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      Logística Outbound

      10 fatores que não podem faltar em uma proposta de frete

      2 anos atrás - por:

      proposta de frete

      A terceirização do transporte de mercadoria pode gerar várias vantagens para a empresa como agilidade, qualidade e segurança nas entregas. No entanto, para que isso ocorra, é importante que o gestor conheça a composição de uma proposta de frete para fazer um bom negócio e uma parceria duradoura.

      No entanto, nem todos entendem quais são os principais pontos que devem estar presentes para serem analisados em uma proposta de frete antes de realizar a contratação e, para ajudar nesse processo, elaboramos este conteúdo. Confira!

      1. Peso da carga

      Um elemento que deve estar na proposta de frete é o peso da mercadoria a ser transportada. Isso porque, de acordo com o peso da carga que se deseja transportar pode ser exigido diferentes tipos de carrocerias e alterar o valor cobrado pelo frete.

      2. Distância percorrida

      A distância necessária para que a mercadoria chegue ao seu destino é outro aspecto bastante relevante na definição do custo do transporte, sendo uma das informações cruciais para a elaboração de uma proposta. Sua importância se deve ao fato de que isso vai influenciar diretamente no combustível consumido, tempo gasto pelo condutor, desgaste do veículo, entre outros.

      3. Cubagem

      As dimensões da carga também devem ser consideradas, afinal, isso é relevante para evitar situações em que o veículo fique cheio de mercadorias leves e não possa aproveitar de toda a sua capacidade de carregar um peso maior. Outro caso que pode ser evitado e que ele rode praticamente vazio, mas não seu peso máximo.

      4. Valor da carga

      Fazer o transporte de mercadorias de alto valor é muito mais arriscado, já que elas podem chamar a atenção de criminosos, o que leva ao aumento do seguro da carga. Sendo assim, um valor maior é cobrado devido a esse risco.

      5. Mercadoria a ser transportada

      Alguns produtos são mais complexos para serem transportados que outros. Por isso, esse fato também precisa ser considerado no momento da elaboração da proposta de frete, por exemplo, nos casos do transporte de cargas perigosas, bebidas, alimentos perecíveis, medicamentos, entre outros.

      Além das questões que impactam na proposta de frete mencionadas acima, existem outros critérios que também podem ser incorporados no documento dependendo de cada caso. Conheça a seguir quais são!

      6. Paletização

      A paletização está diretamente relacionada à organização dos produtos em pallet, onde toda a movimentação da carga é feita com a ajuda de equipamentos, como as empilhadeiras.

      Existem algumas situações em que os clientes podem solicitar a classificação dos itens, então, também é preciso implementar o uso da paletização. Sendo assim, o valor do frete será mais elevado, tendo em vista que esse modelo de transporte gera maior custo para a transportadora.

      É necessário ressaltar que o ideal é que o atendimento das requisições do destinatário possa ser cumprido, considerando que, caso contrário, a mercadoria não é recebida pelo destinatário.

      7. Veículo dedicado

      Outro critério adicional para a complementação da proposta de frete é o fato do veículo fica à total disposição para o transporte da carga de somente uma empresa. Como o motorista não poderá aproveitar de toda a capacidade do seu caminhão com outros itens, terá que cobrar um valor mais alto para quem solicitou a exclusividade com o intuito de evitar prejuízos.

      8. Agendamento de entrega

      Em muitos casos, pode acontecer de as entregas terem que ser agendadas para chegar ao local de destino em uma data determinada. Quando isso acontece, é preciso que o veículo responsável pelo transporte fique muito tempo aguardando até que a entrega possa realmente ser efetivada e, por esse motivo, também há a cobrança de um valor extra.

      Então, caso a empresa opte por solicitar o agendamento de suas entregas, o mais provável é que esse adicional esteja presente em sua proposta de frete.

      9. Pedágios, impostos e taxas extras

      O gestor de logística também precisa atentar para a cobrança de pedágios, impostos e demais taxas extras no transporte. Normalmente, esses custos costumam variar de acordo com cada localidade. Por exemplo, em relação aos impostos, é necessário observar que o montante final vai depender do estado de emissão e da lei em vigor na hora do despacho.

      10. Descarga realizada por terceiros

      Um outro contexto que acontece com certa frequência é que algumas entregas precisam que a descarga dos produtos seja feita por terceiros, já que esse procedimento vai servir para manter a qualidade da entrega, assegurando que as encomendas cheguem ao local de destino sem qualquer tipo de dano.

      Dessa forma, como existe a necessidade de contratação de um outro colaborador para que o serviço possa ser executado, a transportadora deverá repassar esse custo para a organização responsável pela contratação e o valor final do frete terá um aumento.

      Como é possível identificar se a proposta de frete é vantajosa para a empresa?

      Existem alguns pontos, além do preço, que precisam ser observados para entender se a proposta de frete é benéfica para o negócio, já que o transporte de carga é uma das principais questões que envolvem o fornecimento de um serviço de qualidade e que possa oferecer uma boa experiência ao cliente. Veja quais são eles:

      • experiência e histórico da empresa de transportes no mercado;
      • estrutura e suporte disponibilizado;
      • prazos de entrega;
      • frota disponível (se os motoristas e demais colaboradores são treinados e entendem das normas vigentes, se os veículos são novos e com a manutenção em dia etc.);
      • número de filiais que a transportadora tem;
      • uso de tecnologias para otimizar os processos, como rastreamento da carga e definição da melhor rota.

      Além disso, o ideal é realizar uma pesquisa no mercado, conversar com antigos clientes da transportadora para ouvir suas impressões em relação ao serviço oferecido, verificar as avaliações dos usuários na internet, entre outros.

      Conseguiu entender quais elementos devem ser avaliados em uma proposta de frete? Saber sobre eles vai ajudar no estabelecimento de uma parceria de sucesso, que possa gerar muitas vantagens para o negócio.

      Agora que você compreende um pouco melhor sobre o assunto e a importância desse cuidado, aproveite para entrar em contato com a gente e veja como podemos ajudar na otimização e gerenciamento dos processos envolvendo a contratação de fretes da sua empresa!

      Por:
      eSales
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