Institucional

Automação logística

5 vantagens da automação logística para a indústria alimentícia

08/05/2020

A logística tem um potencial estratégico muito grande, afinal, ela ajuda na otimização dos processos e também a aumentar os resultados nas operações das empresas. No entanto, para que isso seja possível, é necessário contar com ferramentas que façam com que as rotinas sejam eficientes.

É aí que surge a automação logística, uma solução imprescindível para processos logísticos de alimentos. Com o uso de sistemas automatizados, a indústria alimentícia consegue identificar e eliminar gargalos e falhas, assim como gerenciar riscos com total precisão.

A automação logística trata-se da adoção de sistemas de gestão e de várias outras ferramentas que permitem que os processos sejam executados de forma automática. Com isso, é possível eliminar — ou reduzir consideravelmente — a necessidade de fazer trabalhos e controles manuais.

Há vários motivos que fazem com que as indústrias alimentícias invistam na automação logística. Continue acompanhando o texto e confira os principais deles! Boa leitura!

1. Redução de custos

Vamos começar com uma das principais vantagens da automação logística: a redução de custos. Esta que é, sem dúvidas, uma das motivações mais relevantes para que se faça esse investimento. Ela pode ser atingida a partir de:

  • redução da perda de tempo em decorrência de retrabalhos;
  • aumento da produtividade;
  • aumento da eficiência;
  • diminuição de desperdícios.

Esses são alguns dos motivos pelos quais a adoção de uma ferramenta tecnológica garante uma ótima relação custo-benefício para a indústria, uma vez que é possível recuperar o investimento pago por meio da economia gerada.

2. Maior controle dos processos

Antes de fazer a implementação de uma solução tecnológica, o ideal é mapear os processos, padronizando-os e corrigindo as falhas que podem afetar o desempenho. Tal padronização, aliada à automação proporcionada pelos sistemas, faz com que se tenha um controle bem maior sobre as rotinas. Ou seja, é possível acompanhar o status de uma tarefa em tempo real e conseguir informações sobre ela, por exemplo.

3. Apoio na tomada de decisão

Outro aspecto bastante estratégico da automação é sua capacidade de subsidiar confiavelmente a tomada de decisão. Uma parte considerável dos modernos sistemas de automação e gestão oferecem a possibilidade de elaboração de relatórios operacionais da indústria.

Tal recurso poupa um bom tempo das equipes, já que elas não precisam se debruçar durante horas e mais horas sobre a criação de relatórios e de planilhas complexas. Isso acontece porque os sistemas fazem essa tarefa de modo muito mais preciso e rápido, tendo como base a análise de informações integradas que contemplam todos os processos.

Por meio de todos esses dados, os gerentes, gestores e líderes logísticos conseguem ter todo o suporte que precisam para decidir sobre ajustes nas tarefas da empresa, de acordo com o que considerarem mais prudente. Para isso, se apoiam em dados estatísticos e concretos da própria empresa.

4. Redução de erros

A redução da ocorrência de erros é outra grande vantagem da automação logística. Esse é um ponto fundamental da gestão logística, uma vez que tantos os erros mais simples quanto os graves devem ser eliminados, afinal de contas, eles comprometem a competitividade da empresa e a satisfação do cliente final.

Com a automação, vários processos manuais, burocráticos e lentos assumem uma roupagem bem mais tecnológica, sendo desenvolvidos por sistemas muito mais inteligentes e menos suscetíveis a erros.

5. Criação de vantagem competitiva

Com todas essas vantagens que citamos aqui, podemos afirmar que a indústria alimentícia consegue aumentar a qualidade dos processos relacionados com a distribuição dos seus produtos, atender a todas as necessidades do público consumidor e, claro, se destacar no mercado.

Bom, como você pôde notar, o que não faltam são benefícios para sua indústria quando o assunto é a automação logística. Investir tempo e recursos nesse quesito é, sem dúvida alguma, muito mais que uma questão estratégica, na verdade, é uma necessidade do atual mercado. Portanto, não hesite em automatizar e deixar sua indústria ainda mais competitiva.

E aí, gostou do texto e quer continuar a aprender conosco? Então, assine a nossa newsletter para que você possa receber as novidades na sua caixa de e-mail!

Relacionados

Logística Inbound

Quais os principais desafios da Logística no Agronegócio?

Logística Outbound

Gestão de Ressarcimentos e Devoluções: como garantir eficiência nesse processo?

Logística Inbound

Quais as vantagens em adotar uma ferramenta de Rastreio de Pedidos?

Logística Inbound

Dashboard logístico: como ter um panorama visual da sua operação

Logística Outbound

Comece o ano reduzindo custos com a cotação de frete

Logística Outbound

Solução da eSales auxilia Martiplast a superar índices de performance logística

Logística Inbound

eSales lança solução para Logística Reversa

Logística Inbound

Por que falamos tanto em Torre de Controle Logístico?

Logística Inbound

Conferência de Fretes: como reduzir custos e alavancar resultados

Logística Outbound

Conheça o novo recurso do nosso Tracking: a mensageria por WhatsApp

Open chat
Olá! Tudo bem? Que tal ter uma demonstração das nossas soluções?