Você imagina como o seu negócio estará daqui dez anos? Se o objetivo é expandir os negócios, o seu planejamento deve começar agora. Quando consideramos planos de médio e longo prazo, um dos processos mais importantes é a realização de uma análise de mercado.
Essa avaliação vai ajudar a sua empresa a se destacar mesmo em períodos de desequilíbrio econômico e será um diferencial para lidar com as mudanças do setor logístico.
Por isso, preparamos esse artigo para demonstrar qual é a importância desse processo e o seu impacto em outras áreas como, por exemplo, o marketing. Continue lendo para conhecer mais!
Qual é a importância da análise de mercado?
Em primeiro lugar, a análise de mercado faz parte do plano de negócios. Esse documento pode ser elaborado antes de abrir um novo negócio ou durante um período de reformulação da estratégia quando o empreendimento já está em operação.
O objetivo é ajudar o gestor a ter um retrato preciso sobre a realidade da empresa. Porém, com a análise de mercado é possível entender:
- qual é a posição da empresa perante a concorrência;
- qual é o perfil dos clientes atendidos; e
- quais mercados ainda podem ser explorados.
Vale destacar que essa análise também tem um olhar para dentro da própria organização. Essa é uma oportunidade para considerar a eficiência dos principais processos e entender a situação financeira para investir em melhorias.
Quais áreas devem ser avaliadas pelo gestor?
Marketing
O estudo da área de marketing é um dos componentes mais importantes, pois representa as descobertas sobre o ramo de atuação, os concorrentes e, acima de tudo, os clientes. Nesse quesito também será revelado o tamanho do mercado que a empresa pode conquistar no futuro.
Financeira
A realidade das finanças do negócio pode ser vantagem ou uma barreira para o crescimento buscado pelo gestor. Por isso, é preciso avaliar o potencial de precificação para entender se os preços praticados são compatíveis com o mercado. A ideia é fazer revisões para arcar com os custos e expandir o volume de vendas.
Comercial
Diversos esforços envolvem o atendimento dos clientes. Assim sendo, parte dessa análise deve focar no faturamento atual e no número de clientes atendidos. Também será considerado o custo de aquisição de clientes (CAC) para entender as possibilidades de atração.
Suprimentos
A construção de parceiras sólidas com fornecedores é essencial para que a empresa possa se tornar bem-sucedida. Afinal, essas empresas vão fazer parte do futuro do negócio e devem ser capazes de atender a demanda em crescimento.
Como a aplicar a análise de mercado na logística?
A área de transportes tem um papel estratégico na gestão das empresas e na relação com os consumidores. Assim, o primeiro passo é analisar o contexto da atuação da empresa. A ideia é avaliar os principais aspectos da gestão e identificar gargalos que podem afetar a operação.
Em seguida é preciso estabelecer os objetivos e as metas que ajudaram o gestor a concretizar os planos para o setor logístico. Também devemos incluir uma pesquisa sobre tendências e inovações que podem ser revelados na análise de mercado.
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