A rapidez com que o transporte de produtos é feito e chega até o consumidor final é fundamental para que o negócio se torne mais competitivo e ocupe um lugar de destaque no ramo. Contudo, essa atividade não é tão simples assim, sendo necessária a aplicação de práticas eficazes como o rastreamento de entregas, para que os resultados sejam positivos.
Em certas situações, por mais que a transportadora entregue a mercadoria como acordado, ela não fornece um código para monitorar a entrega em tempo real, gerando uma ansiedade no cliente devido ao tempo de espera e a incerteza de que a compra chegará em sua casa. Isso pode causar certa insatisfação.
Por isso, esse rastreamento é essencial, já que as informações geradas podem ser usadas com o intuito de melhorar o relacionamento com o cliente e reduzir problemas e reclamações no SAC. Leia este post e entenda mais sobre o assunto!
Qual é a importância de fazer o rastreamento de entregas?
A implementação do rastreamento no transporte de cargas integra a automação dos procedimentos gerenciais, propiciando informações relevantes para a precisão na tomada de decisões, confiabilidade, segurança e os demais benefícios.
Por meio da possibilidade de acompanhamento, a empresa consegue ter uma base completa de dados para gerenciar, identificar e antecipar algum problema que possa ocorrer, além de acompanhar o desenvolvimento dos funcionários, fornecedores e veículos.
Ao efetuar uma compra online, a maioria dos clientes fica apreensiva à espera do produto, e a possibilidade de rastreá-lo consegue deixá-los mais seguros de que a entrega será realizada no tempo estipulado.
Isso ocorre pelo fato de que o status dos pedidos é atualizado para que o controle possa ser feito, além da opção de envio de e-mails e mensagens que alertem sobre um novo andamento, ou a disponibilidade no site para consulta. Desse modo, aumenta-se a confiança no estabelecimento e a satisfação do público por ter informações constantes sobre o pedido.
Outro fato é que, quando o cliente tem acesso a essas informações, ele não precisa estar constantemente entrando em contato com a empresa, o que reduz as reclamações e os chamados. Isso melhora o relacionamento e minimiza os problemas no SAC, já que o atraso de mercadorias e a falta de comunicação é um dos principais motivos de insatisfação e reclamação.
Na maioria dos casos, os tradicionais pontos de monitoramento não são eficazes ou as informações acabam sendo repassadas em intervalos demorados, além das situações em que os dados não são cedidos como forma de evitar o comprometimento da imagem da organização.
No entanto, isso pode fazer o efeito contrário e prejudicar muito as empresas, tendo em vista que o SAC precisa ter acesso a todas informações, como motivos pelos quais a entrega não foi efetuada, comprovação de que a mercadoria chegou ao destino, detalhamento dos pedidos, entre outros, e a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo.
Quais são os benefícios do rastreamento de entrega?
O planejamento e acompanhamento logístico de transporte e entrega de mercadorias engloba diversos pontos que geram diversas vantagens, que vão desde o aumento da qualidade dos serviços oferecidos aos resultados positivos de desenvolvimento da transportadora. Conheça, a seguir, os principais:
- reduz e evita atrasos, já que o rastreamento de entrega consegue identificar eventuais demoras no processo, o que possibilita a antecipação da ocorrência de imprevistos que atrapalhem a pontualidade da entrega;
- minimiza reentregas e devoluções, que são considerados grandes problemas para os estabelecimentos – isso porque, além de afetar a relação com o cliente, requer a reposição do produto, provocando prejuízo para os negócios;
- agilidade, tendo em vista que a implementação da tecnologia permite ajustes rápidos nas rotas quando existem algum tipo de incidente, como problemas com o veículo, desvio na estrada e demais que implicariam em prejuízos e atrasos;
- economia, considerando que, com um bom planejamento logístico, existe a diminuição de custos, o que otimiza os resultados para que tudo saia de acordo com o esperado;
- segurança de cargas e motoristas, pois o rastreamento alinhado ao planejamento de rotas ajuda a averiguar se o percurso está sendo feito como definido previamente;
- produtividade, já que os gestores terão mais tempo para atuar de maneira estratégica, propondo ações e mudanças, conforme as metas e os objetivos da instituição;
- valor agregado, pois a empresa passa a transmitir uma imagem moderna e segura para o segmento, como de que se encontra inserida nas inovações, o que eleva o diferencial competitivo;
- análise de desempenho, tendo em vista o recebimento de dados sobre a performance de colaboradores, fornecedores e demais envolvidos, permitindo que ajustes sejam feitos e alinhados de acordo com as perspectivas de crescimento;
- resultados positivos, já que, com tanto benefício, é possível alcançar os objetivos estabelecidos pela empresa;
- fidelização do cliente, pois, com tudo isso, o cliente se sente satisfeito e fica mais seguro ao acompanhar, em tempo real, a chegada do produto.
Como pode perceber, o rastreamento de cargas é abrangido por várias questões, como acompanhamento das entregas, uso das informações para tornar os processos estratégicos e demais. Esse recurso, junto com ações logísticas bem-estruturadas, é um grande aliado no êxito da empresa.
Por isso, o rastreamento de entrega proporciona tanta credibilidade ao estabelecimento quando comparado aos concorrentes que não implementaram tal recurso. Além disso, muitos consumidores consideram a possibilidade de monitorar suas encomendas como um requisito para voltarem a fazer negócios com a empresa.
Dessa forma, é possível considerar que o rastreamento de entregas e suas informações fornecidas são fundamentais e precisam fazer parte dos processos da companhia, principalmente por ser um atributo que pode fazer toda a diferença em um mercado cada vez mais competitivo.
Agora que você já sabe a importância do rastreamento de entregas, é importante ter em mente que contar com a tecnologia é fundamental para tornar essa prática automática e otimizada, o que reduz bastante as chances de erros. Além disso, atuar por meio de atualizações ágeis do status de entrega, conferindo a segurança e confiabilidade necessárias, propiciando a experiência adequada para fidelizar os clientes e minimizar de forma considerável os índices de reclamação.
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