Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Logística Inbound

      Digitalização na logística: por que é importante e como implementá-la?

      7 meses atrás - por:

      digitalização na logística

      A digitalização na logística é um processo praticamente irreversível. No entanto, vale deixar claro que a tecnologia não é suficiente para promover os impactos necessários ao setor. É preciso também habilitar as pessoas e usar as ferramentas adequadas, de modo a trabalharem de forma coordenada, com um foco em gerar valor ao cliente.

      O que é, então, essa digitalização na logística e como funciona na prática? Quais os impactos ao setor e como implementá-la? Vamos responder cada uma destas perguntas ao longo do texto, por isso continue a leitura até o final para entender sobre este tema tão importante e atual!

      O que é digitalização na logística?

      Processos logísticos digitalizados significam que as etapas de armazenagem, movimentação e transporte de mercadorias são feitas de forma ágil e automatizada. Assim, erros e inconsistências na operação podem ser drasticamente reduzidos, proporcionando, entre outras coisas, maior eficiência operacional e produtividade.

      Como funciona a digitalização na logística?

      Dentre as principais atividades do setor logístico estão a gestão do estoque, negociação com fornecedores e planejamento de rotas. A digitalização permite otimizar cada uma dessas operações, pelo uso, por exemplo, de softwares e sensores. Vale salientar que a transformação digital na logística ainda pode se desenvolver bastante, de modo a aumentar a eficiência dos processos e, por consequência, aprimorar continuamente a experiência do cliente.

      Quais os benefícios da digitalização na logística?

      Os dados passam a ser tratados como ativos valiosos na logística, à medida que se implementa a digitalização. Essa abordagem com foco na transformação digital traz inúmeros benefícios, sendo que alguns dos principais você pode conferir a seguir!

      Diminuição de erros

      Quando os colaboradores executam atividades manuais, a incidência de erros geralmente é maior. Na hora de preencher um Conhecimento de Transporte, por exemplo, a falta de digitalização aumenta o risco de informações inconsistentes e erros de digitação. No entanto, a adoção de práticas alinhadas com a transformação digital pode reduzir esses erros de forma significativa.

      Redução de custos

      Falando de forma específica do estoque, a digitalização torna as operações muito mais ágeis e eficientes, reduzindo os custos. Na prática, as compras serão feitas de maneira mais inteligente, sem que haja itens em demasia ou que os pedidos sejam feitos quando a mercadoria já está ausente no estoque. Por consequência, a empresa vende mais e aumenta a chance de fidelizar os seus clientes.

      Processos mais eficientes

      Não é raro que na logística tradicional existam processos lentos e gargalos. Quando se faz a digitalização do setor, esses pontos de ineficiência podem ser identificados, monitorados e mitigados, dando maior fluidez e agilidade a essas atividades. A emissão de documentos fiscais se torna também muito mais rápida, garantindo que o negócio sempre estará em conformidade com as obrigações tributárias.

      Como implementar a digitalização na logística?

      Como falamos, a transformação digital na logística requer não só tecnologia, mas também colaboradores engajados e ferramentas adequadas. Dito isso, existe uma série de soluções que podem ser adotadas para maximizar a performance do setor, sendo que as principais delas são:

      • Inteligência Artificial: pode auxiliar o setor, por exemplo, no planejamento de rotas e relacionamento com fornecedores;
      • Big Data: melhora a gestão do estoque, apontando quais itens estão com mais ou menos giro, evitando compras desnecessárias e a indisponibilidade no estoque;
      • Internet das Coisas: pode atuar na condução autônoma de veículos, reduzindo o risco de falha humana e os custos trabalhistas;
      • combinação de Big Data com IA: permite aos gestores ter informações relevantes e estratégicas sobre o setor, de modo a aprimorar os processos continuamente.

      A digitalização na logística deve ser constituída por tecnologia, pessoas e ferramentas. Grandes empresas podem perder competitividade e clientes caso não modernizem suas operações no setor, acarretando prejuízos financeiros diretamente proporcionais aos seus portes.

      Agora que você entendeu a importância de digitalizar as operações logísticas, não saia do blog da eSales sem antes acessar nossas redes sociais! Siga-nos no Facebook, Instagram e Linkedin!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post