Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Logística Inbound

      Bike delivery: conheça mais sobre essa tendência aqui!

      2 anos atrás - por:

      Bike delivery

      A sociedade está passando por grandes mudanças em processos antes tidos como dominantes. A tecnologia é uma das principais expoentes desse patamar de transformação. Aplicativos que modificam a forma de alimentar, locomover e relacionar já demonstram como esse tipo de ferramenta está se tornando presente no dia a dia das pessoas.

      Nessa lógica, a sustentabilidade está também relacionada a esse processo de mudança. A opção por meio de transportes sustentáveis, por exemplo, é algo totalmente em voga. Com isso, temos o surgimento do bike delivery como uma nova revolução no mercado logístico. A agilidade e a emissão nula de poluentes são algumas de suas principais vantagens.

      Para você entender melhor como funciona o Bike Delivery, preparamos este texto com todas as informações sobre essa nova tendência. Portanto, continue a leitura para conferir!

      Qual a importância do surgimento de inovações sustentáveis?

      É nítido que cada vez mais as pessoas estão se preocupando com questões relacionadas ao meio ambiente e a perpetuação dos recursos naturais. E isso não é à toa! As degradações ambientais e atitudes exploratórias acabam por prejudicar o desenvolvimento harmônico da sociedade, trazendo diversos prejuízos.

      Essa conscientização passou a ganhar força também no mundo empresarial. Na Europa, por exemplo, já existem legislações sobre a emissão de poluentes e monóxido de carbono pelos veículos de passeio. Isso fez com que as montadoras passassem a pensar em alternativas para se adequarem às regras e gerarem o mínimo de prejuízo possível ao planeta. Com isso, veículos híbridos ou movidos a biocombustíveis ganharam ainda mais destaque.

      Assim, as inovações sustentáveis são criadas constantemente e ajudam a pensar em novas formas de realizar antigos processos. Afinal, preservar e conseguir crescer são questões totalmente conciliáveis!

      Nesse novo cenário, os próprios consumidores já têm conhecimento da importância das inovações sustentáveis e, por isso, passaram a priorizar marcas que atendam a esses mandamentos e posturas organizacionais.

      O que é o Bike delivery?

      De forma simples, o bike delivery é entrega de encomendas e produtos utilizando uma bicicleta como meio de transporte. Essa inovação surgiu em alguns países há alguns anos. Nos Estados Unidos, a DHL passou a investir fortemente nesse modelo logístico a fim de gerar uma revolução no mercado.

      O grande desafio, no entanto, é trazer a sustentabilidade para a logística sem perder a eficiência. Isso decorre do fato de que a economia gerada pela bike precisa também estar acompanhada de uma boa taxa de produtividade. As pessoas sempre procuram receber seus pedidos no menor tempo possível. Por isso, é preciso pensar em modelos flexíveis que consigam trazer o resultado esperado.

      Nesse sentido, um ponto muito importante a ser analisado é que o gasto com combustível representa uma das maiores despesas para as empresas de logística. Manter rotas distantes e onerosas acabam sacrificando o caixa do negócio, e isso afeta diretamente o lucro do segmento logístico. Porém, com uma boa estratégia de bike delivery é possível reverter esses problemas e gerar muito mais valor ao processo.

      As principais economias obtidas com o bike delivery são:

      • manutenção (nas bicicletas o custo é muito menor);
      • multas de trânsito;
      • documentação da frota.
      • combustível;
      • seguro (existe para as bicicletas, mas é muito mais barato);
      • agilidade em grandes centros urbanos;
      • não emissão de poluentes.

      Vale ressaltar que, nessa análise, dois pontos têm grande relevância para quem trabalha com entregas: a diminuição de gastos com combustíveis e o fato de não causar poluição ambiental.

      O que são cargo bikes?

      Esse termo também é muito empregado. Você sabe o que ele representa? Pois bem, cargo bikes nada mais é do que uma modalidade de bicicleta que tem pequenos containers — que suportam cargas de até 125 kg.

      Com isso, elas são muito versáteis e conseguem transportar desde pequenos envelopes até objetos de dimensões e pesos bem maiores.

      Muitas empresas no mundo afora já passaram a implementar as cargo bikes na sua frota. O Uber Eats, por exemplo, já faz o uso do bike delivery como uma ferramenta para enfrentar o trânsito das grandes cidades e realizar as entregas nos mais diversos locais.

      Outra empresa que já utiliza amplamente esse modelo é o aplicativo de entrega de comida Ifood. A empresa dispõe, inclusive, de plataforma própria, denominada Ifood bike. O esquema de funcionamento é praticamente o mesmo do seu concorrente, Uber Eats.

      Por fim, o bike courier, ou também conhecido como ciclista mensageiro, é mais uma forma interessante de se trabalhar com o bike delivery. O modelo ágil, dinâmico e flexível faz com que esse sistema passe a ser pensado como uma excelente alternativa logística para as empresas.

      Qual a importância de ter um controle de entregas?

      Enviar e receber mercadorias é uma atividade muito antiga, que remonta o uso das cartas registradas.

      No entanto, com o tempo, houve um maior volume de demanda, principalmente com o avanço da internet, em que as entregas de produtos e mercadorias cresceram exponencialmente. São exatamente mudanças desse tipo que demonstram a força e a importância de se ter novos modais de entrega, mostrando como o setor de bike delivery é altamente promissor.

      Esse cenário revela, ainda, como é vital saber rastrear todas as etapas para que o resultado seja satisfatório. Assim, um bom controle de entregas também é muito importante nesse processo, visto que possibilita saber exatamente o que está acontecendo em cada ponto da jornada.

      Agora que você descobriu que o bike delivery já é uma realidade nas cidades brasileiras, é preciso ficar atento às novas transformações de mercado. Lembre-se que o segmento logístico passa por profundas mudanças, e as forma de entrega é uma delas.

      A tendência em utilizar novos meios para transporte de carga ganha ainda mais visibilidade na sociedade. Além disso, há uma grande preocupação ambiental, pois os veículos automotores são responsáveis por grande parte da poluição. Nesse sentido, o bike delivery está na vanguarda do setor, mas já tem uma grande aplicabilidade em vários tipos de empresas. Portanto, renovar e inovar são as palavras-chave do momento!

      Quer receber mais conteúdos como este? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo. Postamos sempre novidades e informações valiosas aqui no blog.

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post