator que tem bastante influência na satisfação final do cliente em relação ao atendimento da empresa. Por esse motivo, é imprescindível cumprir o prazo definido, já que falhas nesse processo podem comprometer o relacionamento e a fidelização dos consumidores, além da reputação da empresa no mercado.
Forneça informações aos clientes
Ao contratar uma transportadora, tente obter o máximo de informações possíveis para repassar aos clientes, como o prazo exato de entrega, rota, código de rastreio, entre outros. Com certeza, isso vai deixar o destinatário final mais seguro quanto à entrega.
Realize pesquisas de satisfação
Outra medida importante é mensurar o nível de satisfação do cliente, tendo em vista que, assim, fica mais fácil avaliar o desempenho das operações logísticas e corrigir qualquer falha identificada. Nesse caso, você pode disponibilizar canais de relacionamento para que os clientes deixem suas opiniões, sugestões ou reclamações sobre os serviços. Ainda, é possível utilizar ferramentas potentes para entender como anda a experiência do público, como o NPS (Net Promoter Score).
Agora, você já sabe o que é gestão de relacionamento com o cliente e como aplicá-la ao negócio da melhor forma. Portanto, não deixe de colocar as dicas apresentadas em prática para aprimorar os processos logísticos, oferecer um serviço de qualidade, fidelizar os cliente e se tornar muito mais competitivo.
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