A atividade de logística de distribuição, como conhecemos hoje, é a evolução de um sistema complexo que busca conectar produtores e consumidores para os mais variados produtos. A necessidade de mover mercadorias até os compradores é apenas um dos elos da cadeia de suprimentos.
Por isso, esse fluxo de bens, produtos e serviços requer um planejamento integrado entre fornecedores, transportadoras e compradores, para fazer com que a carga chegue até o cliente final.
Nesse cenário, é fundamental otimizar os processos vigentes com o intuito de aumentar a produtividade, a lucratividade e a qualidade. Esse é o tema do post de hoje, e, se você ficou interessado, continue com a leitura. Confira!
O que é o planejamento de distribuição?
Com origem no inglês Distribution Requirements Planning, o DRP diz respeito à atividade de distribuição pode ser compreendida como o fluxo de tarefas que viabiliza a entrega de mercadorias aos respectivos clientes dentro do prazo estabelecido.
É importante destacar que o cliente, nesse caso, nem sempre é o consumidor final, mas pode assumir a figura do distribuidor, do atacadista ou do varejista que comercializa os produtos.
No mercado atual, a logística de distribuição é uma das atividades que deve receber atenção e investimentos por parte dos gestores. Isso ocorre devido ao seu impacto direto na rentabilidade do negócio.
Desse modo, é possível planejar e controlar a execução de todas as atividades que compõem a logística.
Qual é a importância desse processo?
Geralmente, a atividade logística é associada ao transporte de mercadorias, que pode ser considerado de abastecimento ou distribuição. Por outro lado, com o crescimento da importância da área, essa definição foi expandida para englobar atividades como:
- o processo de aquisição;
- a movimentação de insumos;
- a armazenagem de mercadorias;
- a entrega de produtos.
Essa mudança foi responsável por reforçar seu caráter estratégico para a disponibilização de produtos nos locais corretos e no momento certo. Desse modo, é possível garantir um elevado nível de serviço para os clientes.
O gerenciamento do estoque também passou por um aprimoramento significativo para reduzir custos operacionais e aumentar sua eficiência. A melhoria constante é a expressão que melhor representa a logística nas organizações. Afinal, com seu aprimoramento, é possível ampliar o compartilhamento de informações entre parceiros e a avaliação constante do desempenho.
Quais são as vantagens de uma boa logística de distribuição?
A logística de distribuição tem importância ímpar no desempenho financeiro de uma empresa, mesmo que muitos gestores não percebam isso.
Apesar de ficar escondida durante a operação da empresa, a logística pode encarecer um produto e torná-lo menos atraente, diminuindo o número de vendas, ou fazer exatamente o oposto, tornando uma mercadoria mais interessante que seus competidores.
Veja, a seguir, quais são as principais vantagens de se investir em uma boa logística de distribuição para uma empresa!
Eficiência nas entregas
Um centro de distribuição de produtos de uma empresa é um dos principais responsáveis pela rapidez e qualidade da entrega da mercadoria para o cliente, seja ele o consumidor final, seja uma empresa na escala de consumo.
A vantagem de ter uma logística de distribuição bem-feita, usando softwares modernos e todo o conhecimento de logística de última geração, é que a entrega dos produtos é feita de maneira mais ágil para os clientes.
Na prática, isso garante que o produto chegará mais rapidamente nas mãos do cliente, o que faz toda a diferença na hora de fechar mais ou menos negócios. Uma pesquisa nos EUA mostrou que 49% dos consumidores estão mais dispostos a comprar online, se receberem o produto em casa em até 24 horas.
É claro que, em muitas ocasiões, é praticamente impossível cumprir essa meta, mas uma boa logística significa ter o produto entregue mais rapidamente, o que é uma vantagem relevante em relação aos concorrentes.
Redução de custos
Os custos de logística estão entre os principais de uma empresa, especialmente porque causam um dano indireto ao faturamento da companhia.
É normal que as empresas repassem os custos de logística (ou pelo menos parte deles) para os consumidores. No entanto, o efeito disso é negativo: 95% dos consumidores admitem que o preço do frete de um produto impacta sua decisão de compra. Isso sem falar nos desperdícios de materiais durante a produção das mercadorias.
Sabendo desses dados, fica mais fácil entender por que a Amazon aceita ter prejuízo de mais de $7 bilhões de dólares na sua logística de distribuição, se isso significa oferecer fretes mais baratos e ter mais vendas no processo.
Estabelecer um bom sistema de logística de distribuição, no entanto, permite que a empresa possa reduzir seus custos, o que pode ser repassado ao cliente. Quando isso acontece, a companhia vende mais, o que gera nossa terceiro benefício.
Aumento de produtividade
Quando os custos de logística são mais baratos, isso significa que a empresa entra em um dilema positivo, em que qualquer resposta gera aumento de produtividade.
De um lado, a companhia pode continuar cobrando o valor normal e ficar com uma margem de lucro maior. Na prática, isso resulta em mais dinheiro para investir para que as operações da empresa fiquem ainda mais eficientes.
Do outro lado, a companhia pode repassar a economia para os consumidores, o que torna seus produtos mais atraentes. O resultado vem na forma de uma participação maior no mercado.
Qualidade no atendimento
Ter uma logística de distribuição mais eficiente, que entregue os produtos mais agilmente e com custos menores, resulta em uma experiência mais positiva para o cliente.
Por isso, é seguro afirmar que uma boa logística melhora a qualidade do atendimento oferecido ao consumidor, o que se traduz posteriormente em maior fidelização dos clientes.
Sua empresa está fazendo a logística de distribuição corretamente?
Transformar a atividade logística da sua empresa é um desafio que requer um profundo conhecimento dos processos da área para realizar sua revisão e reformulação. Como resultado, é possível encontrar oportunidades de evitar o desperdício de recursos, aumentar a produtividade e eliminar tarefas redundantes.
Aprimore a infraestrutura do armazém
É importante não deixar de lado o espaço dedicado ao armazenamento de produtos, pois sua preservação depende do acondicionamento adequado. Por isso, é recomendado mapear o processo de movimentação interna para que o manuseio não resulte em avarias e acidentes.
Portanto, o primeiro passo é cuidar do dimensionamento da área, para que seja possível utilizar equipamentos como empilhadeiras e guindastes para mover as embalagens com segurança.
Além disso, é preciso dedicar uma área para acomodar a tarefa de consolidação e embalagem dos pedidos para posterior remessa.
Adquira um sistema de gestão integrada
Nos dias de hoje, o mercado reconhece que informações e visibilidade sobre a execução das atividades valem ouro. Os ERPs, ou Enterprise Resource Planning, são programas desenvolvidos com o intuito de controlar todas as atividades da empresa, desde a aquisição de mercadorias até o recebimento das receitas de vendas.
Com esse tipo de ferramenta em pleno funcionamento, é possível:
- emitir documentos de frete;
- administrar os pedidos de clientes;
- controlar o pagamento de impostos;
- prever a necessidade de reposição de estoque;
- realizar a gestão da frota, própria ou terceirizada.
O aspecto mais importante, contudo, é representado pela capacidade de obter relatórios gerenciais que relatam o desempenho da operação e o atendimento das metas organizacionais.
Desse modo, o gestor dispõe de dados precisos para subsidiar suas tomadas de decisão em assuntos relevantes para o futuro do negócio e na formulação de estratégias.
Escolha o modal de transporte ideal
Com base no mercado de atuação da sua empresa, nacional ou internacional, é possível selecionar o modal de transporte mais adequado para cada situação. No Brasil, predomina a utilização do transporte terrestre rodoviário. Sob o ponto de vista dos custos operacionais, essa é a opção mais acessível.
Contudo, é fundamental oferecer alternativas para os clientes que buscam receber os produtos de forma ágil e estão dispostos a arcar com os custos dessa operação. Surge, então, o modal aéreo para encurtar distâncias e aumentar a qualidade do atendimento aos clientes.
Já no cenário de exportação, prevalece o modal marítimo que, devido à adoção de contêineres e navios, oferece maiores vantagens, tais como a capacidade de transportar grandes volumes, mantendo a segurança da carga.
Cuide do planejamento dos processos
É preciso assimilar que a atividade logística tem um papel relevante para o andamento da cadeia de suprimentos. Por isso, as organizações devem estar preparadas para planejar o andamento desse processo e garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino em perfeitas condições.
Essa tarefa deve começar no momento do abastecimento da linha de produção, garantindo, assim, a disponibilidade dos insumos necessários para fabricar os produtos. A gestão do estoque também deve ser levada em consideração, pois lida diretamente com:
- o manuseio das embalagens;
- a armazenagem das mercadorias;
- a separação e expedição dos pedidos;
- o embarque da carga nos veículos para entrega.
Por fim, deve-se adotar ferramentas digitais capazes de acompanhar a remessa e até mesmo realizar o rastreamento de cargas. Os sistemas de roteirização representam um avanço importante, pois criam a rota mais ágil e econômica, o que aumenta a produtividade da frota.
A melhoria dos resultados começa a ser perceptível quando a logística de distribuição está em alinhamento com os objetivos da organização e atua para impulsionar o atendimento aos clientes. Essa é uma oportunidade com potencial para expandir o negócio de forma significativa.
Viu como a logística de distribuição pode ser aprimorada com reformulações simples na estratégia? Se quiser saber mais, siga acompanhando os nossos conteúdos.