Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Logística Inbound

      Aprenda já como otimizar as operações logísticas em datas sazonais

      3 anos atrás - por:

      O mercado varejista já reconhece o impacto nas vendas causado por datas comemorativas como o Dia das Mães e o Natal. Isso quer dizer que para manter as entregas em dia é preciso adaptar as operações logísticas em datas sazonais.

      Em muitos casos, a solução para obter resultados positivos nesse cenário é a integração de toda a cadeia de suprimentos. Isso quer dizer que fornecedores, centros de distribuição e operadores logísticos devem desempenhar os seus papéis com precisão.

      Desse modo, é possível assegurar que os pedidos serão entregues dentro do prazo. Para saber como a sua empresa pode se destacar, continue com a leitura deste conteúdo. Confira!

      Qual é o conceito de datas sazonais?

      No varejo, as datas sazonais já não são uma novidade. Os profissionais do setor reconhecem que determinados períodos do ano são responsáveis pela oscilação entre oferta e demanda.

      A baixa temporada em cidades turísticas é um bom exemplo para ilustrar essa situação, na qual a quantidade de visitantes é menor do que em outras épocas do ano. Contudo, para que um negócio possa se manter rentável, o volume de vendas não deve apresentar quedas e, por isso, a importância de adequar as operações logísticas em datas sazonais.

      Como a sazonalidade pode afetar o seu negócio?

      O aumento das vendas em determinados períodos tem relação direta com a capacidade de atendimento dos clientes. As operações de produção, vendas e distribuição são as principais afetadas já que o volume elevado de pedidos deve ser entregue dentro do prazo.

      Esse é um desafio que requer amplo planejamento para ser solucionado. Você sabia que é possível prever como o mercado vai se comportar em datas sazonais? Datas como o Dia das Mães e o Natal são períodos que são responsáveis pelo aumento das vendas todos os anos.

      Isso quer dizer que o gestor pode atuar para estimar a demanda com base em:

      • pesquisas de mercado;
      • expectativa de venda do varejo;
      • dados históricos de anos anteriores;
      • e pesquisas de órgãos especializados.

      Desse modo, todas as etapas relacionadas às vendas podem ser programadas com antecedência, para ampliar a capacidade da empresa de atender aos clientes.

      O efeito da sazonalidade também pode ser um fator importante na tomada de decisão. Nesse caso, o gestor deve se perguntar qual é a época ideal para comercializar determinados produtos e extrair o máximo de resultados das vendas. Por exemplo, a venda de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado cresce consideravelmente no verão.

      Em outras palavras, toda a operação logística deve ser revista para aumentar a eficiência de todos os elos da cadeia.

      Como aprimorar as operações logísticas em datas sazonais?

      Obter resultados favoráveis durante todo o ano é um desafio constante. Portanto, listamos algumas dicas que podem ajudar o seu negócio a se tornar mais rentável em todas as estações.

      Ofereça serviços de logística reversa

      Já falamos como as datas do Dias das Mães e do Natal são responsáveis por movimentar o varejo. No caso das lojas online, é preciso considerar que o elemento físico da transação de venda não está presente. Isso quer dizer que os índices de troca e devolução de pedidos também aumentam após essas datas.

      Esse é um fator que influencia o grau de satisfação do seu cliente, que busca receber suporte para solucionar essa situação. Portanto, o atendimento pós-venda deve ser qualificado para providenciar o retorno das mercadorias para o estoque e a devolução dos valores pagos.

      Essa também é uma oportunidade valiosa para conhecer mais sobre o comportamento de compra do cliente. Durante o contato é possível identificar quais são os motivos da devolução, que podem ser desde uma peça com tamanho errado até o arrependimento de uma compra por impulso.

      Avalie os riscos da operação logística

      A sincronização perfeita entre a oferta e a demanda é um fenômeno que ocorre na prática. Por isso, os gestores devem implementar formas de identificar quais são os principais riscos que podem interferir com as vendas. A oscilação dos preços, por exemplo, é um motivo que pode levar a queda das vendas no curto prazo.

      Por outro lado, descontos e preços promocionais atraem a atenção dos compradores, elevando, assim, o volume de vendas. Contudo, essa situação pode provocar obstáculos como:

      • o aumento dos custos logísticos;
      • a falta de estoque para atender aos pedidos;
      • a insatisfação dos clientes devido ao prazo de entrega;
      • e o atraso nas entregas devido à sobrecarga das transportadoras.

      Portanto, é importante considerar todas as variáveis para otimizar as etapas do processo de operações logísticas em datas sazonais.

      Aprimore a gestão de estoques

      Mesmo com todo o planejamento prévio, a sazonalidade é um momento de incerteza para empresa. Esse é um fator que tem relação direta com a rentabilidade da organização e a sua capacidade de atender a demanda.

      Quando há expectativa de aumento nas vendas, a primeira ação é aumentar a quantidade de produtos disponíveis, o que resulta na imobilização excessiva do capital. Caso a expectativa do aumento das vendas não se concretize como o esperado, a companhia pode reduzir a sua taxa de retorno.

      Além disso, os produtos parados correm o risco de se tornarem obsoletos com o tempo e, para evitar maiores perdas, é necessário oferecer descontos. Essa medida ajuda a retirar as mercadorias do estoque, mas não recupera o investimento.

      Planeje as rotas de entrega

      Sistemas de roteirização são ideais para otimizar o processo de entrega, principalmente, quando os clientes se encontram em localidades dispersas. O setor de comércio eletrônico tem essa característica na qual as mercadorias tendem a percorrer longas distâncias até chegarem ao seu destinatário.

      Com isso, é importante ampliar a rede com a utilização de centros de distribuição em localidades estratégicas, facilitando, assim, a fase final da entrega. Esse resultado também pode ser obtido com a contratação de múltiplas transportadoras que atuam em regiões específicas.

      Esse é um fator que ajuda a aumentar a competitividade e a reduzir os gastos com os serviços de frete, pois a empresa pode selecionar o operador logístico mais vantajoso para a realização das entregas.

      Por fim, a nossa última recomendação para otimizar as operações logísticas em datas sazonais é a proposta de integrar todas as etapas e departamentos envolvidos. Por isso, o investimento em sistemas de gestão para coordenar todo o processo do pedido é essencial. Esse tipo de ferramenta controla as fases de pagamento, envio de pedidos e atendimento dos clientes.

      Gostou do nosso artigo? Então, aproveite para saber mais sobre o ganho de escala e a eficiência operacional do valor!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post