Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Logística Outbound

      Descubra como funciona e conheça as vantagens de um sistema EDI na Logística

      1 ano atrás - por:

      sistema edi

      Não há dúvidas da importância do setor logístico para o oferecimento de um serviço de qualidade e alcance dos melhores resultados para o negócio. No entanto, para que isso aconteça, é preciso contar com ferramentas eficientes e capazes de otimizar os processos gerenciais e operacionais, minimizar erros, custos, aumentar a produtividade e demais vantagens. Nesse caso, contar com um sistema EDI é uma ótima ideia.

      Quer entender melhor como funciona essa ferramenta, funcionalidades e benefícios? Então, acompanhe este artigo e veja algumas informações apresentadas por Voltér Trein, CRO da eSales.

      O que é o sistema EDI e para que ele serve?

      Trata-se de um sistema de troca eletrônica de informações que permite que os embarcadores, transportadoras ou entes de uma relação de negócio consigam trocar informações entre si.

      É uma solução criada já há alguns anos, que facilitou a troca de arquivos entre empresas, permitindo a criação de comunidades de negócios. Qualquer empresa pode se valer de um sistema EDI, bastando haver uma conexão entre um ente de negócio e outro, simplificando toda a troca de informações.

      Foi uma maneira de se criar alternativas para uma troca de informações de forma mais efetiva nos primórdios da internet, quando o envio de um arquivo de um lado para o outro era algo extremamente difícil em virtude da falta de capilaridade das redes de troca de dados.

      Como esse sistema funciona?

      O EDI pode ajudar em várias atividades diárias. Em todas as empresas que precisam criar comunidades de negócios, se relacionar com seus pares, seus fornecedores, clientes, distribuidores etc.

      É uma ferramenta importante, pois permite colocar todo mundo na mesma página de uma cadeia de negócios, como por exemplo, faz com que um embarcador se comunique com seus fornecedores e seus clientes e uma indústria fale com seus distribuidores ou varejo de forma automatizada.

      O EDI gera uma troca automática de dados baseada em uma rede de valor agregado e pode ajudar bastante a resolver estes desafios, inclusive com ferramentas que oferecem a possibilidade de tráfego de um alto volume de arquivos.

      Entre os benefícios de utilizar o EDI, podemos apontar a informatização de tarefas manuais, redução de erros de digitação, melhora na comunicação com os sistemas de empresas parceiras, eliminação da redigitação de informações, processamento automático de transações comerciais, entre outros.

      O sistema também viabiliza a conciliação de todas as informações, permitindo a troca de um alto volume de arquivos entre uma ponta e outra, o que agrega valor ao processo, permite uma análise mais precisa, tanto em processos logísticos, financeiros e governamentais, além de tomadas de decisões e criação de soluções mais acertadas.

      Como o sistema EDI pode ser aplicado no transporte de cargas?

      O EDI pode ser aplicado de uma maneira muito efetiva no transporte de cargas, o que já ocorre há bastante tempo. Como se faz isso? Se cria uma conexão entre os embarcadores e as transportadoras de forma automatizada, fazendo com que todos os documentos utilizados naquela relação comercial trafeguem com agilidade e eficácia.

      Ou seja, uma nota fiscal, documento, fatura, entre outros, são enviados de forma automática e basta o sistema parametrizar de acordo com cada relação comercial. Da mesma forma, no processo de recebimento, também pode ocorrer a automatização na relação com fornecedores e transportadoras na chegada de mercadorias.

      Então, o EDI consegue agregar valor em toda essa relação na cadeia de distribuição, permitindo agilidade, confiança de dados e uma rede segura para que essas informações não sejam compartilhadas com quem não deve vê-las.

      O sistema traz inúmeros benefícios para a relação de transportes, pois faz com que todos os entes de uma cadeia de negócios estejam na mesma página.

      O gestor passa não olhar somente da porta da empresa para dentro, como também passa a olhar para o mercado de uma forma global, para a relação com seus parceiros, garantindo que os produtos estejam na porta do cliente no prazo adequado e que, principalmente, eles tenham as informações nas mãos para tomar as melhores decisões.

      Afinal, quem não mede não consegue melhorar, e ter as informações no momento certo e na hora adequada é crucial para que se faça uma gestão eficaz, melhorar performances e reduzir custos. Então, é uma ferramenta potente, segura e que permite uma troca de informações de maneira muito eficaz.

      Quais cuidados devem ser tomados ao implementar o EDI na empresa?

      Uma empresa que vai realizar um processo de EDI precisa tomar cuidado em ter fornecedores que sejam de confiança, que tenham capacidade de atendimento e que, principalmente, tenham robustez para suportar uma troca de dados que muitas vezes é massiva.

      É importante que a estrutura do parceiro seja segura para que seus dados não sejam compartilhados com quem não deve, nem sejam passíveis de uma invasão, e que essa estrutura permita com que ele fique online cem por cento do tempo, pois muitos dos casos são clientes, embarcadores e transportadoras que trafegam suas informações de mercadorias vinte e quatro horas por dia.

      Então é preciso que a ferramenta seja robusta, que ela tenha a segurança e suporte adequados para que, quando acontecer algum problema, se possa agir de forma muito rápida e que uma nota fiscal ou documento não fique parado numa secretaria da fazenda, ou que nenhum veículo fique parado em uma fiscalização, sem poder transitar porque o arquivo não foi enviado de um local para outro.

      Como o sistema EDI da eSales pode ajudar?

      A eSales tem toda a propriedade de vinte e cinco anos de trabalho, utilizando EDI para ajudar empresas, embarcadores e transportadoras. Apresenta toda a condição de se provar ao longo do tempo, de uma solução robusta, com muita experiência e de ter uma estrutura sólida fazendo isso na cadeia de suprimentos, falando tanto em Supply Chain, logística, processo financeiro, e em processos governamentais de altíssimo volume e capilaridade.

      Também é possível contar com experiência e ferramentas que podem fazer isso com segurança e qualidade de informação, garantindo que o processo do cliente fique cem por cento online vinte e quatro horas.

      São mais de mil clientes embarcadores utilizando essa solução, mais de duas mil e quinhentas transportadoras conectadas, mais de trezentos mil usuários e mais de trezentas mil conexões interempresariais ao longo da história. Então a eSales tem robustez e garantia de segurança nesse processo. A eSales tem como diferencial se valer do EDI como base de sustentação de soluções de entrega de valor.

      Como pode perceber, o EDI se provou ao longo do tempo como uma ferramenta robusta e capaz de entregar a informação para toda uma cadeia de suprimentos de forma muito adequada, garantindo melhores resultados para as operações logísticas.

      Quer conhecer melhor sobre a solução oferecida pela eSales e como ela pode ajudar nesse processo? Então, entre em contato agora mesmo!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post