Frequentemente, ouvimos sobre o termo Indústria 4.0 e todos os seus reflexos. Trata-se de uma expressão que tem como objetivo englobar várias tecnologias que possibilitam a automação de processos (aumentando a produtividade de todo o time), bem como a análise de dados para as tomadas de decisão.
Para isso, utilizam-se conceitos como Internet das Coisas, Computação em Nuvem e sistemas ciberfísicos. O Supply Chain 4.0 é uma consequência da Quarta Revolução Industrial e da transformação digital envolvida. Temos, aqui, uma nova maneira de operar demandas logísticas a partir de tecnologias que vão justamente automatizar processos e impactar de forma positiva a questão estratégica da empresa.
Neste material, nós explicamos mais detalhes sobre o tema em um texto baseado na entrevista de Voltér Trein, Diretor Comercial da eSales, ressaltando os desafios e a sua importância. Continue a leitura e saiba mais!
O que é o Supply Chain?
Antes de mais nada, é importante entendermos do que se trata o Supply Chain. É um termo que vem do inglês e, em linhas gerais, significa Cadeia de Suprimentos. Nesse sentido, temos todos os processos que compreendem desde a compra de insumos para a produção de determinados produtos até a sua entrega ao cliente final. A partir desse termo, também se origina outro conceito, o de SCM (Supply Chain Management), que nada mais é do que o gerenciamento de toda essa cadeia.
A importância da adoção do Supply Chain na empresa
O Supply Chain é formado por diversos processos que já ocorrem em grande parte das empresas. A sua importância está em melhorá-los e, principalmente, automatizá-los. É por meio dessa prática que há a oportunidade de planejar a oferta e a demanda, captar melhores fornecedores e gerir estoques de forma mais efetiva.
Há alguns outros diferenciais para as empresas, como:
- melhoria dos processos internos — por meio da tecnologia, a empresa tem a possibilidade de aumentar o desempenho das demandas da cadeia de suprimentos;
- redução de custos — devemos levar em consideração que o uso de tecnologia contribui para a redução de falhas e também para integrar e otimizar processos que reduzem o volume de retrabalho. Consequentemente, há uma diminuição de custos nesse sentido, especialmente pela redução de perdas;
- maior produtividade — a tecnologia tem como objetivo automatizar algumas das principais demandas manuais da empresa. Dessa forma, profissionais têm a oportunidade de exercerem um trabalho mais estratégico e menos operacional;
- clientes mais satisfeitos — por meio de tecnologias próprias, há a possibilidade de monitorar as viagens de transportes, apontar ocorrências que surgem ao longo do processo e documentar qualquer evidência em diferentes etapas. Sendo assim, há um impacto na satisfação de clientes;
- torna a empresa mais estratégica — há ainda o diferencial de que o Supply Chain comporta o planejamento estratégico do negócio. Ele é que vai garantir que, em conjunto com a logística, as rupturas não aconteçam. Essas rupturas acabam impactando o mercado e muitas vezes dando oportunidades à concorrência.
Quais são as principais falhas e desafios na adoção do Suppy Chain?
Há algumas falhas no processo de implementação do Supply Chain. Entre elas, podemos abordar o fato de o negócio não ser orientado a dados para as tomadas de decisão, a impossibilidade de desenvolver parceiros estratégicos, a não visibilidade e conexão com todos os envolvidos na cadeia e a não aplicação de melhorias contínuas nos processos. Por fim, não podemos deixar de mencionar o não uso de tecnologia a seu favor, uma vez que ela será uma importante aliada nesse cenário.
Ainda podemos mencionar alguns dos desafios no que diz respeito ao Supply Chain, como:
- gestão de dados — sabemos a importância de contar com informações precisas para as tomadas de decisão. Porém, as empresas geram um alto volume de dados diariamente, e essa gestão se torna um dos desafios para a equipe;
- treinamento de profissionais — de nada adianta contar com soluções próprias para que a empresa automatize processos se os colaboradores não estão cientes de todas as suas funcionalidades. É necessário treiná-los nas diferentes etapas do processo;
- atualização tecnológica — é preciso rever continuamente as tecnologias contratadas, uma vez que o Supply Chain evolui de forma muito rápida e constantemente há revisão de suas funcionalidades.
Além de todos esses pontos, devemos mencionar os desafios relacionados à integração da cadeia e à possibilidade de contar com fornecedores estratégicos, uma gestão eficaz de estoques e uma logística inteligente e conectada.
Enfrentamento dos desafios
Para enfrentar todos esses desafios, é importante buscar por soluções e fornecedores que atendam às necessidades de seu negócio. Além disso, é preciso utilizar dados acurados para o planejamento de novas ações. Para Voltér, “o desafio está cada vez mais na visibilidade das informações e no tempo de resposta diante do cenário global”, afirma.
Como implementar o Supply Chain nas empresas?
Para a implementação do Supply Chain nas empresas, devemos considerar 3 pilares: processos, pessoas e tecnologia:
- processos — é necessário contar com processos definidos e com medição de resultados- chave. Mais do que manter indicadores, é preciso trabalhar ações para alavancar os resultados do negócio;
- pessoas — pessoas com conhecimento e visão de toda a cadeia e seus impactos, que estejam atentas ao que o mercado vem praticando;
- tecnologia — a tecnologia deve servir como base para conectar os envolvidos, trazer visibilidade e proporcionar ações preditivas, além de ser usada como diferencial competitivo.
eSales
Como a eSales pode auxiliar nesse sentido? Segundo Voltér Trein, a empresa conta com diversos produtos voltados para o Supply Chain, sendo especialista em soluções Outbound e Inbound (que compõem toda a cadeia de abastecimento e proporcionam conexões de valor para as empresas e os seus negócios).
Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre o Supply Chain 4.0, seus desafios, benefícios e dicas para a implementação. Como vimos, em um contexto de transformação digital, é essencial contar com ferramentas que possam auxiliar em diferentes processos para gerar diferencial competitivo.
Se você deseja entender um pouco mais sobre o tema e como a eSales pode contribuir para esse cenário, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas!