Institucional

metodologia ágil

Como adotar a metodologia ágil nos processos logísticos? Nós explicamos

03/26/2020

A metodologia ágil é uma estratégia usada pelas empresas como forma de padronizar os processos logísticos, melhorar as operações, ganhar eficiência e oferecer um serviço de maior qualidade. Isso gera diversos benefícios, inclusive no setor de logística do negócio. Contudo, para usufruir de todas as vantagens, é muito importante entender qual é a metodologia adequada de acordo com as necessidades e objetivos da instituição para que realmente sejam funcionais.

Quer entender melhor como funciona esse processo? Então continue a leitura!

O que é a metodologia ágil e quais são os seus tipos?

A metodologia ágil foi criada com o intuito de solucionar diversos problemas que podem surgir dentro de uma empresa, como por exemplo, longas etapas de produção, desalinhamento da equipe, falta de clareza da comunicação, entre outros.

Por meio de recursos inteligentes e eficazes, simplificando a maneira como a operação é executada, além de influenciar diretamente na sua finalização.

Isso porque, por meio dela, é possível implementar ciclos de desenvolvimento curtos, com foco no aprimoramento contínuo das atividades realizados, reduzindo os erros que podem surgir ao longo do projeto. A seguir, vamos mostrar alguns tipos de metodologia que podem ser encontrados no mercado.

Feature Driven Development (FDD)

É um modelo que se inicia por meio de uma visão ampla no negócio, tendo em vista que considera tudo que é mais relevante em cada uma das etapas. Então, é realizado um detalhamento do produto dividido por áreas, gerando a descrição de cada função.

Tem como finalidade criar o ambiente adequado para a execução das atividades, por meio de diversas ações, por exemplo: controle de qualidade em todas as fases da produção, integração contínua das funcionalidades, planejamento incremental e demais.

Scrum

Uma das metodologias mais usadas ultimamente, já que por meio dela é possível integrar outros tipos de métodos de forma simples, podendo ser usada em qualquer ambiente de trabalho. Seu objetivo é aprimorar a gestão do projeto, tendo como base o planejamento interativo e incremental, que acontece por meio de fases, conhecidas como sprints, com metas menores executadas em um tempo mais curto.

No fim de cada sprint, os resultados são analisados e os pontos negativos e positivos identificados, com o intuito de melhorar as próximas fases. O Scrum também possibilita a criação de reuniões diárias para mensurar o que foi feito no dia anterior e, assim, definir as prioridades, viabilizado a continuidade das operações com feedbacks frequentes e um alinhamento entre colaboradores e empresa.

Kanban

É um mecanismo de organização e acompanhamento de tarefas, parte de um processo em linha de produção. É usado em casos nos quais não existe tempo para as análises de sistemas de gestão, e deve ser criado com aspectos visuais que simplifiquem seu entendimento.

A ferramenta consiste na elaboração de colunas indicadoras de cada fase, nas quais é inserido um cartão para cada atividade a ser desenvolvida. O número de colunas vai variar conforme as demandas do projeto, e a cada etapa finalizada ela é movida para a próxima coluna.

Como a metodologia ágil pode ser aplicada no setor de logística?

No momento de estipular uma metodologia ágil para o setor de logística, é necessário saber quais são as funções desempenhadas no setor, já que é importante ter clareza na finalidade da implementação do recurso, já que quando adotadas corretamente, são excelentes soluções para atender as expectativas e necessidades dos projetos, proporcionando aumento da produtividade e otimização do tempo.

Por meio da metodologia o setor de logística ganha em dinâmica, agilidade e flexibilidade, proporcionando uma melhor experiência ao cliente. Ela atua para o cumprimento adequado de toda a cadeia de suprimento, promovendo baixo custo, prazo reduzido e a viabilidade de alterações nos processos logísticos sem gerar impactos diretos no planejamento inicial, por meio da resposta direta do time responsável pela execução das atividades.

Pelo fato de o ciclo de trabalho ser, geralmente, menor em um processo que é realizado por meio da inserção da metodologia ágil, as entregas se tornam mais previsíveis e frequentes, tornando a atividade mais estruturada e simples de avaliar os resultados. Além disso, os indicadores também são mais confiáveis e precisos, proporcionando diversas melhorias na otimização das etapas que constituem o setor logístico.

Quais são as vantagens da aplicação da metodologia ágil?

Como já foi dito, a metodologia ágil proporciona uma série de benefícios quando bem aplicada. Confira alguns deles:

  • possibilidade de alterações eficientes em qualquer etapa do processo, gerando vantagem competitiva;
  • satisfação dos clientes, por meio de entregas de valor ágeis e contínuas;
  • entrega do serviço no menor tempo possível;
  • colaboração de todos os integrantes envolvidos durante todo o processo de execução;
  • estímulo à comunicação clara e objetiva, transmitindo informações consideráveis aos funcionários;
  • fornecimento de ambiente, recursos e apoio necessários aos integrantes do projeto;
  • manutenção do ritmo constante dos profissionais que fazem parte do projeto, propiciando fluxos ágeis que geram um desenvolvimento sustentável, criado por intermeio de ações rápidas;
  • redução do máximo de esforços que não agregam valor ao produto, tendo em vista que, nesse caso, a simplicidade é essencial;
  • manutenção da atenção constante à excelência e à técnica dos processos aplicados, com foco na qualidade do serviço realizado sem perder a agilidade;
  • criação de uma equipe auto-organizável, capaz de atender a todos os requisitos definidos pelo projeto;
  • motivação para que o time de colaboradores possa refletir como é possível melhorar seu comportamento e somar com mais eficiência e produtividade.

Agora que você entender melhor o que é a metodologia ágil na logística do negócio, os tipos que podem ser encontrados no mercado e suas principais vantagens. Não espere mais para pesquisar sobre a melhor ferramenta de acordo com as demandas, necessidades e características do negócio, com o intuito de aperfeiçoar o trabalho executado e, dessa forma, garantir a competitividade e sucesso do seu negócio.

Quer contar com as melhores soluções para ganhar eficiência, segurança e agilidade nos processos desenvolvidos pela empresa? Então, entre em contato conosco, conheça as nossas ferramentas e como elas podem ajudar você!

Relacionados

Produtividade e Gestão

Entenda o que é a proliferação de SKU

Produtividade e Gestão

Gestão de suprimentos: saiba como melhorar os processos da empresa

Produtividade e Gestão

7 melhores práticas de gerenciamento de riscos para embarcadores

Produtividade e Gestão

Qual a importância do benchmarking? Saiba por que ficar de olho

Produtividade e Gestão

Lean Manufacturing: entenda o que é e quais suas vantagens

Produtividade e Gestão

Saiba como aplicar as 5 forças de Porter no setor logístico

Produtividade e Gestão

Comunicação interna: qual a importância no setor logístico?

Produtividade e Gestão

Qual seu perfil de liderança? Saiba como identificar!

Produtividade e Gestão

Por que você não deve realizar a roteirização manual?

Produtividade e Gestão

Transit time: saiba o que é e como reduzir esse intervalo

Open chat
Olá! Tudo bem? Que tal ter uma demonstração das nossas soluções?