Já não é novidade que os aparatos tecnológicos fazem parte das atividades relacionadas ao supply chain. Esse um cenário que encontrou ampla aceitação para a utilização da inteligência artificial, robótica e, até mesmo, drones para a distribuição de produtos.
É importante destacar que essa evolução não está disponível apenas para grandes corporações como a Amazon ou o Walmart. As pequenas empresas também têm condições de obter sistemas e ferramentas que contribuem para o atendimento de seus clientes com eficiência.
Continue lendo este conteúdo para conhecer como o seu empreendimento pode evoluir com a aplicação de tecnologias modernas. Acompanhe!
Supply chain: conceito e principais benefícios
A expressão supply chain pode ser traduzida para o português como cadeia de suprimentos. Em muitos casos, esse termo e o conceito da atividade logística são confundidos e tratados como sinônimos, mas é importante destacar que há distinções.
Isso quer dizer que a logística é o conjunto de atividades que possibilita a distribuição de mercadorias no momento e no local certo de acordo com as especificações do cliente.
Já o termo supply chain refere-se a todas as empresas e parceiros envolvidos no processo de:
- abastecimento das matérias-primas;
- processamento dos insumos para agregar valor;
- armazenagem e processamento de pedidos;
- envio para o consumidor final.
As atividades da cadeia de suprimentos
Como você pode ver, a logística está inserida dentro da cadeia de suprimentos na etapa de distribuição. Isso revela o seu valor estratégico dentro da organização, em sentido mais amplo, pois relaciona-se:
- à apuração financeira;
- à previsão da demanda;
- ao controle do fluxo de materiais;
- ao relacionamento com os clientes;
- ao desenvolvimento de fornecedores.
Devido a sua complexidade e inúmeras variáveis, a tecnologia fornece soluções que possibilitam registrar dados e automatizar atividades com o intuito de aumentar a eficiência.
Benefícios obtidos com esse processo
Uma das principais transformações propostas é a integração entre os elos da cadeia em termos de compartilhamento de informações e acompanhamento do desempenho. Por exemplo, na relação entre uma indústria e o operador logístico, é possível consultar o sistema para obter informações sobre as dimensões, o peso da carga a ser transportada e a rota de entrega.
Sob o ponto de vista da empresa, o sistema é fundamental para verificar os preços da tabela de frete e acompanhar o andamento da entrega em tempo real. Além disso, a equipe conta com diversas vantagens, como:
- diminuição da burocracia
- aumento da competitividade;
- eliminação de registros manuais;
- redução dos custos operacionais;
- redução de erros e inconsistência.
A aplicação de inteligência artificial na sua empresa
O cenário tecnológico passou por significativas mudanças nos últimos anos, o que resultou em novas formas de gerenciar empresas. Além disso, a ampla concorrência faz que cada organização busque formas de se destacar positivamente perante o mercado.
Esse fator é particularmente importante sob o ponto de vista da cadeia de suprimentos, na qual cada elo deve executar as suas atividades de forma integrada.
Gerenciamento do estoque em tempo real
A eficiência é um dos aspectos mais importantes do gerenciamento de estoque, no qual o desequilíbrio na disponibilidade de produtos pode causar diversos problemas.
Em primeiro lugar, o excedente de mercadorias representa custos elevados para a sua manutenção. Por outro lado, a falta de mercadorias, também chamada de ruptura de estoque, é responsável por causar a insatisfação dos clientes, que não têm os seus pedidos atendidos e buscam o atendimento na concorrência.
Esse é um dos motivos pelos quais as empresas adotam metodologias como just-in-time ou cross docking, para manter os estoques em níveis mais baixos e, com isso, obter economia.
Porém, a inteligência artificial traz inovações relacionadas à forma como os pedidos são processados internamente. Por exemplo, já existem organizações que utilizam robôs dentro dos centros de distribuição para a separação e coleta de produtos.
Embora interessante, essa não é uma alternativa viável para todos, porém existem opções mais acessíveis. A utilização de leitores de códigos de barras pode ser implementada com baixo investimento e possibilita o controle da entrada e saída de mercadorias em tempo real e o seu rastreamento durante a produção.
Inteligência artificial como ferramenta de gestão
No dia a dia de uma empresa, diversas transações de compra e venda são realizadas e registradas no sistema de gestão. Essa é uma das fontes que possibilita o armazenamento de dados relacionados à operação, que contém informações importantes sobre o comportamento dos clientes e do mercado como um todo.
Contudo, não é possível realizar a sua análise de forma manual em tempo hábil para extrair informações relevantes. Nesse ponto, as ferramentas que utilizam inteligência artificial são fundamentais para executar essa tarefa.
Na área de suprimentos, a principal vantagem fica por conta da automação das atividades e da otimização da estimativa de demanda. Esse é um fator estratégico que garante que a empresa adquira materiais em quantidades suficientes para atender aos clientes.
Com a inteligência artificial, torna-se possível analisar o histórico de compras de cada cliente e reconhecer padrões de consumo. Desse modo, o gestor tem visibilidade sobre:
- a expectativa de vendas no período;
- a tendência de oscilação do mercado;
- os custos reais e projetados da operação.
Como o banco de dados está em constante atualização, há a garantia de que as decisões são tomadas com base em novas informações.
Expectativas para o futuro
A cada dia é mais essencial que as empresas reconheçam o papel da tecnologia na organização de um negócio. Muitas vezes, essa pode ser toda a diferença entre crescer no seu mercado de atuação ou permanecer estagnado. Já não há dúvidas de que as mudanças são irreversíveis e é preciso estar preparado fazer uso das inovações.
Esse cenário está profundamente ligado à cadeia de abastecimento que faz uso da automação e da inteligência artificial para melhorar os seus resultados e criar vantagens competitivas. Nós estamos vivendo em um período chamado de Revolução Industrial 4.0, no qual a conectividade e a agilidade são as palavras-chave.
Por esse motivo, os gestores e as equipes de supply chain devem estar preparados para se adaptarem às novas tendências para otimizar a sua operação e a qualidade do atendimento ao cliente.
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