Garantir uma entrega de qualidade para seus clientes deve ser uma das principais preocupações da empresa. Ao mesmo tempo, é necessário garantir que essa entrega custe o menor valor possível de modo a não comprometer outros resultados.
Vencer esses e os demais desafios de uma logística bem-sucedida é uma das questões principais para o sucesso de um negócio. No geral, há uma ferramenta que pode ser de grande auxílio: o plano estratégico na logística.
Para entender por que criar um plano do tipo, veja a seguir qual é a importância dessa ferramenta.
Um plano estratégico na logística aumenta a eficiência
O impacto mais relevante de um plano estratégico de logística é que ele é capaz de aumentar a eficiência de um negócio nesse setor. Como para elaborar esse plano é preciso reconhecer as necessidades da empresa, a definição de estratégias específicas favorece o processo de logística de maneira geral.
Isso significa que mais entregas são realizadas de maneira adequada, o que permite que todo o processo seja cada vez mais eficiente.
Um exemplo é a Perdigão. Em crescimento, a empresa decidiu redesenhar seu processo logístico por meio de um planejamento estratégico. Com isso, conseguiu aumentar em 15% o atendimento de pedidos e reduziu os atrasos nas entregas.
Reduz os custos com a atividade
Quando a empresa consegue ser mais eficiente em entregar seus pedidos, o resultado é que ela tem custos associados menores. Um atraso na entrega, por exemplo, pode atrapalhar todo o processo e fazer com que a empresa utilize mais recursos para tentar manter o mesmo fluxo inicialmente planejado.
Além disso, a busca por soluções alternativas de emergência para conseguir atender a todos os pedidos também gera custos, assim como as perdas impactam o orçamento negativamente.
Por outro lado, ao ter mais eficiência, há um aumento de produtividade e uma otimização de investimentos, o que gera uma redução geral nos custos com a atividade logística.
Otimiza a fidelização de clientes
Ter um plano estratégico de logística também é uma atitude que gera impactos que chegam aos clientes. No geral, entregas mais eficientes são entregas mais pontuais e que oferecem mais qualidade.
Isso gera mais satisfação para o cliente, que não precisa lidar com atrasos ou com dificuldades em receber aquilo que adquiriu. Isso, inclusive, é especialmente verdadeiro no caso de transações B2B. Ao ser um fornecedor capaz de entregar com flexibilidade e qualidade, melhores são os impactos para a sua carteira de clientes.
Gera vantagem competitiva
A diminuição de custos que é oferecida por esse plano estratégico permite que a empresa invista mais em outras áreas igualmente importantes. Com menos recursos dispensados à execução de logística, é possível investir na automação de processos, por exemplo.
Da mesma forma, o ganho em qualidade gera uma diferenciação para o negócio, como é o caso do Walmart, que pretende se tornar responsável pelo transporte dos itens dos próprios fornecedores, melhorando a qualidade em geral.
Com isso, há um ganho de vantagem de competitiva, o que é especialmente útil quando se fala de um momento de crise, em que os negócios precisam se destacar em um ambiente hostil.
O plano estratégico de logística oferece vantagens que vão desde o aumento de eficiência e da diminuição de custos até a fidelização de clientes e ganho de vantagem competitiva como um todo.
Siga-nos nas redes sociais para mais conteúdos exclusivos.