Você sabe como e quando utilizar esse tipo de embarque para o envio de suas mercadorias? Nesse texto falaremos sobre a importância e a funcionalidade do envio de carga fracionada, com suas vantagens e desvantagens, podendo ter até redução nos custos operacionais e no cumprimento dos prazos, com um melhor aproveitamento do espaço físico do veículo.
Gostou do que contamos nesse início? Continue a leitura e descubra o sentido valioso nessa modalidade de embarque.
Saiba o que é carga fracionada
Quando o embarcador não tem a quantidade de mercadorias suficientes, seja em peso ou em tamanho, para preencher o espaço físico do veículo que irá fazer o transporte, a capacidade é fracionada ou dividida.
Ou seja, independente do tipo de modal que será utilizado, o embarcador utiliza da modalidade de carga fracionada, dividindo o espaço com outros lotes de outras empresas destinatárias e assim, pagará apenas pelo espaço utilizado pela sua remessa.
Vantagens e desvantagens do formato da carga fracionada
Já falamos que a carga fracionada é a modalidade utilizada pelo embarcador na qual ocupa apenas parte do espaço físico do veículo, efetuando o transporte de mercadorias de vários clientes ao mesmo tempo.
Nesse tópico iremos abordar as vantagens e as desvantagens dessa modalidade para que você possa fazer a melhor opção.
Vantagens:
- redução de custos de operação;
- maior segurança para as mercadorias;
- agilidade e facilidade de entregas.
Redução de custos operacionais
O envio de carga fracionada tem a característica principal de diminuir os gastos com transporte, tornando as operações mais competitivas, pois a sua carga estará dividindo o espaço do veículo com outros embarcadores, resultando também na divisão do valor de frete.
Maior segurança para as mercadorias
A consolidação de várias cargas no mesmo veículo torna o espaço disponível mais eficiente, pois as chances de locomoção das mercadorias, durante o trajeto, são menores e não ocasionam avarias.
Agilidade e facilidade nas entregas
Nessa modalidade o embarcador poderá enviar suas mercadorias com mais constância, sem a necessidade de precisar ter a quantidade suficiente para o preenchimento do veículo.
Assim, também poderá reduzir a quantidade de produtos no seu estoque, permitindo que a empresa tenha o seu fluxo operacional facilitado.
Desvantagens:
- capacidade limitada;
- menor flexibilidade de rotas
Capacidade limitada
Essa modalidade poderá não ser a mais indicada nos casos dos períodos sazonais nas vendas ou para as empresas que trabalham com as escalas de produção oscilantes, por conta da necessidade de utilizar todo o espaço físico interno do veículo transportador.
Menos flexibilidade de rotas
Caso a empresa não tenha como transitar com os seus produtos sempre pelas mesmas rotas e tem que constantemente alterar o trajeto, por conta dos locais de coleta e de entrega das mercadorias, essa modalidade não será a melhor opção.
Quando faz sentido utilizar a carga fracionada?
A modalidade de carga fracionada é muito mais recomendada para as empresas que comercializam uma ampla variedade de produtos para o envio para seus mais diversos clientes, pois as mercadorias são enviadas diretamente para o consumidor final e em diversas partes do país.
Esperamos que esse texto tenha feito sentido para você e que possa ajudar nas suas melhores tomadas de decisão a partir de agora.
Quer sabe mais e sobre outros assuntos logísticos? Clica aqui e verifique os outros textos no nosso blog.