Quando o assunto é a forma de lidar com processos internos e gerenciamento, a relação entre Logística e cadeia de suprimentos geralmente aparece com bastante força, já que ela diz respeito a uma série de fatores indispensáveis para que o negócio funcione.
Além disso, também é importante notar que o SCM é uma peça fundamental para garantir que o negócio funcione adequadamente. Mas você sabe qual é a diferença entre ambos?
A seguir, você vai conhecer melhor sobre o funcionamento de cada um. Prossiga com a leitura do texto e saiba mais!
Qual é a diferença entre SCM e Logística?
É importante conhecer como alguns conceitos dentro da operação de transportes relacionam-se uns com os outros, principalmente nos casos que geram mais dúvidas. Essa é uma situação bastante comum quando falamos dos termos Logística e cadeia de suprimentos, que acabam sendo usados como sinônimos. Porém, para os profissionais da área, a distinção é bastante clara. Embora as definições possam ser consideradas semelhantes, devemos ser capazes de distinguir entre uma metodologia e um processo.
SCM diz respeito à gestão da cadeia de suprimentos (ou Supply Chain Management) e envolve uma abordagem muito mais completa sobre tudo o que diz respeito ao abastecimento, à produção e à entrega de produtos.
A cadeia de suprimentos é uma estrutura que interliga processos em diferentes frentes, e, por isso, fazer o gerenciamento dessa cadeia, portanto, é um processo bem mais complexo. Já a Logística, por ser uma abordagem mais específica e, principalmente, mais prática, sendo parte de uma estratégia maior de SCM, se relaciona mais a todos os processos que vão desde o armazenamento até o transporte para o cliente.
Qual é a importância da logística e da cadeia de suprimentos?
Para qualquer negócio que deseje ter um relacionamento sólido com fornecedores e quer atender de forma bem-sucedida às demandas de seus clientes, tanto a adoção das práticas do SCM quanto a da Logística são indispensáveis.
Esses fatores são perceptíveis em diversas esferas dentro do processo de distribuição de mercadorias.
Planejamento
A abordagem de SCM é muito importante no quesito planejamento. Com isso, é possível programar cada etapa do processo antes mesmo que o veículo deixe o armazém. Essa é uma ação que possibilita observar como as atividades vão progredir no decorrer do tempo, fornecendo a possibilidade de solucionar problemas e flexibilizar o atendimento sempre que necessário.
Inclusive, o sucesso dessa área pode ser avaliado posteriormente com base nos planos traçados nessa fase. Essa é a fase de avaliação que considera indicadores como:
- o cálculo do prazo de entrega;
- o percentual de pedidos enviados com atraso;
- a distância percorrida pelo veículo;
- o volume de cargas embarcadas;
- o total de pedidos devolvidos devido a erros de expedição.
Assim, é possível traçar um retrato preciso do desempenho de áreas importantes, como armazenagem e processamento de pedidos.
Integração
A forma como as empresas desenvolvem o seu relacionamento está em constante transformação. Hoje, tanto clientes como fornecedores buscam ter acesso a informações relevantes sobre o andamento do processo de entrega.
Isso é possível a partir da coleta e do uso adequado de informações. Essa gestão ultrapassa os limites da própria empresa e observa estrategicamente o ambiente e o mercado nos quais o negócio está inserido, além das possibilidades com fornecedores e com clientes. Nessa gestão, existe uma abordagem mais estratégica do que precisa ser feito e como deve ser feito.
Execução
Já a Logística é importante porque é ela que coloca em prática todo o planejamento estabelecido pelo SCM. Com isso, além de merecerem destaque pelas suas competências individuais, a integração entre SCM e Logística é fundamental para o funcionamento adequado do negócio.
Sob esse ponto de vista, é essencial destacar como a Logística tem se tornado uma atividade cada vez mais estratégica, com impacto nos resultados dos clientes. Isso ocorre porque, para conquistar espaço em um setor altamente competitivo, é preciso contar com inúmeros diferenciais.
Por isso, se há uma execução sem o devido planejamento, as chances de erro são ainda maiores, e a Logística Reversa é uma possibilidade que pode ocorrer com maior frequência. Se há planejamento sem execução, o cliente final não recebe seu produto, e os resultados não aparecem da maneira esperada.
Como devem ser colocados em prática?
Tanto a atividade Logística quanto o modelo SCM têm o objetivo de possibilitar a distribuição de mercadorias por meio de um processo eficiente e econômico. Para conquistar esse resultado, as empresas dependem de diversos recursos que viabilizem a execução das atividades.
Coleta de informações
Muitas empresas já coletam e desenvolvem banco de dados para armazenar as informações geradas no cotidiano da sua operação. Como dito, o SCM deve ser feito de maneira racional, com o intuito de fornecer relatórios gerenciais para subsidiar a tomada de decisão e a formulação de estratégias.
Com base na análise de dados, a empresa tem condições de aprimorar a sua gestão no que diz respeito, por exemplo, ao acompanhamento dos níveis de produção, ao planejamento de compras, ao abastecimento e, também, ao gerenciamento da oferta por parte dos clientes.
Definição de processos
Eficiência é a palavra que rege a atuação de muitos gestores logísticos. O seu objetivo é aumentar produtividade por meio de:
- redução de desperdício;
- prevenção de retrabalho;
- eliminação de erros e inconsistências;
- organização do trabalho da equipe;
- compartilhamento de informações.
Sua atuação tem ramificações extensas que vão desde o cuidado interno com o estoque até questões relacionadas aos contratos fechados com fornecedores. Para ser feita, portanto, essa gestão precisa ter uma grande visibilidade sobre todos os processos necessários entre a produção ou a aquisição de um item até a chegada ao consumidor final, passando também pelo pós-vendas.
Gerenciamento de pedidos
Um dos problemas mais comuns na operação logística é a devolução de mercadorias. Além de gerar novos custos, essa ocorrência também afeta a relação com os clientes. Os casos mais comuns têm relação com o envio de pedidos incorretos, erros na documentação fiscal e a falta de produtos em estoque, o que gera uma entrega parcial.
Para a Logística, é necessário um acompanhamento de processos unitários que colaborem para o resultado final de satisfação do cliente e o bom nível de serviço. É na Logística que são realizados processos como gerenciamento de pedidos, definição de rotas para transporte e monitoramento de entrega de produtos.
A principal diferença entre SCM e Logística diz respeito à sua abrangência: enquanto SCM leva em consideração toda a cadeia, a Logística é a parte operacional do SCM. Ambos, entretanto, são indispensáveis para o sucesso do negócio, permitindo que haja a entrega adequada de produtos e soluções para os clientes de modo a gerar os melhores resultados.
Para obter sucesso com a atividade Logística e a cadeia de suprimentos, é importante que as empresas e os seus profissionais sejam capazes de determinar os fatores que representam diferenças e formas de extrair o melhor de cada conceito.
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