Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Gestão de Vendas e VMI

      7 vantagens da integração de dados na gestão de transporte

      6 meses atrás - por:

      integração de dados

      A integração de dados pode ser a solução para um problema recorrente nas empresas em geral: a ineficiência na gestão de informações do negócio. Com cada departamento operando de forma praticamente isolada, fica difícil proporcionar aos gestores uma visão integral das operações. Não obstante, esse cenário leva, entre outras coisas, à redução de competitividade e falta de controle acerca das falhas e desperdícios do negócio.

      De que forma a integração de dados pode impactar a logística de transporte de uma empresa? Ao longo do texto vamos apresentar 7 benefícios de centralizar as informações e proporcionar melhorias de longo prazo ao negócio. Continue a leitura até o final e saiba mais sobre o enorme potencial da integração de dados!

      O que é integração de dados?

      Quando os dados de uma empresa são integrados, as informações de todos os setores podem ser visualizadas em uma única tela. Como falamos, a falta de integração faz os sistemas trabalharem isolados e sem compartilhar dados, principalmente em virtude da falta de compatibilidade entre os arquivos. Dessa forma, alguns setores-chave da empresa (vendas, estoque e financeiro, por exemplo), passam a se comunicar melhor entre si, aumentando o sincronismo e conferindo maior confiabilidade à operação.

      Como funciona a integração de dados na gestão de transporte?

      Em uma operação logística, além dos setores-chave citados há pouco, existe também a gestão do transporte. Trata-se, portanto, de uma cadeia de suprimentos complexa, o que exige boa comunicação e sincronismo entre todos os dados do negócio. Dito isso, a integração de dados torna os processos mais ágeis, com o grande auxílio da computação em nuvem.

      Imagine o seguinte cenário: a empresa faz um pedido de mercadoria. No momento em que o fornecedor entrega o produto, não só o sistema de estoque é atualizado, mas também o de vendas, financeiro e contábil são notificados. Dessa forma, agiliza-se, entre outras coisas, a emissão de documentos fiscais e a gestão de toda a cadeia é facilitada.

      No momento de fazer o transporte de mercadorias aos clientes, a integração de dados também ajuda bastante. É comum que várias transportadoras sejam cotadas para o serviço, exigindo um sistema robusto que gere relatórios para que os gestores consigam fazer as melhores escolhas, com base em variáveis como o preço e qualidade dos veículos da frota a ser contratada.

      Qual a importância da integração de dados na gestão de transporte?

      Quanto mais complexa for a operação, maior será a chance de falhas e erros, especialmente quando os processos são manuais. Portanto, de uma forma geral, a integração de dados melhora o nível de organização, controle e gestão das atividades envolvendo transporte de mercadorias. Acompanhe a seguir as principais vantagens de integrar os dados na logística!

      1 – Redução de fraudes

      Fraudes e inconsistências de dados são melhor identificados com ajuda de Inteligência Artificial. O que ocorre, na prática, é o cruzamento de informações em um pequeno intervalo de tempo, auxiliando colaboradores e gestores a encontrar aspectos da operação que antes passavam despercebidos.

      2 – Aumento da eficiência

      O aumento da eficiência tem relação direta com a automação dos processos logísticos. Nesse sentido, as atividades repetitivas são feitas agora pela máquina, enquanto os colaboradores se dedicam a atividades estratégicas do setor, de modo a gerar maior valor ao cliente e potencializar a sua fidelização.

      3 – Maior acessibilidade dos dados

      O que é mais prático, buscar uma informação em vários sistemas ou em apenas um? A integração, por consequência, promove a centralização dos dados, tornando-os acessíveis em pouco tempo. Outra implicação disso é que o conhecimento do colaborador acerca da gestão do transporte aumenta, auxiliando-o em suas atividades de caráter mais estratégico do setor.

      4 – Decisões mais acertadas

      Tomar decisões tem se tornado cada vez mais desafiador aos gestores. Com tantas empresas disputando o cliente, torna-se imprescindível contar com soluções para integração de dados. A Inteligência Artificial também tem um papel fundamental, expondo o cenário interno e externo da companhia com elevado grau de precisão, contribuindo, portanto, para decisões mais acertadas.

      5 – Redução de custos

      Processos manuais implicam em erros e erros geram custos adicionais. Imagine, por exemplo, que a empresa não conta com um sistema robusto para a precificação de frete. A ineficiência do processo pode acarretar, entre outras coisas, a recusa dos clientes em fechar negócio, ou ainda, em um número maior de viagens para a entrega das mercadorias. Com o aumento crescente no preço da gasolina e do diesel, os custos podem se tornar proibitivos.

      6 – Melhor controle dos processos

      Sistemas que operam de maneira descentralizada não fornecem aos gestores uma visão sistêmica dos processos logísticos. Logo, muitas falhas e pontos de melhoria deixam de ser identificados, tornando a operação menos eficiente. Desde a chegada da mercadoria no estoque (logística inbound) até chegar ao cliente (logística outbound), empecilhos operacionais, por menor que sejam, podem ser detectados e tornar os processos mais eficientes.

      O processo de cotação também se beneficia com a integração dos dados. O motivo disso é que a contratação das empresas responsáveis pelo transporte ocorre com base em informações mais confiáveis, visto que elas foram cruzadas com auxílio da Inteligência Artificial.

      7 – Aumento de competitividade

      Toda operação, inclusive a logística, é dotada de riscos. No entanto, quando eles são documentados, é possível fazer uma gestão voltada para evitá-los ou reduzir ao máximo a incidência deles. A integração de dados atua nesse sentido, tornando a operação mais segura em toda a cadeia de suprimentos. A consequência disso é maior competitividade e potencial para expandir a operação e conquistar uma fatia cada vez maior de clientes.

      O que é necessário para integrar os dados?

      A integração se dá por um sistema que centraliza os dados em uma única interface. Muitas das vezes, a solução funciona na nuvem, aumentando a segurança da informação e a mobilidade, visto que os profissionais podem acessar relatórios fora da empresa e em dispositivos móveis. A solução a ser contratada deve, portanto, fornecer uma robusta integração de dados e automatizar o máximo de atividades manuais, inclusive para facilitar, por exemplo, processos de auditoria das faturas de transporte e roteirização.

      A integração de dados torna mais eficiente a gestão do transporte. A eSales possui uma solução que gera maior eficiência em toda a cadeia de valor, auxiliando também na redução de custos operacionais e aumento de vendas. Nossa empresa acredita que a transformação digital é a chave para a gestão de transporte se tornar mais organizada, lucrativa e competitiva.

      Acesse o site da eSales agora mesmo e veja como o nosso sistema de integração logística pode impactar e transformar o seu negócio!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post