Em uma era de mercados hiperconectados e competitivos, as empresas estão sob crescente pressão para minimizar custos e melhorar a qualidade do serviço, para conquistar e reter clientes. Ao mesmo tempo, os consumidores exigem entregas melhores e mais rápidas. Por isso, o setor de logística está sempre em busca de recursos para superar desafios e melhorar a eficiência operacional.
Nesse contexto, o kanban é uma ferramenta que facilita a produção, elimina erros e desperdícios, além de auxiliar os processos logísticos a alcançarem a máxima eficiência e competitividade, entregando serviços de forma a medir com precisão as necessidades dos clientes.
Para conhecer o método kanban na logística, saber como ele é aplicado e quais são os benefícios que ele traz para o negócio, continue a leitura deste artigo e veja como otimizar a sua produção!
O que é o kanban e como ele funciona na prática?
Trata-se de um sistema que usa o método visual para registrar as ações da empresa e controlar as operações. A palavra significa, literalmente, “cartão visual”, e foi desenvolvida no Japão pós-guerra, como forma de repensar os processos de produção industrial. O objetivo do método kanban é garantir um alto nível de produtividade, reduzir custos, evitar desperdícios e eliminar todas as etapas desnecessárias. Como resultado, pode-se otimizar a produção e melhorar os resultados.
De maneira geral, o método kanban usa alguns quadros e cartões de várias cores diferentes para orientar os colaboradores e a produção, além de gerir o estoque de forma mais eficiente. Os cartões, na verdade, são uma maneira de melhorar a comunicação do negócio, já que neles contêm todas as informações necessárias para o desenvolvimento do trabalho.
Quais são os benefícios do kanban na logística?
O kanban é um sistema que facilita o estabelecimento de processos consistentes e enxutos, que funcionam de acordo com as necessidades do cliente. Por isso, oferece muitos benefícios, como:
- diminuição dos custos, eliminando as sobras e os desperdícios;
- as linhas de produção funcionam com capacidade máxima, porque os recursos e os departamentos são melhor usados;
- os lead times podem ser reduzidos, porque é o cliente que orienta o ritmo da fabricação, ou seja, sempre há itens disponíveis para atender à demanda;
- redução do tempo de produção (tempo de entrega), otimizando as etapas;
- auxílio a gestores para trabalharem com estoque mínimo, sem afetar o giro da empresa ou incorrer em perdas;
- os sistemas de produção podem identificar rapidamente novas demandas e flutuações. Assim, os gestores podem ajustar a produção de forma mais prática e flexível, para melhor atender o mercado.
O kanban na área logística é, certamente, um método que auxilia gestores a otimizar os serviços e investir em um fluxo de trabalho muito mais organizado, com menos chances de ocorrerem erros. Sendo assim, é uma técnica que deve ser considerada no seu negócio.
Gostou do artigo e está interessado em saber mais sobre produtividade e gestão? Então, continue conosco e confira, agora mesmo, como adotar a metodologia ágil nos processos logísticos!