logo-esales-branco-2

Institucional

Soluções

gestão financeira

Embarcador: por que se preocupar com a gestão financeira?

08/31/2022

Ter atenção à gestão financeira de seu negócio será um diferencial competitivo significativo. Por meio dessa prática, a equipe consegue alcançar uma alta performance no gerenciamento e na administração financeira, de modo que os custos sejam mais evidentes e as estratégias sejam voltadas especialmente para a empresa adquirir maior lucratividade e, consequentemente, ter a oportunidade de investir em novas ferramentas e soluções.

Neste material, a gente explica mais detalhes sobre os motivos de se investir nessa área, além de ressaltar as melhores dicas que podem ser implementadas em seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância de investir na gestão financeira de seu negócio?

A seguir, trouxemos alguns dos principais tópicos que reforçam a importância de investir na gestão financeira do negócio. Confira!

Redução de custos operacionais

Um dos objetivos da gestão financeira para a transportadora é o de entender quais são os principais gastos e investimentos feitos pelo negócio. Por meio das práticas implementadas, há a possibilidade de identificar os custos fixos e variáveis. Ou seja, aqueles que têm variações ao longo dos meses e aqueles que se repetem de forma recorrente. Nesse sentido, a empresa pode avaliar quais são aqueles valores que podem ser reduzidos e em quais setores, hoje, há mais investimento (e se existe um retorno atrativo).

Reduzir custos sem que isso impacte a qualidade dos produtos e serviços oferecidos é um desafio para grande parte das empresas, que pode ser reduzido caso haja uma gestão financeira relevante e com processos bem estabelecidos.

Otimização do controle financeiro

Muitas vezes, a equipe pode perder grande parte do seu tempo ao avaliar quais são as demandas para aquela semana, quinzena ou mês. Por meio da gestão financeira, certamente a empresa vai correr atrás de ferramentas que otimizem o trabalho como um todo.

Sendo assim, de forma simplificada, cada uma das pessoas envolvidas nesse trabalho terá a oportunidade de identificar as contas próximas do vencimento, bem como fazer um comparativo de ganhos ao longo dos meses. Anualmente, há a possibilidade de fazer comparativos, o que possibilita à transportadora adotar estratégias caso o recebimento esteja abaixo do que foi previsto inicialmente.

Mais produtividade

Aumentar a produtividade da equipe deve ser uma prioridade de qualquer empresa, independentemente do nicho de atuação. Ao implementar ferramentas e soluções específicas para o setor de transportadoras, muitas atividades que antes eram operadas de forma manual, hoje, podem ser automatizadas.

Sendo assim, as pessoas podem investir a sua rotina em tarefas mais estratégicas, impactando na rentabilidade do negócio a longo prazo e fazendo a diferença ao final de cada ciclo (isto é, mais chances de alcançar as metas previamente estabelecidas).

Como investir em uma gestão financeira eficaz?

Agora que você já sabe sobre a importância de investir na gestão financeira da empresa, chegou o momento de identificarmos os principais tópicos que devem ser levados em consideração ao implementar uma rotina como essa. Confira!

Conte com um bom planejamento financeiro

Ao longo do material, chegamos a mencionar sobre a necessidade de alcançar resultados previamente estabelecidos no planejamento. O ideal é que ele seja feito de forma anual, de modo que a empresa tenha uma visão a longuíssimo prazo (cerca de 10 anos) e uma visão a curto prazo (1 ano) que vai contribuir para atingir os resultados maiores esperados.

Para um planejamento financeiro eficiente, indicamos:

  • fazer uma previsão de orçamento para as diferentes áreas, além de identificar como aqueles investimentos, de fato, vão retornar para a transportadora;
  • compreender quais foram os custos do último ano, traçar estratégias para reduzir aqueles que podem ser reduzidos;
  • entender e registrar toda a movimentação financeira feita na empresa;
  • trabalhar em diferentes cenários;
  • rever o planejamento financeiro ao longo do ano (existem contextos que exigem uma mudança de rota por parte da transportadora. A pandemia global em 2020 é um exemplo), entre outros.

Mantenha o fluxo de caixa atualizado

Entre as boas práticas do fluxo de caixa, destacamos:

  • fazer um controle diário de entrada e saída financeira e identificar problemas quando necessário;
  • analisar todas as informações disponíveis de acordo com o período analisado, de modo que possibilite alterações de rota sempre que necessário;
  • desenvolver um relacionamento saudável com fornecedores e clientes;
  • gerenciar o estoque para uma boa gestão de compras, entre outros.

Conte com um bom sistema de gestão

São muitos os diferenciais de contar com um sistema de gestão. Entre eles, destacamos:

  • menores chances de haver erros nos cálculos e nos lançamentos;
  • possibilidade de contar com relatórios e dashboards completos;
  • fácil disposição dos dados para o entendimento da meta (qual foi o desvio em determinado período e onde ele mais impactou, por exemplo), entre outros.

Para a escolha efetiva desse sistema de gestão financeira, indicamos:

  • entender quais são os principais serviços e funcionalidades oferecidos no sistema de gestão financeira
  • entender se esse sistema é atualizado de forma contínua para o melhor atendimento às transportadoras;
  • buscar por um sistema que seja específico para esse nicho de atuação;
  • observar a flexibilidade do sistema;
  • entender se a empresa fornecedora tem como diferencial o suporte;
  • analisar as principais necessidades da transportadora e identificar aquela ferramenta que melhor atende a essa realidade;
  • fazer benchmarking com outras empresas para identificar a melhor opção, entre outros.

Organize arquivos financeiros

De nada adianta ter pessoas capacitadas, contar com um excelente planejamento e identificar quais são os próximos passos se não há uma organização efetiva dos arquivos mais importantes da empresa.

Toda a equipe precisa ter clareza de onde achar os documentos tributários, entender quais são os dados a serem analisados e onde eles se encontram (mesmo que seja na ferramenta), entre outros pontos necessários para o bom andamento das demandas. Sempre alinhe com todo o time se, de fato, há essa compreensão e faça treinamentos sempre que necessário.

E então, o que achou de entender um pouco mais sobre a importância da gestão financeira? Como vimos, é essencial otimizar as funcionalidades de uma administração. Para isso, contar com a ferramenta certa deve ser o primeiro passo em seu negócio.

Se você deseja saber mais sobre o tema ou ainda tem dúvidas em como a tecnologia pode funcionar como uma importante aliada, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas!

Relacionados

Financeiro

Canhoto de nota fiscal: quais as vantagens da gestão digital?

Financeiro

Conheça as 10 maneiras de reduzir os custos operacionais da sua empresa!

Financeiro

Gestão de custos para o embarcador: entenda como deve ser feita

Financeiro

Auditoria financeira: entenda o que é e sua importância

Financeiro

Entenda como calcular juros e multas ao cobrar por meio de boletos

Financeiro

Veja como lidar com a inadimplência das empresas

Financeiro

Quais os benefícios de adotar a gestão financeira na nuvem?

Financeiro

Quais são os principais meios de pagamento para o meu negócio?

Financeiro

Saiba o que é a FEBRABAN e a importância de seguir suas diretrizes

Financeiro

Por que utilizar um sistema ERP para operações financeiras?

Open chat
Olá! Tudo bem? Que tal ter uma demonstração das nossas soluções?