Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Logística Inbound

      5 dicas de ouro para otimizar seus processos logísticos

      1 ano atrás - por:

      processos logísticos

      Estruturar os processos logísticos é uma obrigação de toda empresa que busca se desenvolver e aumentar sua competitividade no mercado. Principalmente se considerarmos que o setor de logística é um dos mais importantes, já que representa atividades fundamentais de qualquer negócio e que influenciam diretamente na satisfação dos clientes.

      Além disso, buscar por melhorias, de modo a mitigar erros, aumentam as possibilidades da entrega de serviços de qualidade e que atendam as expectativas do público, além de gerar redução de custos, controle das operações e demais benefícios capazes de atender as demandas como o mercado espera.

      E você sabe como impedir que essas falhas ocorrem e o que deve ser feito para se chegar à otimização dos processos logísticos? Leia este conteúdo até o fim e descubra!

      Como estruturar os processos logísticos e alcançar melhores resultados?

      Existem algumas estratégias que contribuem bastante para a otimização dos processos logísticos. Veja, a seguir, os principais.

      1. Capacite o time

      Não há dúvidas que a logística é uma das áreas que mais necessitam da participação da equipe para que os processos funcionem adequadamente. Por isso, quanto menos treinados e qualificados os funcionários forem, maiores são as chances de erros durantes as atividades.

      Então, é fundamental investir em capacitação e treinamentos, principalmente pelo fato de que, com as diversas inovações tecnológicas surgindo no mercado, é preciso que o time esteja atualizado em termos técnicos e práticos.

      2. Realize um monitoramento adequado do estoque

      Uma fase essencial na cadeia logística é a gestão do estoque. Isso porque, produtos parados por um período muito longo, além de representar prejuízos — como perdas por desgaste ou vencimento —, podem comprometer o espaço de armazenagem. De forma parecida, a quantidade insuficiente também prejudica a capacidade de produção, além de gerar outros tipos de problemas.

      Sendo assim, o adequado é manter um equilíbrio, estabelecendo o volume ideal de cada item com base em uma análise estratégica e conforme a previsão de demanda do mercado.

      3. Monitore as entregas

      Para aperfeiçoar os processos logísticos outra medida bastante adotada é monitorar as cargas e entregas. Assim, fica mais fácil identificar as falhas e gargalos e ter um maior controle sobre as encomendas, evitado desvios de rota, extravios, roubos, atrasos e demais complicações.

      4. Invista no manuseio da carga

      Os desperdícios são um péssimo sinal tanto para a transportadora quanto para o cliente final — e uma de suas principais causas estão ligadas aos erros nos planejamentos e processos logísticos. Por isso, tenha em mente que a transportadora é uma aliada e que toda atenção é necessária para manter um relacionamento de confiança.

      O time que atuará com as cargas precisa ser qualificado e, além disso, o local precisar ter infraestrutura para receber as mercadorias, a carga e descarga devem ser feitas com o maior cuidado possível, entre outros pontos que devem ser observados.

      5. Utilize a tecnologia

      Conforme a empresa se desenvolve, os processos aumentam e chega ao ponto de ter que contar com tecnologias para otimizar os processos logísticos e aprimorar o relacionamento com os clientes.

      Ao contar com um bom software de gestão, é possível otimizar o fluxo operacional, automatizar as tarefas e obter mais clareza e praticidade para o gerenciamento do negócio. Além disso, possibilitam o monitoramento de cargas durante a rota, fortalecendo a segurança e garantindo a entrega.

      Isso fará com que a empresa ganhe precisão de dados que auxiliará nas tomadas de decisões, garantindo mais agilidade, reduzindo os custos operacionais, além de outras vantagens importantes para que a organização se torne mais competitiva.

      Quais erros devem ser evitados?

      Para que as medidas apontadas sejam efetivas, é preciso evitar alguns erros que afetam os resultados. Veja, a seguir, alguns deles.

      Falta de métricas claras

      Os indicadores de desempenho (KPIs) são métricas utilizadas para mensurar os resultados e o desenvolvimento do negócio em um determinado período. Por meio deles, é possível detectar com mais facilidade algumas falhas e adotar ações para solucioná-las.

      Existem vários indicadores que podem ser usados, e por isso, é preciso analisar os mais importantes para a empresa de acordo com a atividade realizada. Entre os principais estão:

      • quantidade de entregas;
      • tempo de entrega;
      • qualidade do produto;
      • custo por item produzido;
      • satisfação do cliente;
      • taxa de extravio, entre outros.

      Problemas de comunicação

      Entre as preocupações ligadas aos problemas de comunicação estão a falta de previsão de demanda, prejudicando o controle de estoque, e a ausência de integração entre os setores do negócio, principalmente o de vendas.

      Isso faz com que negociações sejam perdidas, além de gerar uma sucessão de erros na jornada de compra do cliente que, ao finalizar a compra descobre que o produto desejado não se encontra disponível, por exemplo. Isso significa a não conclusão da venda, ou seja, a perda de lucros e fortalecimento dos concorrentes. 

      Ausência de soluções tecnológicas

      Suponhamos que um produto entra no fluxo da cadeia de produção e, por algum motivo, ele deixa de ser acompanhado. A falta de visibilidade e precisão dos dados no processo de fabricação provoca perdas, erros, inconsistências, entre outros problemas. Além disso, se todas as fases não forem monitoradas, não tem como identificar falhas e ajustá-las em tempo hábil.

      Atraso nas entregas

      O atraso nas entregas é um dos erros mais comuns no setor de logística, além de ser um dos que mais influencia na satisfação dos clientes. Isso porque, depois de passar por toda jornada de compra, tudo o que o consumidor deseja é receber seu produto na data acordada. Para algumas pessoas, a entrega é tão importante que elas relevam problemas anteriores quando essa etapa é concluída com sucesso.

      Agora que você já sabe como otimizar os processos logísticos, aproveite para colocar as dicas apresentadas em prática e alcançar os resultados esperados. Pelo fato da tecnologia ser essencial nessa estratégia, o ideal é contar com bons parceiros, que ofereçam as ferramentas adequadas conforme as atividades desenvolvidas.

      A eSales oferece soluções que simplificam a comunicação entre diferentes elos da cadeia de negócio, de embarcadores e transportadores a compradores e fornecedores, proporcionado eficiência a toda cadeia de valor e oferecendo mais rastreabilidade, agilidade, segurança, bem como a garantia de recebimento e entrega das informações.

      Quer conhecer melhor as soluções oferecidas e como elas contribuem para o aprimoramento dos processos do seu negócio? Basta entrar em contato e falar com um especialista!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post