Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Logística Inbound, Logística Outbound

      9 motivos para adotar a automação logística

      2 anos atrás - por:

      automação de processos logísticos

      A automação de processos logísticos parte do princípio de que, cada vez mais, as indústrias tentam se estabelecer no mercado, conquistando clientes fiéis que buscam incessantemente por produtos de excelente qualidade, atendimento diferenciado e um prazo de entrega menor. O cliente quer que a rapidez do e-commerce também seja evidenciada em todo o processo de logística, desde o momento da compra até chegar às suas mãos.

      É nisso que as indústrias e as empresas precisam se concentrar. A partir do momento no qual há investimento na automação logística, a cadeia de produtividade se transforma em um processo totalmente automatizado, acelerando e organizando os processos e até diminuindo os custos.

      Caso você ainda tenha dúvidas sobre a automação logística, separamos para você alguns benefícios. Confira!

      1. Redução de custos

      O primeiro benefício é a redução de custos. Por meio de softwares adequados, toda a logística do serviço é reformulada: o manejo dos produtos dentro do ambiente, a rota de entrega, o custo operacional, o tamanho da equipe e até a capacidade de se adequar a novas situações que requerem adaptação de logística, por exemplo.

      2. Precisão e diminuição de erros

      Com a automação logística, a empresa tem acesso aos erros cometidos e evita repeti-los. O software tem capacidade de erradicar os processos feitos à mão, desde a contagem do estoque até o custo com transporte. Assim, a probabilidade de ocorrer um erro é muito pequena. Consequentemente, o que acontece é uma maior precisão de resultados e organização, facilitando o processo de compra de novas mercadorias, rotatividade de estoque e relatórios frequentes em relação ao feedback e reclamações.

      3. Satisfação dos clientes

      A que isso nos leva? Os clientes cada vez mais satisfeitos e contentes com o serviço prestado, desde o momento do atendimento até a chegada do produto. É notável como a automação logística consegue atuar diretamente em todas as cadeias de produção e no consumidor final, proporcionando um índice de reclamação mais baixo e a divulgação positiva mais frequente da empresa.

      Essa automação gera uma satisfação maior ao cliente, porque ele será informado de todo o processo, no qual é indicado o status do seu produto e o dia exato que ele chegará na residência. Como o cliente quer rapidez e qualidade, ele também tem papel importante nesse processo.

      4. Aumento da produtividade

      O último benefício tem muito a ver com a otimização dos recursos. Afinal, conforme você adapta a empresa à automação logística, você acaba por otimizar todos os processos e diminui as etapas manuais. Assim, evita que se perca tempo nas tarefas mais básicas, como a contagem do estoque ou a realização de um checklist. É claro que, desse jeito, há uma maior produtividade.

      5. Centralização das informações

      A automatização de processos logísticos possibilita que os sistemas atuem de maneira integrada, permitindo que os gestores e trabalhadores tenham uma visão mais complexa de tudo que ocorre na cadeia de suprimentos e demais setores. Isso colabora para uma troca de informações mais rápida e uma tomada de decisão mais eficaz, além de simplificar uma questão importante que é a definição e acompanhamento de métricas logísticas.

      6. Gestão dos processos

      Outra vantagem é uma maior organização em todos os níveis. Por intermédio de sistemas e demais ferramentas, a empresa recebe o apoio frequente no momento de controlar cada etapa da cadeia logística, podendo fazer uma análise integral, se for preciso, com todos os processos nela englobados.

      Dessa forma, melhoras na padronização e nas agilidades são facilmente identificadas. Isso torna a rotina dos funcionários mais simples, além de possibilitar uma averiguação rápida para a correção de erros e implementação das melhores práticas.

      7. Otimização do gerenciamento de riscos

      Um dos aspectos que merecem bastante atenção por parte da empresa é o gerenciamento de riscos. Reduzir danos, eventuais prejuízos e problemas que possam afetar a rentabilidade e imagem do negócio é fundamental para assegurar o seu pleno funcionamento. Para que isso seja possível, é primordial usar dados concretos para entender em quais pontos da cadeia logística existem as falhas e quais são as soluções que devem ser encontradas para a solução da questão.

      Por exemplo, um caso que pode ser citado é a identificação de problemas relacionados à rota de entrega, considerando as altas tentativas de roubos que aumentaram nos últimos períodos. Para evitar prejuízos, como a perda dos produtos, insistir no mesmo trajeto deve estar fora de cogitação.

      Com essas informações, o gestor pode delimitar um percurso mais seguro ou uma maneira diferente de fazer o transporte da carga, o que vai minimizar os riscos e garantir uma entrega segura e dentro do prazo acordado com o cliente.

      8. Auxílio na tomada de decisão

      A automação logística também pode ser usada para fundamentar, de maneira confiável, as tomadas de decisões do negócio. Afinal, a maioria dos sistemas de gestão mais modernos disponibiliza a função de elaboração de relatórios operacionais da companhia.

      Essa facilidade reduz um tempo considerável dos profissionais, já que não precisarão analisar planilhas e relatórios por horas. Afinal, a ferramenta realiza o serviço com agilidade e confiança, tendo como base a averiguação de dados e informações integradas relativas a todos os processos. Com os resultados obtidos, os gestores têm em mãos todo o suporte necessário para decisões mais estratégicas, a fim de aprimorar a cadeia de suprimentos e demais processos executados.

      9. Controle de estoques

      Os softwares de automação também permitem o controle preciso da entrada, saída e eventuais perdas dos itens do estoque. Além de apontarem quais apresentam mais e menos giros, evitando erros que podem causar prejuízos ao negócio. Com esses dados, é possível otimizar o armazém, com o intuito de facilitar a vida da equipe que vai integrar o processo de separação e envio de mercadoria, elevando a performance e competitividade da empresa.

      Você percebeu que vale a pena investir na automação de processos logísticos e, ao mesmo tempo, em sua otimização? Os benefícios são muitos e garantem uma maior economia por conta da redução dos custos e dos erros. Com isso, a empresa tem mais controle sobre os seus produtos e também sobre a experiência do cliente. Para isso, você pode contar com nossas soluções de Logística e Supply Chain, que oferecem subsídios como relatórios com indicadores de gestão que contribuirão, efetivamente, para o gerenciamento de suas operações.

      Este artigo foi útil? Então, aproveite para assinar nossa newsletter, receber todas as novidades diretamente no seu e-mail e se manter sempre atualizado!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post