Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Produtividade e Gestão

      Simulação de frete: por que fazer e quais erros ajuda a evitar?

      10 meses atrás - por:

      simulação de frete

      Na área de logística, quanto melhor for o seu planejamento, mais precisas serão as suas entregas e, também, o seu orçamento. Por essa razão, é importante investir na simulação de frete, para garantir um entendimento mais eficiente sobre o valor, além de otimizar o cálculo. Devemos considerar essa ferramenta como uma solução que, além de oferecer valores, possibilite uma saúde financeira mais precisa para o seu negócio.

      Nesse sentido, preparamos este material para você conferir quais são os principais erros que ela ajuda a evitar e alguns dos diferenciais. Continue a leitura e saiba mais!

      Quais são os principais ganhos do simulador de frete para a empresa?

      Primeiro, vamos entender alguns dos principais ganhos do simulador de frete para a empresa. Confira!

      Escolha do valor mais competitivo

      O simulador de frete garante a escolha do valor mais competitivo para cada situação. Em um negócio, existem muitas maneiras de adquirir diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Ao conquistar diferentes patamares nesse sentido, há a possibilidade de atrair e fidelizar mais clientes, além de formar propagadores de seu negócio (ou seja, seu próprio público incentiva a vinda de novas pessoas).

      Por meio do simulador de frete, em tempo hábil, a empresa poderá fazer um cálculo que seja mais competitivo, o que aumenta a satisfação de seus clientes em relação ao negócio.

      Oferece mais agilidade

      Na empresa, ainda é preciso buscar alternativas que possibilitem aos seus profissionais desempenhar funções mais estratégicas. Caso as pessoas de sua equipe precisem fazer cálculos manuais para chegar a um valor de frete, além de aumentar as chances de erro (principalmente pela quantidade de contas diárias), aquele colaborador perde a oportunidade de desempenhar demandas que, de fato, impactam no resultado macro do negócio.

      Sendo assim, um simulador de frete também contribui para:

      • aumento da produtividade;
      • menos retrabalho;
      • maior eficiência nas entregas.

      Redução de custos

      Sempre quando mencionamos uma ferramenta que auxilia na redução de erros e na possibilidade de a equipe ser mais produtiva, nos referimos à redução de custos. Afinal, diminuem as chances de haver valores acima do habitual, além de os cálculos repassados serem mais precisos.

      Quais erros essa prática ajuda a evitar?

      A seguir, selecionamos alguns erros que a prática ajuda a evitar. Confira!

      Cálculo dos valores

      Conforme abordamos, a satisfação do cliente envolve muitos fatores. Se a sua empresa faz o cálculo do valor de frete de forma equivocada, existem os riscos de perder a credibilidade, o que prejudicaria a imagem do negócio como um todo, inclusive nas redes sociais. Assim, o simulador de frete, ao automatizar essa questão, também contribui para que o cálculo de valores seja feito da forma correta, o que impacta diretamente no relacionamento com o seu público.

      Informações do processo de entrega

      Um simulador de frete vai além do que apenas oferecer cálculos exatos em relação aos serviços, também traz algumas informações relacionadas ao processo de entrega, como os prazos para concluir aquele pedido. Dessa forma, há a possibilidade de passar dados exatos para quem entra em contato com o seu atendimento, sendo mais um diferencial na construção desse laço.

      O que avaliar ao escolher uma ferramenta como essa?

      Ainda, é importante que a empresa conheça alguns fatores importantes sobre o que avaliar, ao escolher uma ferramenta como essa. Nesse sentido, trouxemos algumas dicas que auxiliam nesse processo.

      Desenvolvimento e soluções de gestão

      Inicialmente, entenda se aquela empresa também oferece soluções de gestão e integração. De modo que todas as relações de seu negócio sejam otimizadas, independentemente de ser clientes, fornecedores ou outras organizações. Assim, há a oportunidade de promover a integração entre esses parceiros e a logística de seu negócio, refletindo na qualidade do serviço entregue.

      Registro dos serviços

      Com o objetivo de a sua empresa ter um controle mais preciso sobre os processos que ocorrem na logística, é essencial ter um registro de todas as demandas executadas. Por essa razão, o ideal é que o seu negócio busque por uma ferramenta que faça auditorias, nas quais serão reveladas as performances de todas as atividades executadas pelos operadores. Além de oferecer informações que sejam relevantes para a tomada de decisão — sendo esse mais um diferencial competitivo da empresa.

      Informações obtidas pela ferramenta

      Além disso, o ideal é que você faça uma demonstração da solução, de modo que confira quais são as principais informações obtidas pela ferramenta. Entre os assuntos que a equipe pode ter acesso, destacamos:

      • número de CT-e emitidos;
      • gráficos com dados, que trazem para o negócio os gastos feitos com transporte;
      • conferência de todos os fretes executados;
      • total de entregas feitas dentro e fora do prazo;
      • consulta de todos os comprovantes de entrega, entre outros.

      Automatização do processo de fretes

      Conforme abordamos, um dos diferenciais de usar o simulador de fretes e de contar com uma ferramenta completa nesse sentido é a redução de erros, pelo fato de automatizar diferentes funções. Nesse sentido, verifique as possibilidades oferecidas pelas ferramentas que eliminam as necessidades de cálculos manuais, bem como reduz a necessidade de anexar informações em planilhas. Assim, você vai transmitir mais confiança para clientes, fornecedores e demais parceiros.

      Conferência de erros

      Por fim, analise a capacidade da ferramenta de identificar possíveis erros de seu processo logístico. Entenda: há soluções, por exemplo, que conseguem identificar divergências até mesmo nas cobranças enviadas pelas transportadoras. Dessa forma, há a oportunidade de avaliar casos que registraram algum tipo de divergência, de modo que haja a possibilidade de conferir diretamente com a empresa em questão.

      Neste material, explicamos o que é a simulação de frete, quais são os diferenciais de contar com um, além de conferir dicas sobre o que deve ser avaliado ao buscar por uma ferramenta. Para que todos os ganhos apresentados sejam usufruídos com mais facilidade, o ideal é que seu negócio tenha um bom planejamento para implementar a solução, além de apresentar esse diferencial para os colaboradores, de modo que eles comprem a ideia e se interessem em conhecer as funcionalidades da ferramenta.

      O que achou do material? Tem alguma dificuldade para a gestão de fretes como um todo? Compartilhe com a gente nos comentários!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post