Não há dúvidas de que para a Supply Chain de uma empresa funcionar de forma eficiente, ágil e otimizada, ela deve contar com as melhores ferramentas disponíveis no mercado. Por meio da inovação tecnológica é possível conquistar diversas vantagens para o negócio, com destaque para a redução de custos, aumento da qualidade da entrega e cumprimento dos prazos. E, como um dos processos que contribuem para a obtenção destas vantagens, podemos citar a Automação Robótica de Processos (RPA).
Isso porque se trata de um mecanismo que visa a automatização dos processos da empresa, por meio do emprego da tecnologia na execução de tarefas repetitivas. Além de proporcionar inteligência e integração com outros softwares, o que gera melhores resultados e tornar a organização mais competitiva.
Quer entender os principais benefícios do uso do RPA na cadeia de suprimentos? Então, continue a sua leitura!
Minimização dos custos operacionais
A utilização de ferramentas inovadoras vai levar à diminuição de custos desnecessários, principalmente em relação àqueles que levam a desperdícios. Tendo em vista que a rapidez e a integração dos sistemas contribuem para o aumento da eficácia dos processos, levando ao uso adequado dos recursos disponíveis.
Agilidade dos processos logísticos
Com a redução dos gargalos que podem surgir no decorrer das operações e a manutenção de uma comunicação efetiva devido à integração dos setores, a equipe interna consegue atender às demandas de forma muito mais ágil.
Redução dos erros
As máquinas costumam ser mais precisas em suas funções, considerando que são programadas justamente para garantir que nenhum erro interfira no resultado. Por esse motivo, o trabalho leva a uma redução considerável de falhas na cadeia operacional e à eliminação do retrabalho.
Aumento da segurança
A segurança dos processos é assegurada por meio da viabilidade de controle e monitoramento frequente da gestão. Também, devido a maior integração e comunicação entre as mais variadas áreas do negócio, onde as informações são reunidas em um único local, possibilitando uma tomada de decisão mais acertada.
Eficiência da gestão
Por meio do RPA, a gestão da cadeia de suprimentos também é aprimorada. Considerando que, com a aplicação da tecnologia, é possível visualizar de forma ampla tudo que ocorre dentro da organização.
Pelo fato dos processos se tornarem mais fáceis de administrar, os setores conseguem identificar erros e propor alterações rápidas sempre que for preciso. Assim, fica mais fácil adotar as melhores práticas, propiciar um serviço de qualidade e alcançar as metas e objetivo definidos.
Padronização dos resultados
Outro benefício desse recurso é a padronização dos resultados. Isso acontece porque, com a inserção do sistema, os processos e fluxos produtivos são mapeados constantemente, permitindo que os líderes identifiquem o que deve ou não ser automatizado. Isso vai levar a uma maior compreensão e controle sobre a produção, o que auxilia no estabelecimento dos resultados a serem atingidos e na busca por melhorias.
Como é possível perceber, o RPA pode gerar uma série de vantagens para a Supply Chain, como redução dos prazos, despesas mais enxutas, gerenciamento efetivo, entre outros. Apesar de não ser uma solução disponibilizada pela eSales, sua interação com os sistemas que oferecemos pode gerar resultados incríveis e que contribuirão diretamente para a competitividade e destaque da empresa no mercado.
Achou este artigo interessante? Então, aproveite sua visita no blog para ler “Fornecedores de tecnologia: como transformá-los em parceiros?” e entenda um pouco mais sobre o assunto!