Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Supply Chain

      7 benefícios da automatização da gestão da cadeia de suprimentos

      1 ano atrás - por:

      gestão da cadeia de suprimentos

      Uma boa gestão da cadeia de suprimentos impacta diretamente a satisfação e a fidelização dos clientes. Isso porque o gerenciamento de processos produtivos deve ser o mais otimizado possível, eliminando gargalos, desperdícios e procedimentos desnecessários. Uma das formas de fazer isso é contando com a tecnologia, principalmente aquelas voltadas para a automatização.

      Atividades manuais demandam tempo e são bastante propensas a erros. No entanto, a automatização busca mitigar esses problemas, maximizando a eficiência e a produtividade dos processos. Portanto, é fundamental conhecer como isso ocorre dentro de uma cadeia de suprimentos, além de compreender os benefícios dessa automatização.

      Ficou interessado no tema? Continue a leitura para entender melhor os 7 benefícios que a automatização da cadeia de suprimentos pode proporcionar ao seu negócio!

      Gestão da cadeia de suprimentos

      Também conhecido por Supply Chain Management (SCM), a gestão da cadeia de suprimentos consiste em um conjunto de atividades e processos que atuam desde a obtenção de matérias-primas na produção de um bem até a sua entrega ao cliente. São procedimentos relacionados , por exemplo, com armazenamento, estocagem e embalagem de uma mercadoria.

      Funcionamento da gestão da cadeia de suprimentos

      O objetivo é promover o máximo de integração, acompanhamento, controle e organização dos processos. Vale salientar que isso tem relação direta não só com a parte interna do negócio, mas também é preciso considerar agentes externos, como os fornecedores e, principalmente, os consumidores.

      Em outras palavras, para que a gestão da cadeia de suprimentos funcione, é preciso que haja boa comunicação, negociação — no caso dos fornecedores — e coleta constante de feedbacks dos clientes, de modo a promover o aprimoramento frequente dos processos e, consequentemente, do produto final.

      Dito isso, os principais elementos que compõem uma Supply Chain são:

      • produção de mercadorias;
      • fluxo de dados;
      • custos;
      • atividades logísticas;
      • canais de distribuição;
      • tempo de entrega dos produtos;
      • atividades dos colaboradores.

      Benefícios de automatizar a cadeia de suprimentos

      Como vimos até aqui, a gestão da cadeia de suprimentos lida com processos de ponta a ponta, desde a obtenção de insumos até a entrega de um produto ao cliente. Uma vez que a empresa adota a automatização na Supply Chain, diversos benefícios podem ser obtidos, e é justamente isso que você pode conferir a seguir!

      1. Redução de custos

      A automatização permite a otimização de processos, bem como a realização de atividades manuais com maior precisão e em pouco tempo, ajudando a reduzir custos operacionais. Além disso, ganha-se em eficiência, produtividade e enxugamento dos estoques. Quando o gerenciamento da cadeia de suprimentos é automatizado, os departamentos passam a se comunicar melhor, de modo a evitar compras desnecessárias de itens que podem ficar represados no estoque.

      2. Capacidade de resposta e precisão

      A automatização da cadeia de suprimentos também fornece aos gestores uma série de informações estratégicas que facilitam as decisões. Mais que isso, esses dados de negócios apontam não só cenários presentes como também situações futuras, de modo que a empresa consiga se antecipar e obter ganhos. Portanto, as mudanças que ocorrem no mercado passam a ser mais facilmente detectadas, possibilitando a atualização do planejamento estratégico, em caso de necessidade real.

      3. Inovação empresarial

      A inovação contínua permite que uma empresa esteja sempre à frente dos seus concorrentes. Nesse sentido, a automatização da cadeia de suprimentos pode ser um excelente aliado, por fornecer informações de negócios com precisão e em tempo real. Outro componente essencial na inovação é a simplificação, que consiste em eliminar, automatizar ou enxugar atividades consideradas desnecessárias, que alteram o chamado Lead Time da empresa. Ou seja, o tempo que leva entre a realização dos pedidos por parte do cliente até a chegada desse item ao seu destino.

      4. Previsibilidade de manutenção

      Durante as etapas de produção de um item, por exemplo, podem ocorrer defeitos nas máquinas, de modo que a manutenção precisa ser feita. Consequentemente, leva-se um tempo até que esse equipamento volte a funcionar, o que pode aumentar o Lead Time que falamos há pouco. Dito isso, a automatização da cadeia de suprimentos fornece informações de caráter preventivo e preditivo acerca do estado das máquinas e outros equipamentos. Dessa forma, evita-se interrupções prolongadas e assegura-se a eficiência dos processos.

      5. Maior visibilidade

      A automação do Supply Chain também permite aos gestores ter uma visão geral do negócio. Isso é feito por meio do compartilhamento e da integração de dados entre os setores, que agora passam a ser facilmente visualizados, de modo a simplificar as decisões. Além disso, são coletadas informações sobre as preferências de consumo das pessoas, o que contribui no aumento ou na contração do estoque, a depender das informações que foram coletadas.

      6. Maior dedicação às atividades estratégicas

      Uma vez que um software passa a fazer o trabalho manual e repetitivo, os colaboradores internos têm mais tempo para desempenhar atividades estratégicas e gerenciais do negócio. Por exemplo, o profissional agora pode se dedicar a melhorar o atendimento e o relacionamento com os clientes, com base nos feedbacks coletados. Ou, ainda, fazer otimizações no estoque, de modo que não haja produtos de mais e nem de menos.

      7. Acompanhamento da qualidade do produto

      Quando os processos são eficientes, a tendência é que a qualidade do produto final seja melhor. Aqui, vale reforçar o conceito de melhoria contínua, que é quando ocorrem aprimoramentos na cadeia produtiva, de modo a elevar a satisfação e a fidelização dos clientes. Dessa forma, tudo aquilo que for ineficiente ou gerar gargalos vai gradativamente ser eliminado da cadeia de suprimentos, o que contribui na maximização da produtividade e dos lucros.

      Como vimos, a automatização da gestão da cadeia de suprimentos impacta diretamente a satisfação e a fidelização dos clientes. Nesse sentido, antes de contratar uma solução tecnológica, é importante fazer, dentre outras coisas, o levantamento das necessidades do negócio e procurar no mercado uma empresa especializada. Nós, da eSales, podemos trazer as melhorias que a sua empresa precisa, por meio do aumento de produtividade de toda a cadeia de valor, com segurança, rastreabilidade e máxima eficiência.

      Gostou do artigo e quer mais informações sobre como a eSales pode promover a automatização da cadeia de suprimentos da sua empresa? Acesse o nosso site agora mesmo e conheça melhor as nossas soluções!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post