Nesse texto trazemos a importância de uma análise estratégica e bem elaborada utilizada no setor logístico para uma tomada de decisão assertiva. Falaremos como a análise preditiva e as suas características agregam valor ao seu negócio, possibilitando uma melhor visão gerencial do que poderá acontecer no futuro.
Ficou interessado para saber mais? Continue a leitura desse texto e descubra!
O que é análise preditiva?
Coma a expansão de tecnologia de ponta e com o acesso cada vez maior no volume de dados aos quais as empresas têm acesso, os gestores precisam desenvolver técnicas de análises mais assertivas para as suas tomadas de decisões.
Assim, a análise preditiva auxilia as empresas fazendo referência ao conjunto de técnicas estatísticas, as quais são utilizadas na gestão de dados, com o objetivo principal de prever eventos futuros.
Esse tipo de análise refere-se tanto aos dados históricos quanto em tempo real, para a prevenção de comportamentos, tendências e hábitos dos indivíduos e das máquinas.
Como funciona a análise preditiva?
A metodologia praticamente é baseada em dados e algoritmos estatísticos que efetuam a identificação de padrões em sequências anteriores, utilizando essas como referências para redirecionar as próximas etapas da organização.
As tecnologias e as técnicas de análises utilizadas são:
- machine learning;
- big data analytics;
- modelagem estatística;
- inteligência artificial.
Qual é a importância da análise nessa metodologia?
A análise preditiva não se limita apenas a relevância para a tomada de decisão, pois em um mercado cada vez mais competitivo na era digital, a utilidade da metodologia vai muito mais além. Auxiliando as empresas a terem uma melhor visão estratégica do futuro, que identificam ameaças e oportunidades no mercado.
Ajudará também a ter o conhecimento das próximas tendências, otimizando ações de marketing a serem utilizadas, reduzindo os riscos e compreendendo melhor o comportamento do consumidor.
Além de melhorar a qualidade operacional na logística empresarial, a metodologia também influencia outros aspectos, como:
- gestão de clientes;
- alocação de recursos;
- estratégias de vendas;
- atividades lesivas;
- operações.
Benefícios de análise preditiva
Uma série de vantagens são oferecidas às empresas, com a tomada de decisão assertiva que reforçam o negócio e otimizam algumas competências:
- análise da demanda;
- gerenciamento de inventário;
- planejamento das reposições;
- otimização dos recursos;
- redução dos custos.
Como fazer a análise preditiva?
Para que as empresas consigam se beneficiar das vantagens da análise preditiva é necessário compreender o armazenamento de dados de forma correta e o monitoramento de informações coletadas, pelas seguintes etapas:
- definição de objetivos;
- agrupamento dos dados;
- criação de modelos preditivos;
- seleção e preparação das variáveis;
- avaliação dos modelos;
- validação do modelo escolhido;
- execução e monitoramento.
Vimos que a análise preditiva antecipa as mais diferentes questões empresariais por meio da tomada de decisão que se baseia em tecnologias que contribuem bastante com as previsões de tendências, a percepção de novos hábitos de consumo e também a mudança no mercado.
Esperamos que tenha sido válido o conteúdo e tenha feito sentido para você. Nesse texto levamos a sua melhor compreensão da análise de dados e de informações para uma tomada de decisão certeira.
Quer saber mais sobre os nossos conteúdos no blog? Clica aqui e nos acompanhe.