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Varejo digital: como a integração bancária pode ajudar no crescimento?

Varejo digital: como a integração bancária pode ajudar no crescimento?

O avanço das tecnologias deu origem ao varejo digital. O ambiente online é mais cômodo, prático e se mostra como uma excelente alternativa ao consumidor. Essa atividade, no entanto, demanda de adequações para que funcione bem. A integração bancária é uma delas, já que permite que transações financeiras sejam realizadas sem complicações.

Adotar esse recurso é indispensável para as empresas que estão começando suas atividades no ambiente online. Este post vai detalhar mais o assunto e mostrar como o crescimento do varejo digital pode ser fortalecido com a integração bancária.

Boa leitura!

O crescimento do varejo digital

Já estabilizado, o varejo digital segue em franco crescimento no Brasil. Só em 2017, esse desenvolvimento foi de 12% e a expectativa é que esse percentual suba para 15% até o final de 2018. Os números relevantes estão associados ao amplo acesso à Internet e aos recursos que viabilizam essa atividade.

O país já tem 116 milhões de pessoas conectadas, o que representa uma grande influência nos hábitos de consumo. Esse acesso possibilita, por exemplo, pesquisas sobre produtos e serviços no geral. Uma vez que os resultados são encontrados, são grandes as chances do direcionamento do usuário aos e-commerces e marketplaces.

O entendimento desse movimento é cada vez maior, e isso possibilita uma imensa oferta de negócios online. A grande variedade de alternativas fortalece o varejo digital, mas também mostra a importância de focar em um serviço de qualidade.

Atualmente, o consumidor busca mais do que um bom produto e um preço competitivo. A experiência de compra conta muito. Isso envolve fatores como a navegação no site, a variedade de opções e o modo de pagamento — esse último item também tem grande importância aos varejistas.

A importância da integração bancária na gestão financeira

Gerir a entrada e saída de valores é uma tarefa inerente à qualquer atividade comercial. Entretanto, quando se trata de transações online, é preciso contar com recursos que facilitem a gestão financeira. A integração bancária é o principal deles atualmente, capaz de automatizar operações e favorecer o controle.

Com um grande número de consumidores ativos na web, é natural que o volume de vendas seja considerável para as empresas. Controlar todo esse dinheiro pode ser um problema sem a aplicação da tecnologia. A integração facilita essa tarefa, já que oferecer dados detalhados e com apontamentos precisos.

A comunicação com bancos e operadoras de cartão de crédito

A eficiência na comunicação com instituições financeiras é uma das principais necessidades do varejo digital. Qualquer transação bancária precisa ser clara e ágil para todas as partes. Uma compra deve ser aprovada rapidamente, já que isso influencia na experiência do consumidor.

Se um negócio online não tem dinamismo nessa etapa, não consegue ter o devido controle do fluxo de caixa. Nesse momento, dois problemas se configuram:

  • a não confirmação de uma transação, o que afeta o cliente;
  • a falta de controle de informações imprescindíveis à gestão da empresa.

A integração automatiza a comunicação entre negócios online e instituições financeiras. No momento que uma compra é realizada, independentemente da forma de pagamento, a empresa automaticamente já é informada desse crédito. Assim, o restante do processo logístico é executado com rapidez e transparência.

Controle eficiente de dados de diversas instituições

Outra característica no varejo digital é o recebimento de informações de diversas instituições financeiras. Esse volume de dados requer que os negócios online estejam integrados com todos os bancos, assim, a otimização das atividades acontece de maneira ampla.

Os pagamentos vêm de diferentes fontes, e seria um erro não estar conectado com cada um deles, uma vez que isso interfere, inclusive, na experiência do comprador. Também pode ser necessário emitir pagamentos e realizar outras operações.

Os benefícios de fazer a integração

A integração bancária traz uma série de benefícios para as empresas do varejo digital. A maioria deles caminha para uma direção: a gestão financeira eficiente. A seguir, confira algumas dessas principais vantagens e como elas podem fortalecer o seu negócio no âmbito administrativo.

Visão global das atividades financeiras

Ter que controlar as informações da relação entre empresa e bancos é comum. Entretanto, é mais complicado fazer isso separadamente, com cada uma das instituições. A integração permite que essa visão seja global, com dados precisos e com uma abordagem mais ampla e transparente.

Ter essa visão global se faz necessário com um grande número de transações diariamente. O alto volume de dados não é um problema, uma vez que a integração permite controlá-los de uma vez só, de forma geral.

Redução de erros e informação incompatíveis

Na era digital é praticamente inviável controlar informações e dados manualmente. Humanos estão suscetíveis a erros, enquanto recursos digitais estão muito menos. A integração é um processo automatizado e que disponibiliza todos os números de maneira fiel, isento de falhas.

Dessa forma, ao acessar resultados financeiros, gestores e colaboradores da empresa têm a certeza de que não há nenhuma informação desencontrada. Assim, é possível gerar relatórios, balanços e controles do fluxo de caixa de maneira confiável.

Agilidade na oferta de serviços ao cliente

São diversas as modalidades de pagamento de um negócio online — como boleto bancário, transferência e cartão de crédito — que ficam a critério do cliente. A empresa deve se preocupar apenas em oferecer recurso seguros e em manter os serviços funcionando bem. Isso garante uma experiência satisfatória.

Integrar dados bancários torna o checkout mais ágil. As confirmações da compra são emitidas quase que automaticamente, já que o negócio está conectado com as instituições financeiras.

Praticidade na conciliação bancária

Outra importante tarefa das empresas é a conciliação bancária. Checar todas as entradas, saídas e transações programadas é fundamental no cotidiano. Entretanto, realizar essa verificação a partir de diversas fontes é um trabalho cansativo e suscetível a erros.

A integração é feita por sistemas que tornam essas informações mais claras e acessíveis. Tudo é centralizado e disponibilizado em uma só vez, por meio de sistemas eficientes e que facilitam a conferência.

A integração financeira só acontece com o suporte de um sistema que automatize a troca de informações importantes. Esses recursos reúnem e disponibilizam todos os dados necessários para o controle das finanças da empresa. Com eles, é possível ter melhores resultados e garantir uma gestão eficaz, transparente e sólida.

O varejo digital é uma realidade para muitos negócios online, e a integração, certamente, fará diferença na gestão, tornando-a mais efetiva e oferecendo mais oportunidades.

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