Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Inovação e Tecnologia

      QR Code na logística: por que vale a pena contar com essa solução?

      6 meses atrás - por:

      qr code na logística

      O avanço tecnológico tem proporcionado o desenvolvimento de diversas ferramentas capazes de otimizar os processos dentro das empresas e simplificar a rotina dos colaboradores. Entre esses recursos, podemos apontar o uso de QR Code na logística, que se trata de um mecanismo versátil, capaz de armazenar um alto volume de dados e que podem ser escaneados por qualquer tipo de dispositivo eletrônico móvel que tenha um software instalado para a sua leitura.

      Devido as suas vantagens, tem se mostrado mais eficiente quando comparado com o código de barras comum, principalmente quando falamos da cadeia de suprimentos e rastreabilidade de produtos. Sendo assim, elaboramos este conteúdo para apresentar seus principais benefícios para a logística. Confira!

      Quais são os benefícios do QR Code na logística?

      O QR Code pode ofertar uma série de vantagens para o setor logístico. Veja a seguir os principais!

      Resistência

      Ao utilizar os códigos de barras nos processos, existe o risco de ficarem sujo e danificados, impedindo que possam ser lidos adequadamente. Já com o uso do QR Code na logística isso não ocorre, tendo em vista que ele apresentam um padrão de tempo, que possibilita que as informações possam ser recuperadas sem qualquer problema.

      Produtividade

      Realizar o registro manual dos produtos gasta muito tempo, levando em conta que é preciso anotar cada item que entra e sai do estoque, além de depender de muitos funcionários para realizar a função.

      Quando esses processos são automatizados, por exemplo, com a implementação do QR Code, os colaboradores envolvidos ficam mais livres para desenvolverem outras tarefas estratégicas e que podem gerar resultados satisfatórios para o setor logístico.

      Minimização de erros

      A conferência manual dos itens também pode ocasionar em vários erros humanos, que vão ter como consequências a necessidade de retrabalhos, prejuízos e demais transtornos. O QR Code possibilita o controle de fluxo do produto por intermédio de uma simples leitura por meio do dispositivo escolhido, o que gerar maior confiabilidade.

      Rastreabilidade

      Por meio do QR Code fica mais fácil rastrear os itens em todas as fases que englobam a logística. Além do controle de estoque, a conferência de produtos, o planejamento e monitoramento, acompanhamento no decorrer do trânsito e o balanço de vendas se tornam mais seguros e precisos.

      Diminuição de custos

      Os erros humanos gerados pela execução de processos manuais ou tecnologias obsoletas, representam um aumento de custos para o negócio, já que é preciso implementar recursos para solucionar as falhas. Por exemplo, uma divergência no registro pode fazer com que um item mais vendido fique em falta e, consequentemente, empresa sofreria perdas relevantes de vendas.

      Também, o QR Code pode ser bem útil quando o assunto é o controle da entrada e saída de mercadorias, compreensão do funcionamento do fluxo de itens e elaboração de relatórios de vendas. Assim, fica mais fácil realizar um planejamento efetivo de compras, de forma que as mercadorias não falte e nem fiquem paradas no estoque por um longo período.

      Facilidade

      Os QR Code são lidos com os dispositivos mais comuns, sendo assim, sua leitura é rápida independentemente da orientação do terminal, o diferenciando dos códigos de barra, que só podem ser identificados de forma horizontal.

      Armazenamento de informações

      As empresas modernas gerenciam um alto volume de dados relacionados aos produtos, como a data de fabricação, data de validade, nível da demanda, informações sobre o transporte, armazenamento e demais.

      O QR Code é capaz de guardar uma grande número de caracteres (até 7.089 caracteres numéricos, 4.296 caracteres alfanuméricos ou 2.953 bytes), o que representa um número de até dez vezes mais dados do que os códigos de barras. Então, levando em conta o tipo de negócio que tiver, considerar essa funcionalidade pode ser essencial para os resultados.

      Diferencial competitivo

      Implementar o QR Code é uma maneira de se manter à frente dos concorrentes. Afinal, se trata de uma prática que possibilita que a empresa ganhe uma posição de destaque no mercado, tendo em vista a busca em se adaptar às tendências no mercado e transmitir confiabilidade.

      Além disso, contar com recursos inovadores confere a imagem de um estabelecimento organizado e comprometido em manter a qualidade dos seus processos e serviços.

      Como o QR Code é gerado e de que forma é possível cadastrar as informações?

      O QR Code é gerado por meio de um sistema universal, que transforma os dados em ações necessárias em códigos de leitura ágil, baseados em um sistema de pontos, que podem ser lidos de forma simples pelos mais variados dispositivos, como smartphones e tablets.

      Nesse caso, só é necessário contar com uma câmera e um software de leitura que, normalmente, já vem embutido nos aparelhos que realizam a leitura do código, democratizando a sua utilização. O código é visual, por este motivo, só precisa ser lida de maneira completa. Dessa forma, ele pode estar presente no formato digital, em um dispositivo; ou no modelo físico, impresso.

      Para cadastrar as informações é preciso seguir um passo a passo:

      • selecionar um gerador de código QR CODE: existem muitas opções disponíveis, sendo assim, quando for escolher o ideal, é preciso considerar o que permite o controle e análise de desempenho, bem como a criação de código exclusivo para a marca e se é compatível com leitores comuns de código QR;
      • criar o código e fazer a sua vinculação: é possível personalizar o design de acordo com a marca, por exemplo, você pode fazer com que ele pareça com o logotipo da empresa;
      • selecione o tipo de conteúdo para o qual deseja que o código QR Code encaminhe o usuário. Um exemplo é usar uma URL;
      • insira o conteúdo no campo correspondente;
      • confira a visualização e baixe ou incorpore onde achar necessário.

      Conseguiu entender as vantagens do QR Code na logística? Então, aproveite para inserir esse recurso nos processos executados na empresa e, dessa forma, manter a qualidade das operações, minimizar erros, otimizar o tempo, bem como alcançar resultados mais satisfatórios.

      Achou este artigo interessante? Então, deixe o seu comentário aqui e compartilhe com a gente a sua opinião e experiência a respeito do assunto!

      Comentários sobre este post