A inadimplência das empresas é um tema muito preocupante, tendo em vista que pode provocar uma série de prejuízos para o negócio, como comprometimentos das ações de expansão, pagamentos dos fornecedores e funcionários, impactos na saúde financeira e demais fatores que influenciam diretamente no fluxo de caixa.
Tudo isso torna a companhia pouco competitiva, além de reduzir as suas chances de sucesso. Por esse motivo, é muito importante que os gestores tentem reverter essa situação e impedir ou reduzir o surgimento de inadimplentes por meio de estratégias eficientes e que proporcionem bons resultados.
Pensando nisso, elaboramos este post para mostrar como essa prática pode ser implementada. Então, continue a leitura e acompanhe!
O que pode ser feito para minimizar a inadimplência das empresas?
Veja, a seguir, algumas dicas que preparamos e que podem ser bastante eficazes quando colocada em prática.
Entenda quem são seus clientes
Tenha um cadastro com várias informações importantes sobre o cliente, como dados pessoais, endereços, potencial de crédito, histórico de compras, entre outros. Essa junção de informações servirá como base para realizar o contato com os inadimplentes, oferecendo propostas para a quitação do débito. Uma ideia é categorizar de acordo com o tipo de comportamentos e transações.
Implemente uma boa análise de crédito
Uma boa análise de crédito precisa considerar os seguintes aspectos:
- histórico de compras, caso já seja um cliente antigo;
- situação o CPF junto aos órgãos de proteção ao crédito;
- renda mensal etc.
Por meio desses dados, fica mais fácil identificar a intenção do cliente de pagar, pois, se ele tem o nome limpo, a tendência é que ele continue seguindo o mesmo caminho, e a sua capacidade de honrar com o compromisso seja maior.
Monitore frequentemente as informações sobre pagamento dos clientes
Esse controle é fundamental para que seja possível entender a movimentação de entradas e saídas do caixa, de modo a identificar eventuais divergências nos valores. Assim, é possível detectar de forma rápida algum recebimento que deveria ter acontecido naquele dia, mas que não foi computado, o que viabiliza a elaboração de ações para reaver a quantia.
Esteja disposto a negociar
É primordial saber como negociar com a pessoa inadimplente. Na hora da cobrança, é preciso mostrar que entende a situação do cliente e que está disposto a simplificar o pagamento para que ele possa realizá-lo dentro de suas condições.
Como alternativas você pode propor o pagamento à vista com desconto ou o parcelamento com um número maior de prestações. É muito importante mostrar a ele o interesse em manter uma boa relação entre vocês.
Facilite o pagamento
Se as formas de pagamento forem facilitadas, as possibilidades dos clientes inadimplentes aceitarem um acordo aumentam. Há diversas maneiras de fazer isso, por exemplo, com a aceitação dos cartões de crédito de várias bandeiras, enviando os boletos por e-mail, permitindo a transferência bancária etc.
Conte com uma equipe capacitada
Se a companhia tem sua própria equipe de cobrança, é necessário assegurar que os colaboradores sejam bem treinados. É fundamental que eles entendem quais são os valores da instituição e conheçam bem o Código de Defesa do Consumidor, além de proporcionarem um atendimento cordial e respeitoso, sem causar constrangimentos ao cliente.
Automatize os processos
Contar com o auxilio da tecnologia pode ajudar bastante, tendo em vista que, por meio de um sistema integrado, é possível enviar alertar de que o vencimento está próximo, evitando atrasos e esquecimento. Além disso, também pode-se fazer comunicados sobre:
- atrasos;
- suspensão dos serviços;
- envio no nome para os órgãos de proteção ao crédito.
Assim, o cliente será comunicado de acordo com o agravamento da situação do débito em aberto. Isso colabora para a criação de um sistema de urgências, reduzindo a inadimplência das empresas.
Contrate um serviço de cobranças terceirizado
Caso tenha muito clientes e não conte com uma equipe preparada para realizar as cobranças, a melhor opção é contratar um serviço especializado no assunto. Isso ajudará (e muito!) a empresa a focar nas suas atividades e deixar que esses problemas sejam solucionados por profissionais experientes, capacitados e com os meios e habilidades necessários para fazer uma cobrança eficiente.
Como fazer uma boa gestão no setor de pagamentos?
Ter uma boa gestão no setor de pagamentos e cobrança também é uma excelente forma de evitar a inadimplência. Por meio de ações simples, bons resultados podem ser obtidos. Conheça as principais delas!
Elabore incentivo para pagamentos à vista
Existem vários métodos de pagamento que podem ser oferecidos pelas empresas, como cartão de crédito e débito, boletos, transferências bancárias etc. No entanto, a quitação à vista ainda é a melhor maneira de evitar eventuais atrasos que possam surgir.
Então, oferecer incentivos para que o pagamento seja feito à vista, por meio de descontos, é uma estratégia interessante, já que o cliente compreenderá que existe uma vantagem econômica quando comparado com os outros meios disponibilizados.
Valorize os bons pagadores
Essa é uma prática muito eficaz para combater a inadimplência. Entre as ações mais aplicadas está o desconto para pagamento em dia, pois, assim, o cliente é motivado a pagar na data definida. Uma outra maneira de implementar essa valorização é fornecendo cupons de desconto para compras futuras. Dessa forma, além de diminuir o índice de inadimplência, ainda consegue estimular uma nova compra.
Se os incentivos forem interessantes para o cliente, ele buscará quitar suas dívidas no prazo adequado, minimizando, assim, as taxas de inadimplência.
Organize as informações
Estruturar os dados da empresa não é uma tarefa fácil, contudo, mantê-los bem organizados simplificará a previsibilidade dos pagamentos, vencimento das dívidas, além de permitir que entenda a causa que está impossibilitando a pessoa de pagar, tornando as negociações mais eficazes.
Conseguiu entender o que pode ser feito para diminuir a inadimplência das empresas? Então, não espere para colocar as dicas em prática e garantir a saúde financeira do negócio. Além disso, fazer negociações para evitar grandes desfalques é imprescindível, e para ter um resultado satisfatório, conheça melhor o perfil de cada cliente, ofereça as soluções adequadas conforme a situação de cada um e tenha uma política de crédito rigorosa e precisa.
Gostou deste conteúdo? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais e ajude seus contatos a entenderem melhor sobre o tema!