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      A importância do fluxo de vendas para a operação financeira e logística

      3 anos atrás - por:

      O fluxo de vendas é um dos fatores mais importantes para o crescimento e sobrevivência de qualquer negócio, independentemente do seu porte, tendo em vista que grande parte do capital da empresa depende dele.

      Por esse motivo, é essencial manter os processos de vendas e logística bem definidos e criar um plano a ser seguido pelos responsáveis por essa atividade, para, assim, otimizar as operações, contribuindo para a expansão da organização no mercado.

      Pensando nisso, elaboramos este texto para mostrar a importância do fluxo de vendas e apresentar dicas de como fazê-lo de forma eficiente e suas vantagens. Acompanhe!

      Como fazer um bom fluxo de vendas?

      Um fluxo de vendas e logística eficiente é fundamental para o aprimoramento dos processos executados pela empresa. Veja como fazê-lo adequadamente.

      Identifique o perfil de compra do seu cliente

      Para aprimorar o processo de vendas, conhecer o público-alvo é essencial. Entenda, por exemplo, quando, onde, quanto, por qual motivo e o que ele compra.

      Para isso, realize uma pesquisa no mercado e certifique-se de que seus vendedores sempre tentam entender o que os consumidores estão buscando antes de começar o atendimento. Assim, fica mais fácil compreender se os produtos ou serviços oferecidos atendem às demandas e se têm um preço competitivo.

      Fique atento aos preços

      Quanto mais baixo for o preço, maior é o volume de vendas, contudo, essa nem sempre é a melhor medida para alavancar o negócio. Isso, porque é essencial estar atento ao fluxo de caixa para compreender se a estratégia não vai afetar o resultado final de maneira negativa.

      O preço é somente um dos critérios de análise no momento de uma compra; por isso, é tão importante entender do que o seu público-alvo precisa, como preço, qualidade, valor agregado, entre outros. Avaliar os concorrentes também é necessário para que você entenda como eles estão atuando e elabore suas próprias ações para se destacar no mercado.

      Integre os setores

      A integração dos setores vai gerar diversas vantagens, entre elas, a redução de desperdícios de materiais e a melhora nas formas de meio de transporte, garantindo a integridade dos produtos até chegar às mãos do consumidor final.

      Além disso, proporciona um melhor relacionamento com os fornecedores e agilidade no processo de produção, mostra a situação real do negócio, padroniza os procedimentos, minimiza os ruídos de comunicação e gera maior qualidade em todo o processo — desde a entrada e saída de mercadorias nas áreas de armazenagem até a chegada do produto ao consumidor final.

      Por meio da integração dos dados de vários setores e processos da companhia, é possível ter acesso a informações relevantes que servem como base para o aperfeiçoamento de várias questões.

      A eficácia na tomada de decisão se dá por intermédio da integração das informações entre os dados originários desses setores. Manter vários sistemas separados gera muito mais trabalho com manutenção, além de ser menos eficaz.

      Otimize a gestão

      Quando os processos são otimizados, a logística se torna menos complexa. É possível controlar as informações relevantes para tomada de decisões e identificação da necessidade de alguma intervenção. Inclusive, há melhora na comunicação entre a equipe, simplificando a dinâmica de trabalho e seu monitoramento, pois o gestor consegue saber o que fazer caso algum problema seja encontrado.

      Invista em um software eficaz

      Um bom software fará com que o seu fluxo de vendas ande mais rapidamente. Em um único sistema, é possível manter todos os dados necessários para organizar as vendas, com muita praticidade e redução de erros causados por perda de informações, anotações erradas etc.

      Muitos empreendedores podem considerar a adoção dessa ferramenta um custo alto, porém, é preciso ter em mente que se trata de um investimento e que, em longo prazo, será possível perceber seu ótimo custo-benefício.

      Faça a gestão da equipe de vendas

      Antes de qualquer coisa, conheça qual é o perfil de cada um dos membros da sua equipe de vendas. Identifique quem é bom em prospecção de clientes, quais são os melhores negociadores e quem está deixando de fazer o acompanhamento das vendas, por exemplo.

      Analisar do fluxo vai permitir que você conheça melhor as habilidades de cada um dos vendedores, facilitando na hora de distribuir os clientes e dar feedbacks positivos e negativos. Isso fará com que os colaboradores rendam mais, aumentando a produtividade.

      Preze pelo transporte e distribuição

      Nessa fase, acontece a finalização de todo o processo de vendas. Aqui, a mercadoria chega ao seu destino, que pode ser tanto os pontos de venda quanto os de distribuição ao consumidor final.

      É importante lembrar que tudo deve estar em conformidade com os padrões de qualidade exigidos e os valores competitivos. Isso é essencial para as empresas que buscam maior agilidade nos procedimentos que englobam grandes deslocamentos.

      Esse mecanismo pode ser descrito de uma maneira bem sucinta: enumere todas as fases da logística dentro do negócio, desde o começo da produção, passando pelas vendas e, por fim, até chegar ao cliente.

      Solicite feedbacks

      Depois de entender o que o cliente deseja, fique atento ao seu fluxo de caixa para definir os preços corretamente. Além disso, uma boa pesquisa pós-venda pode contribuir para identificar como foi a experiência de cada consumidor, indicando os pontos que devem ser melhorados.

      Ouvir o cliente é primordial para compreender, inclusive, outras frentes de vendas que poderão fazer parte da expansão do negócio.

      Quais são os principais benefícios do controle de fluxo de vendas?

      Ter um controle de fluxo de vendas efetivo vai gerar diversas vantagens para as operações financeiras e logísticas da empresa. Conheça as principais a seguir.

      Redução de custos

      A possibilidade de administrar todos os processos logísticos de forma integrada proporciona uma estruturação mais eficaz das etapas de armazenagem, distribuição e circulação de mercadorias, impedindo que qualquer uma delas apresente falhas.

      Essa visão estratégica permite um planejamento a custos reduzidos, tendo em vista que é criado um ambiente mais produtivo, no qual o índice de erros e retrabalhos é mínimo, afetando positivamente o grau de satisfação do cliente.

      Aumento da lucratividade

      Ao elaborar os melhores métodos logísticos e reduzir os custos, é possível aumentar a lucratividade da empresa. Com o auxílio de tecnologias como a automação, o trabalho dos mais variados setores envolvidos é melhorado, e cada uma das atividades é exercida de forma pensada para fornecer as melhores condições para o caixa do negócio.

      Desde a fabricação até a entrega ao cliente, quando acompanhadas de perto pelo gestor, as estratégias de produção proporcionam melhora na qualidade dos serviços fornecidos. Assim, a busca pelos produtos da empresa é elevada, gerando mais lucros.

      Ganho de vantagem competitiva

      Quando existe uma cadeia logística eficiente, a empresa sai na frente dos demais concorrentes, pois tem agilidade, confiabilidade e eficácia, o que gera um diferencial competitivo muito valioso diante das companhias que continuam aferradas a padrões logísticos tradicionais.

      O cliente valoriza muito as entregas rápidas. Ele quer ter sua mercadoria entregue no tempo definido e em boas condições, pagando um preço justo. Tudo isso é alcançado por meio da logística integrada e de um bom fluxo de vendas, definindo quem se tornará um destaque no mercado.

      Melhora no relacionamento com os clientes

      Com um bom fluxo de vendas, você consegue manter os dados do orçamento, valores aprovados, pagamentos e prazos, além de identificar quem são os melhores consumidores e melhorar o relacionamento com eles.

      É importante ter em mente que a qualidade dos produtos, serviços e atendimento deve ser a mesma para todo o público, mas os consumidores fiéis podem ter, sim, um cuidado especial.

      Controle de estoque eficiente

      Um outro benefício do fluxo de vendas é que, com ele, também é possível administrar melhor o estoque e saber quais são os períodos do ano em que as demandas são maiores. Dessa forma, a companhia fica preparada e realiza mais pedidos de mercadorias ou matéria-prima quando o movimento costuma ser maior, reduzindo o volume em épocas mais tranquilas.

      Elaboração de estratégias para alavancar as vendas

      Após entender como funciona o processo de negociação com os clientes, você também pode encontrar oportunidades e traçar medidas para vender mais. Caso o controle aponte maiores índices de vendas realizadas no começo do mês, uma alternativa é aproveitar o final do mês para fazer promoções, oferecer brindes, cupons de descontos, entre outros, para atrair o consumidor e, assim, aumentar os lucros.

      Menor exposição a riscos

      Uma outra vantagem é a redução dos riscos comuns. Quando existe um controle do fluxo de vendas, o processo se torna mais objetivo e seguro. Dessa maneira, fica mais simples antecipar os riscos e adotar medidas preventivas adequadas para evitar que problemas aconteçam, como é o caso de prejuízos com a logística reversa.

      Conseguiu entender a importância do fluxo de vendas e logística? Então, não espere mais para colocar as dicas aqui apresentadas em prática e usufruir de todos os benefícios que podem ser proporcionados por meio delas. Não se esqueça de que essa é uma grande estratégia para tornar o negócio mais lucrativo e bem-sucedido e que a integração dos setores é fundamental nesse momento.

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