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Como o Portal Entregou pode auxiliar processos de Logística Outbound?

04/12/2021

Você sabe o que é a Logística Outbound e os benefícios de poder contar com uma ferramenta contribuindo neste processo? Em uma empresa, há a necessidade da gestão analisar as diferentes alternativas existentes que facilitem os processos logísticos, uma vez que tais estratégias auxiliam em questões como o aumento da produtividade de todo o time, uma gestão mais adequada dos prazos de entrega e também um maior controle sobre os processos.

Além de tudo isso, é necessário analisar, no mercado, quais são as opções de soluções que possibilitam uma melhor gestão dos processos na empresa, com o objetivo de alcançar todos os ganhos proporcionados na Logística Outbound.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda como o Portal Entregou, sistema desenvolvido pela eSales pode contribuir em seus processos logísticos. Boa leitura!

O que é Logística Outbound?

Primeiro, vamos entender de maneira breve o que é a Logística Outbound. Outbound, em uma tradução mais literal, significa saída. Nesse caso em específico, se refere à saída de mercadorias de uma empresa. Ou seja, a Logística Outbound é a gestão de processos que vai organizar a saída de produtos até que eles cheguem ao mercado e, enfim, sejam disponibilizados ao consumidor final.

Para que o negócio possa contar com uma boa gestão da Logística Outbound e consiga interligar diferentes tipos de processos, um bom planejamento e gestão são essenciais. Visando alcançar máxima eficiência, torna-se necessário encontrar no mercado ferramentas que auxiliem nesse processo. É aí que entra o Portal Entregou, solução da eSales dedicada a otimizar processos tanto de Logística Inbound quanto de Logística Outbound.

Como o Portal Entregou contribui para a gestão de Logística Outbound?

As soluções da eSales permitem que a empresa tenha ampla visibilidade e gestão automatizada dos processos logísticos. Para isso, a ferramenta conta com o módulo de contratação de fretes — uma potente solução que permite às empresas encontrarem e contratarem transportadoras de acordo com as suas demandas de fretes para os processos de carga fechada. Além disso, por meio do Entregou, as empresas ainda contam com indicadores que possibilitam mapear e analisar os níveis de serviço, incluindo pontos como o custo previsto e realizado das tabelas de frete em casos de carga fracionada.

As soluções de Logística Outbound do Portal Entregou contribuem também com o acompanhamento de todo o processo de rastreio das entregas dos produtos que saem da empresa. Sendo assim, tanto em processos de transporte com carga fechada quanto nos de carga fracionada haverá um melhor controle por parte do negócio, garantindo maior confiabilidade e segurança para que as etapas sejam concluídas sem gargalos e com ampla visibilidade.

Os diferenciais da eSales

De acordo com Voltér Trein, CRO da eSales, “entre os principais diferenciais do Portal Entregou, destacamos o fato de que ele pode ser acessado pelos usuários da empresa de onde quer que estejam, o que traz flexibilidade para o negócio. Além disso, dá a possibilidade de acompanhar informações sobre os níveis de serviço da operação em um único ambiente, eliminando a necessidade de ficar acessando vários canais para consulta”, afirma.

Voltér destaca, ainda, o fato de que o Portal Entregou possibilita ao cliente final acompanhar as ocorrências de entrega de forma online, contribuindo para que seja possível ter um acompanhamento preciso sobre a sua carga, inclusive recebendo uma notificação quando o processo for concluído — o que evita a necessidade de entrar em contato com centrais de atendimento ou demais canais fornecidos pela sua empresa.

Além disso, o Portal Entregou ainda conta com diferenciais como:

  • contratação — por meio da conexão com transportadoras e também pelo compliance na gestão da contratação de fretes, há um ganho de competitividade por parte da empresa;
  • conta frete — há a possibilidade de comparar os valores cobrados com aqueles contratados;
  • eficiência — possibilidade de acompanhar o desempenho dos parceiros logísticos por meio de indicadores;
  • rastreio — por fim, há a oportunidade de realizar a gestão de ocorrências, com visibilidade desde a emissão da Nota Fiscal (com etapas personalizadas).

Como o Portal Entregou contribui para impulsionar resultados?

O Portal Entregou, assim como as demais soluções da eSales, tem o objetivo de impulsionar negócios a gerar resultados, buscando alavancagem de receita, redução de custos e mitigação de riscos. Na prática, por meio dessa ferramenta, há a possibilidade de aumentar em até 25% a performance do trabalho exercido.

Voltér destaca ainda que “existe a possibilidade de todas as pessoas responsáveis por uma entrega fazerem o acompanhamento em uma única plataforma, de modo que os prazos previstos e realizados sejam acessados com facilidade, o que traz a possibilidade de entender quem tem o melhor nível de serviço para cada rota e para cada entrega”, afirma. Além disso, é possível auditar se os custos efetivamente acordados estão sendo cumpridos — analisando, por exemplo, se não há cobrança de taxas excessivas.

Esses resultados mais atrativos são percebidos logo nos primeiros meses. Logo após o ciclo de implantação da solução, por meio da visão consolidada em uma única plataforma e a possibilidade de comparar os serviços dos parceiros, já é possível medir a melhora obtida.

Como funciona a implantação do Portal Entregou?

Segundo Voltér: “inicialmente, é realizado o mapeamento do processo do cliente, de modo que a equipe tenha a oportunidade de fazer um diagnóstico do seu negócio para entender o funcionamento e as suas atividades. Com o objetivo de que a empresa possa usufruir dos ganhos proporcionados pela ferramenta, é preciso que seja uma construção a quatro mãos. Internamente, o cliente precisa vender essa ideia junto à sua equipe e em seus processos de logística”.

Além disso, é preciso transmitir aos seus parceiros de transportes e fornecedores que será implementada uma nova ferramenta e que as suas informações serão monitoradas por essa solução, apresentando quais serão os principais ganhos que todos os profissionais envolvidos no processo terão com essa mudança.

Outro ponto importante é o treinamento fornecido pela eSales aos profissionais. Cada solução e cada módulo conta com suas particularidades e um atendimento diferenciado, de modo que é avaliado o nível de complexidade do negócio, o volume de dados e a quantidade de parceiros. Toda essa construção é feita com o time da eSales em parceria com o cliente.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é a Logística Outbound, quais são as vantagens de contar com esse tipo de serviço, além de conferir como a solução da eSales contribui nesse processo. Conforme observamos, caso queira ampliar os resultados e usufruir dos pontos mencionados, é essencial que o negócio conte com um bom planejamento, além de vender essa ideia internamente para obter os benefícios apresentados.

Deseja saber um pouco mais sobre o produto e tirar suas dúvidas? Acesse nosso site e confira!

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