Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Produtividade e Gestão

      Por que você não deve realizar a roteirização manual?

      2 meses atrás - por:

      roteirização manual

      Entre os principais cuidados a serem tomados por uma empresa transportadora, está a elaboração de um planejamento de rotas eficiente, tendo em vista que essa atividade influência diretamente no cumprimento dos prazos de entrega e satisfação dos clientes.

      Sendo assim, um ponto que requer atenção é a roteirização manual, que se trata do método aplicado para construir a melhor rota, levando em conta o tipo de carga, condições das estradas e cliente, identificar imprevistos e desenvolver soluções para evitar seus impactos, mas sem o auxílio de um sistema especializado para isso.

      Quer saber por quais motivos você deve evitar a roteirização manual? Então, continue a sua leitura!

      Quais são os riscos da roteirização manual?

      As atividades manuais estão mais vulneráveis a falhas de natureza humana, que interferem diretamente na qualidade dos serviços prestados e alcance dos resultados pretendidos. Veja quais são os seus principais pontos negativos!

      Alta probabilidade de erros

      Por vários motivos pode acontecer dos colaboradores se distraírem durante o processo de roteirização e, com isso, provocar erros que só serão identificados depois, quando já prejudicaram o andamento das operações.

      Por exemplo, um endereço digitado errado, tipo de carga inserido incorretamente, ou a troca de nome dos clientes são algumas falhas que, por vezes, só são identificados lá na frente. O resultado disso é inconsistências percebidas durante o percurso e atraso nas entregas, que vão ocasionar não apenas na insatisfação dos clientes, mas, também, prejuízos financeiros.

      Constantes atrasos

      Pelo fato da tarefa não ser automatizada, a equipe gasta mais tempo para finalizar a criação da melhor rota, além de aumentar o risco de atrasos que podem afetar as demais tarefas logísticas e gerar um efeito dominó.

      Gargalos e desvios

      A roteirização manual proporciona o aumento de gargalos e desvios. Isso acontece, muitas vezes, pelo fato dos funcionários não conhecerem bem os trajetos a serem percorridos pelos veículos, impossibilitando a melhor tomada de decisão.

      É importante ter em mente que um dos principais desafios logísticos são as estradas brasileiras que em muitos casos são má-conservadas, colaborando para uma maior deterioração só carros, elevando de forma significativa os custos de manutenção.

      Falta de segurança

      A segurança é outro ponto de atenção. Afinal, quando a equipe responsável pela atividade não conhece as melhores rotas, pode levar o veículo a trafegar por estradas perigosas, principalmente em períodos noturnos, furtos, roubos e demais problemas que devem ser considerados durante o transporte. Ou seja, a roteirização manual pode trazer intercorrências do que solução.

      Negligência de informações

      Em meios a um alto volume de dados, as atividades realizadas de forma manual dificultam a análise de informações para que as melhores decisões sejam, feitas, principalmente quando se encontram em planilhas ou papéis. Dessa forma, muitas referências importantes podem ser esquecidas ou deixadas de lado durante a leitura.

      Improdutividade

      As jornadas de trabalho cansativas, complexidade das tarefas e outras causas podem provocar desgaste e cansaço ao colaborador, o que impede que ele faça um trabalho ágil e com qualidade, além de contribuir para a ocorrência de erros que vão impactos o resultado final dos processos. Outra questão e que nem todos os profissionais estão capacitados para executar atividades manuais, apresentando um desempenho limitado durante a roteirização.

      Estagnação

      Quando a empresa não investe em ferramentas tecnológicas para conferir mais agilidade e otimização aos processos, fica estagnada, vendo a concorrência crescer. Isso porque, com o avanço da tecnologia, as companhias que querem se destacar no mercado estão investindo em soluções capazes de melhorar a gestão dos dados, aprimorar as atividades desenvolvidas e se aproximar dos clientes.

      Quais as vantagens da roteirização automática?

      A roteirização automática se trata da elaboração de um planejamento das cargas que os veículos vão transportar por meio do auxílio de um software especializado para esse fim. Conheça suas principais vantagens!

      Otimização do tempo e produtividade

      O tempo empregado para planejar as cargas e analisar o processo de entregas pode ser um pouco alto quando feito de forma manual, o que vai interferir da produtividade da equipe.

      Por meio do uso da tecnologia é possível reduzir esse tempo e realizar entregas mais ágeis e eficientes. Isso aumenta a satisfação dos clientes, melhora a reputação da empresa no ramo de atuação e, consequentemente, eleva os lucros.

      Aumento da competitividade

      Ao contar com a roteirização automática o negócio também ganha em competitividade, já que consegue projetar e executar sequências otimizadas de rotas de entrega, ganha em poder de análise e decisão, tem um melhor aproveitamento da capacidade da frota e demais aspectos. Em síntese, fazer a roteirização e planejamento de entregas deixa de ser um processo complexo e burocrático, e se torna mais simples, produtivo e longe de erros.

      Diminuição dos custos

      Com rodas mais organizadas fica mais fácil minimizar os gastos com combustível, assegurando que os veículos percorram o menor trajeto. Além disso, ocorre um melhor aproveitamento da mão de obra, se adequando a jornada de trabalho dos condutores, minimizando as despesas com horas extras.

      Com um bom plano de rotas, o veículo vai ser utilizado da melhor forma, percorrer quilometragens reduzidas e transportar somente a sua capacidade real, o que vai levar à redução de desgastes e, consequentemente, a sua manutenção.

      Monitoramento em tempo real

      Um sistema adequado possibilita o acompanhamento de cada detalhe do transporte em tempo real. Por exemplo, quando o motorista sai do centro de distribuição é possível acompanhar a sua localização, as entregas que já foram realizadas, o período estimado para a próxima, entre outras informações. Tudo isso permite um controle mais efetivo de toda a operação logística.

      Conseguiu entender os riscos de manter a roteirização manual na sua empresa e por que ela deve ser evitada? Então, para evitar os problemas apresentados, o ideal é contar com ferramentas tecnológicas que vão proporcionar a elaboração de um plano de rotas organizado e eficaz, capaz de diferenciar o seu negócio dos concorrentes, conquistar a satisfação dos clientes e aumentar a lucratividade!

      Este artigo foi útil para você? Então, aproveite sua visita para curtir a nossa página no Facebook e ler publicações relevantes a respeito de outros assuntos!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post