Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      A eSales já é conhecida pelo seu espírito inovador, com o uso da tecnologia e das tendências de mercado, e nesta evolução se construiu a Theke by eSales, uma plataforma completa para a gestão financeira e a integração bancária.

        O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

        O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

        Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

        Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

        Blog

        Logística Inbound

        Conheça os principais desafios do investimento em logística e como superá-los

        1 mês atrás - por:

        investimentos em logística

        Investimentos em logística trazem muitos diferenciais para a empresa. Além de contribuir para um aumento da produtividade, há impacto para a gestão do negócio que se torna mais eficiente e otimizado no controle de estoque, além de garantir um monitoramento preciso das cargas.

        Tudo isso contribui para redução de custos e para uma maior satisfação dos colaboradores, que terão seus trabalhos potencializados, de modo que possam investir seu tempo em questões mais estratégicas e menos operacionais.

        Porém, existem desafios que precisam ser superados. Pensando nisso, baseado na entrevista de Volter Tréin, diretor comercial da eSales, elaboramos este conteúdo para que você confira um pouco mais sobre o assunto. Boa leitura!

        Quais são os principais investimentos em logística?

        Hoje, podemos afirmar que os dois principais investimentos existentes em logísticas estão concentrados em tecnologia e em pessoas. Por meio da tecnologia, há a possibilidade de automatizar o segmento e mitigar as principais rupturas dos processos logísticos.

        A partir da otimização de diferentes processos, há redução de custos, precisão nas atividades — impactando na redução de erros —, maior satisfação dos clientes — uma vez que os prazos serão cumpridos com mais efetividade — e também uma melhor gestão dos processos. Isso sem falar que a tecnologia contribui para que haja dados suficientes para as tomadas de decisão, de modo que a empresa consiga resultados mais atrativos.

        Porém, de nada adianta o investimento em ferramentas e soluções se o negócio não contar com profissionais cada vez mais preparados e atentos. Por essa razão, investir em pessoas é fundamental, pois o mercado e as demandas sofreram alterações.

        De acordo com Voltér, “anos atrás, um bom analista de logística tinha como diferencial a habilidade no uso de planilhas eletrônicas, como Excel. Hoje, elas continuam sendo utilizadas, mas o colaborador precisa ser voltado para as soluções mais tecnológicas”.

        Com um bom quadro de colaboradores, a empresa tem como desafio reter esses talentos. Nesse sentido, o investimento em gestão de pessoas e de desempenho impacta positivamente na taxa de turnover (entrada e saída de colaboradores), além de atrair pessoas qualificadas para o negócio.

        Quais são os principais indicadores e métricas na logística?

        Quando mencionamos sobre indicadores na logística, precisamos levar em consideração três principais tópicos: tempo, custo e qualidade. Qualquer indicador que demonstre o quanto eficaz está sendo para a empresa nesses 3 pilares, pode-se afirmar que é um diferencial competitivo do mercado. Entre eles, ressaltamos:

        • status de serviços e entregas;
        • índice de ocorrências;
        • tempo de ciclo do pedido;
        • percentual de cargas rastreáveis, entre outros.

        Como medir de forma efetiva o retorno sobre o investimento?

        Uma das grandes preocupações de qualquer profissional que esteja envolvido com a logística está relacionado ao retorno sobre o investimento. Afinal, existe a necessidade de entender se o valor aplicado para determinada estratégia ou solução tem surtido efeito na empresa, não é verdade?

        Nesse sentido, a melhor forma de medição sempre serão pelos indicadores. “Aqui, o ponto de atenção é, antes de tudo, conhecer os próprios números para não termos nada mascarado, trazendo riscos de obter, futuramente, resultados irreais”, afirma Voltér.

        Quais são os principais desafios que esses investimentos apresentam?

        Além do retorno sobre investimento, existem outros desafios que devem ser elencados. Assim como em qualquer projeto ou investimento, há alguns tópicos de preocupação e de atenção. A escolha de um bom fornecedor, por exemplo. Se você contrata uma solução de difícil usabilidade para a sua equipe ou que, ainda, não há suporte eficiente para auxiliar no dia a dia do time, dificilmente ela será viável para as suas necessidades.

        É preciso que o parceiro de negócio tenha domínio sobre todo o ecossistema logístico com o intuito de contribuir para otimizar processos de forma mais efetiva.

        Essa empresa não pode entrar somente com o produto. A qualidade da ferramenta é importante, mas os profissionais do atendimento devem ter um olhar consultivo, de modo que sugira frentes que não foram abordados pelo seu negócio e que façam toda a diferença para os resultados. Ou seja, a relação “ganha-ganha” precisa ser praticada.

        Outro ponto que se enquadra como um desafio dos investimentos logísticos são as pessoas. É importante que tenha um time engajado, com visão estratégica do negócio e com as dores bem mapeadas para que todas as aplicações, de fato, tragam retorno.

        Quais prejuízos a empresa pode ter e como superá-los?

        Prejuízos são reais e a empresa precisa estar atenta a eles. Primeiro, é preciso contar com um bom planejamento antes de ser feito qualquer investimento. Para isso, existe a necessidade de mapear bem as dores, entender os dados do negócio e quais são as suas necessidades.

        No mercado, existem diversas ferramentas à disposição que podem contribuir para este mapeamento: “parece básico demais, mas quando mapeamos e alinhamos as nossas expectativas às entregas reais do fornecedor, o risco torna-se menor”, destaca.

        Ajuda especializada nesse processo

        Assim como em qualquer tipo de negócio, há riscos que devem ser superados. Nesse sentido, a ajuda especializada vai minimizá-los, sejam eles de valor investido, sejam eles de tempo do projeto. E, como mencionamos, quanto mais especializado e atentos ao mercado forem os envolvidos, maiores serão os ganhos.

        Diferenciais eSales

        Nesse cenário, a eSales se destaca. A empresa conta com uma experiência de mais de 25 anos no mercado logístico, conectando todos os elos da cadeia de valor, cujo propósito é o de transformar o seu negócio.

        Além disso, está inserida em um ecossistema em constante evolução, fomentando o crescimento de forma ágil, sustentável e colaborativo. Também destaca-se o atendimento prestado, o suporte oferecido e a atenção às necessidades de cada cliente.

        Neste conteúdo, você pôde conhecer um pouco mais sobre os desafios dos investimentos em logística, além de conferir como é possível superá-los de maneira mais efetiva.

        Conforme vimos, contar com fornecedores de qualidade, que estejam atentos às transformações do mercado e entendem as necessidades reais do setor logístico contribuirá para que esses investimentos de fato façam valer a pena e tragam retorno para a empresa.

        Se você deseja conhecer um pouco mais a eSales e seus diferenciais no mercado, entre em contato com a gente, converse com nosso time de especialistas e tire suas dúvidas.

        Por:
        eSales
        do autor

        Comentários sobre este post