Na cadeia logística, existem diferentes etapas e processos que devem ser avaliados e analisados para trazer ferramentas que sejam adequadas para automatizar e otimizar o trabalho da equipe. O recebimento de cargas é uma dessas fases. Trata-se de uma das etapas que está voltada para a chegada de insumos, isto é, o que a empresa compra para elaborar o produto final, além da devolução do produto final por parte do cliente.
Para automatizar esse processo, existe a necessidade de buscar soluções que contribuam para trazer melhorias à logística como um todo. Confira, neste material elaborado a partir da entrevista com Mirane Torres Lima, Gerente de Desenvolvimento de Negócios, mais informações sobre o assunto, bem como confira como a eSales pode contribuir nesse sentido. Boa leitura!
Qual a importância desse processo ser feito com eficiência?
Como vimos acima, a cadeia logística compreende alguns principais processos e dentre eles está o inbound, que gerencia toda a movimentação de insumos, bens e serviços entre fornecedores e indústria. Quanto mais eficiente for esse processo, menores são as chances de ruptura e também de perdas. Por trás de cada pedido realizado pela indústria ao fornecedor, há todo um planejamento de demanda a ser cumprido. Quando este planejamento não ocorre na íntegra, acontece uma ruptura que muitas das vezes pode prejudicar até mesmo o cliente final. Entenda: suponhamos que uma indústria farmacêutica tenha comprado 20 quilos de extrato para produção de “x” lotes de medicamentos.
No entanto, esse produto veio trocado ou com o preço fora daquilo que foi negociado. Neste exemplo, estas falhas podem ocasionar a ruptura no processo produtivo, impedindo que um lote seja produzido e distribuído ao mercado dentro do prazo desejado. Ou seja, quanto maior e mais eficiente for o controle, melhor será para os resultados da empresa, para o cumprimento de prazos e para que as metas pré-estabelecidas sejam alcançadas com mais facilidade. Nesse sentido, um processo de recebimento de cargas eficaz contribui para que a quantidade, a qualidade, os valores, entre outros pontos essenciais de conferências dos produtos sejam realizados sem equívocos e no tempo desejado.
Quais os desafios do recebimento de cargas?
Um dos principais desafios relacionados a esse processo não está voltado apenas para o recebimento de cargas em si, mas sim em garantir a acuracidade de todas as fases do recebimento. Empresas que não migraram para soluções digitais e que não utilizam a tecnologia como aliada, são mais suscetíveis às rupturas, pois no processo analógico a visibilidade, a transparência e o monitoramento destas etapas não ocorrem com a mesma agilidade e assertividade
Com ferramentas adequadas, há notificação e pré conferência da ordem de compra por parte do fornecedor, o que permite um melhor planejamento da produção. Há a possibilidade, ainda, de entender quando o material vai chegar, o que contribui para que haja uma preparação da cadeia produtiva — sem sobrecarga da equipe.
Automatização de processos
Torna-se cada vez mais difícil abordarmos a vantagem competitiva nas empresas, sem o devido planejamento aliado às questões tecnológicas. A automatização de processos chega para trazer mais visibilidade, conectividade e inovação. A ausência de soluções e ferramentas que contribuam para isso, promove uma estagnação que vai muito além da perda. A empresa que não automatiza os seus processos não apenas perde, mas também deixa de ganhar em diversas frentes.
Além disso, recorrer às soluções digitais para o recebimento de cargas contribui para que a empresa:
- Tenha maior eficiência e agilidade nas tomadas de decisões, justamente por contar com informações claras e precisas;
- Reduza erros nas mais diversas frentes da etapa produtiva;
- Aumente a produtividade da equipe como um todo;
- Melhore a comunicação com os fornecedores;
- Monitore o faseamento do processo através de uma única solução.
Vantagens da tecnologia como aliada
O primeiro diferencial da tecnologia como aliada neste processo de recebimento de cargas, está relacionado à fase inicial, ou seja: o check entre o que foi previsto e o que deverá realizado. A troca de informações no modelo digital garante a conformidade dos produtos solicitados na ordem de compra, assim como o acompanhamento dos prazos. Há a oportunidade de a equipe acompanhá-los e interferir caso haja a necessidade, principalmente se observar algum erro. Por meio das soluções, a equipe pode ter a visibilidade de quando o fornecedor emitiu a nota fiscal, quando o produto vai chegar, entre outros pontos.
Com a nota em mãos, há a oportunidade de realizar diferentes conferências:
- se o produto comprado realmente é o produto faturado;
- se o valor coincide com o negociado;
- se o prazo atende ao que foi combinado.
Dessa forma, há melhorias no relacionamento com os fornecedores. Consequentemente, há a redução de custos. Exemplo: caso ocorra o recebimento de um produto errado, existem custos para todos envolvidos na cadeia, sejam eles tangíveis ou não. Porém, se as divergências são identificadas anteriormente, podemos executar acertos preventivos.
Como a eSales pode contribuir nesse sentido?
Por meio do sistema de Inbound da eSales, a indústria tem a possibilidade de contar com uma ferramenta que vai oferecer interface e integração com os principais pontos do processo de recebimento: tanto fornecedores quanto transportadoras.
Na solução, há o B2B compras, que tem como objetivo conectar a indústria com seus fornecedores, o que oferece uma ampla gestão da cadeia de negócios. Além disso, a partir do agendamento de cargas e gestão de pátio, a equipe poderá usufruir de maior fluidez no processo de entrega, uma vez que dá mais visibilidade a todas as etapas, conforme abordado.
No caso da logística reversa, há ainda a centralização da tratativa com clientes e transportadores sempre que houver uma ocorrência de entrega. Nesse sentido, o sistema eSales contribui para padronizar processos, para definir prazos para o cumprimento de diferentes etapas, bem como dar mais transparência e segurança a todas as partes envolvidas.
Diferenciais eSales
Quando abordamos sobre os produtos eSales, um dos principais benefícios está relacionado à conectividade e tudo que ela proporciona. Gerar conexões de valor para transformar positivamente os negócios. Além disso, a equipe logística tem a oportunidade de monitorar as etapas em cada processo de forma transparente, bem como promover uma comunicação efetiva entre parceiros.
Consequentemente, é possível usufruir de resultados em larga escala, uma vez que todo esse conjunto contribui para que não haja rupturas em nenhuma das etapas, permitindo assim que as demandas sejam cumpridas dentro do planejado.
Implementação eSales
Por quem o sistema eSales pode ser implementado? Especialmente por empresas que têm o desejo e a necessidade de obter mais controle em suas operações e com fornecedores de modo geral. Ou seja, indústrias que já perceberam o quanto a tecnologia proporciona ganhos e como gera diferencial competitivo em relação ao mercado.
Neste conteúdo, você pôde conferir um pouco mais sobre o processo de recebimento de cargas e como a tecnologia pode trabalhar como uma importante aliada. Como vimos, contar com uma ferramenta que proporciona conectividade com as diferentes etapas da cadeia produtiva, contribuirá para que o negócio tenha mais transparência e mais segurança em seus processos, uma vez que visualiza diferentes informações que são essenciais para o sucesso das operações.
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o produto da eSales ou ficou com dúvidas em relação ao funcionamento da ferramenta, acesse o nosso site ou entre em contato com a gente, converse com nossa equipe e entenda como podemos auxiliar a sua empresa a obter melhores resultados!