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Gestão de custos para o embarcador: entenda como deve ser feita

05/19/2021

Na logística, existem diferentes processos e estratégias que devem ser adotados para melhores resultados. A gestão de custos para o embarcador é uma delas. Trata-se de um processo de controle de contas estratégicas ao negócio. Normalmente, quando é feita uma composição de custos, o de matéria-prima e o de produção são os mais importantes. Porém, aqueles destinados à armazenagem de estoque e aos fornecedores de transporte de frete também são essenciais.

Neste material, baseado na entrevista com Voltér Trein, diretor comercial da eSales, iremos explicar sobre a importância da gestão de custos, dicas de como realizá-la, entre outros tópicos importantes. Continue a leitura e saiba mais!

Como realizar uma gestão de custos para o embarcador?

Para que seja feita uma gestão de custos para o embarcador de forma efetiva, é preciso inicialmente organizar os processos do negócio. Com o objetivo de alcançar esse êxito, inicialmente é preciso contar com bons profissionais em um time, que vai cuidar da curva ABC de custos.

A partir do momento que há especialistas na área, eles vão buscar melhores condições para realizar essa gestão, buscando por ferramentas tecnológicas que contribuirão para esse processo. Além das soluções escolhidas para realizar uma administração eficaz, essas pessoas também analisarão indicadores que auxiliam no controle.

Nesse sentido, vai contar com uma visão sistêmica sobre diferentes processos, desmistificando o preço em relação ao valor. De acordo com Voltér, “um bom custo está posicionado em valor e não em preço, pois agrega aos resultados e consegue definir aquilo que é mais importante ao corpo do negócio de cada empresa”.

Quais os benefícios de terceirizar a gestão de custos e como escolher o melhor fornecedor?

Quando há terceirização da gestão de custos para o embarcador, ele vai poder se dedicar ao core da empresa, parte central do negócio. Quando há a busca por soluções que facilitem esse processo, consequentemente isso vai oferecer ao embarcador condições de ser capilar no seu negócio, se dedicando àquilo que realmente sabe fazer — dessa forma, parceiros terão uma visão de gestão desses recursos de forma mais efetiva.

Quanto à escolha de um bom fornecedor, é preciso que ela esteja baseada no valor e não no preço. Qual a diferença entre os termos? Valor está relacionado à qualidade do produto, ao relacionamento criado com a empresa, ao conhecimento de mercado e aos benefícios oferecidos, enquanto o preço se refere ao recurso que será destinado à solução.

Por essa razão, torna-se necessário fazer uma comparação efetiva entre as melhores condições de fornecimento, custo-benefício do produto e atendimento que atenda às expectativas do cliente.

Como a terceirização dos processos reduz custos para o embarcador?

Reduzir custos de um negócio sem que isso afete a qualidade dos produtos e serviços oferecidos é um desafio para as empresas. Para o embarcador, quando ocorre a terceirização desses processos, consequentemente eles terão a oportunidade de se dedicar àquilo que é a razão do negócio.

Entenda com base nesse exemplo de um cliente da eSales: antes da implementação da nossa solução, ele controlava 210 transportadoras integradas em seu sistema, com mais de 20 colaboradores que cuidavam do processo de forma analógica — em que o controle era feito em uma planilha de Excel em cada site —, com o Portal Entregou houve a possibilidade de reduzir o time dedicado a este processo para apenas 2 colaboradores. Os outros profissionais puderam exercer funções mais estratégicas, o que contribui para melhores resultados.

Além disso, houve uma redução de transportadoras de 210 para 90 pois, naturalmente, houve melhorias no relacionamento e questões como a otimização das rotas de entregas.

Como um Sistema TMS pode auxiliar nesse processo?

Um sistema TMS é uma solução de gestão de transportes que busca organizar toda a cadeia de relacionamento entre um embarcador com suas transportadoras e fornecedores e aliar à cadeia de suprimentos e logística.

Essa plataforma visa consolidar e centrar informações para que o negócio tenha uma melhor performance de transporte. Entre os ganhos que ela trará, destacamos:

  • reduzir custos de fretes;
  • aproveitar oportunidades em função da sazonalidade de mercado;
  • agregar a tecnologia aos processos para que as etapas se tornem mais capilares, mais digitais e menos dependentes de ferramentas analógicas.

O sistema contribuirá para que a empresa possa superar desafios tanto relacionados à Logística Inbound quanto relacionados à Logística Outbound. Na Logística Inbound, por exemplo, o TMS auxilia na criação de uma comunidade de negócios daquele embarcador com fornecedores e transportadoras no recebimento de mercadorias.

Nesse sentido, o agendamento de entrada de cargas pode ser feito de forma online e automatizada, contribuindo para que os caminhões não fiquem parados na portaria esperando por disponibilidade. Consequentemente, nenhuma doca ficará desocupada na chegada, e toda auditoria pode ser feita antes da vinda de materiais. Além disso, o fornecedor só sairá da fábrica com pedido e notas validadas.

O TMS contribuirá, ainda, com a contratação de fretes de forma mais equalizada, verificando a oportunidade de melhor custo-benefício. Também permite o processo de auditoria dos prazos de entregas previstos e realizados, bem como torna possível o rastreio das entregas no processo.

Quais os diferenciais da eSales no mercado?

De acordo com Vólter, a eSales se destaca inicialmente pelo seu tempo de mercado, com vasta atuação de 25 anos. Além disso, ela se provou no tempo como uma empresa sólida, séria e com soluções eficazes, bem como profissionais qualificados que buscam continuamente aperfeiçoar os serviços. Nesse sentido, entregam soluções eficazes para melhorar a gestão de custos dos embarcadores, com inúmeros casos de sucesso com clientes referência em diversos segmentos do mercado brasileiro, como:

  • calçados;
  • alimentos;
  • bebidas;
  • fármacos, entre outros

Hoje, atende mais de 1000 clientes embarcadores e mais de 2500 transportadoras integradas a centenas de milhares de usuários. Sendo assim, as soluções da eSales conseguem fazer com que o embarcador tenha a visão exata dos custos de distribuição, identificando oportunidades de redução e melhorando a capacidade de entrega.

Neste conteúdo, você pôde entender sobre a importância da gestão de custos para o embarcador, dicas de como isso pode ser feito, além de apresentar soluções que contribuem nesse sentido. Conforme vimos, contar com um fornecedor que ofereça valor para a sua empresa deve ser uma das prioridades, uma vez que vai permitir formar uma equipe mais estratégica e contar com custos reduzidos.

Se você ficou interessado em conhecer mais sobre a eSales, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas!

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