logo-esales-branco-2

Institucional

Soluções

Rastreabilidade de alimentos

Rastreabilidade de alimentos: por que é importante?

03/24/2020

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e uma das principais preocupações das empresas que desejam ter um lugar de destaque no mercado precisa ser a qualidade dos seus produtos. Para isso, a rastreabilidade de alimentos pode ser uma excelente aliada, já que se trata do processo implementado com o intuito de acompanhar a movimentação de um produto por etapas específicas de produção, processamento e distribuição.

Além de assegurar a qualidade dos alimentos durante toda a cadeia produtiva, é um instrumento importante para o atendimento às legislações que versam sobre o tema, como a RDC 24 de 2015, INC n° 02 de fevereiro de 2018 e IN Nº 51 DE 1º de outubro de 2018 no MAPA. Isso proporciona um melhor controle sobre possíveis riscos de saúde à população e segurança para práticas de correção.

Quer entender um pouco mais sobre a rastreabilidade de alimentos? Então, continue sua leitura!

Como funciona a rastreabilidade de alimentos?

Esse mecanismo permite o registro de dados referentes à origem e o destino dos itens por meio de um código de rastreabilidade próprio para cada lote fabricado. Por meio dele, é possível monitorar o alimento durante todo o seu processo de produção e abastecimento, podendo ser acessado, a qualquer hora, por qualquer pessoa envolvida na ação.

Por que ela é importante?

A rastreabilidade de alimentos é importante por permitir a conexão da cadeia produtiva até o consumidor final, contribuindo para a diminuição da fabricação e distribuição de itens fora dos padrões de qualidade. Além de evitar a propaganda negativa e recall de alimentos.

Também é entendida como um elo para o cumprimento da legislação imposta e para atender os aspectos de segurança e qualidade, tendo em vista que um sistema de controle eficaz ao longo de todo o processo aumenta a confiança dos clientes e a boa reputação da empresa no mercado.

Além disso, a rastreabilidade permite a exposição do histórico do produto, sendo possível o compartilhamento de informações, como: origem e percurso do alimento, dados sobre a produção, fatores nutricionais, meios de armazenamento, selo de qualidade e certificação, entre outros.

Quais são as vantagens da rastreabilidade de alimentos?

Quando a rastreabilidade e bem aplicada, se torna muito eficiente para as empresas, além de proporcionar várias vantagens. Confira nas principais!

Auxílio para a gestão

A rastreabilidade possibilita um melhor gerenciamento de todos os dados das fases e processos, colaborando para uma análise clara e objetiva dos indicadores de sucesso, além de permitir a identificação dos piores parceiros de negócios.

Aumento do valor agregado

Por exemplo, nas situações de companhias que usam matérias-primas diferenciadas, como os orgânicos, ou que estejam trabalhando em projetos bem aceitos pela população, o que gera um grande valor para o negócio quando o consumidor conhece sobre eles.

Padrões de identificação

A apresentação padronizada dos itens gera uma credibilidade maior, o que contribui para a preferência do consumidor ao ver todas as informações disponíveis na embalagem do produto.

Controle de estoque

Esse controle de estoque ocorre devido ao rastreamento por código de barras, propiciando rapidez nos processos de transporte dos produtos.

Regulamentação ao disposto em lei

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que conhecer as informações básicas é um direito dos clientes, para que eles possam definir melhor sobre o que pretendem adquirir.

Melhor relacionamento com os fornecedores

O processo de negociação tende a melhorar quando as pessoas envolvidas têm acesso prévio a dados relacionados com a origem e qualidade do produto, fortificando a comercialização para que todos tenham sucesso na projeção de produtividade e lucro.

Atendimento às exigências do mercado

Esse atendimento se deve ao fato do cliente final ter dados originários da rastreabilidade, sabendo se o produto saiu e por qual trajeto deve que passar desde a fabricação até o consumidor final, podendo avaliá-lo conforme suas preferências.

Um item rastreável viabiliza que a trajetória — que envolve o armazenamento, envio, transporte e entrega do produto — dos lotes seja monitorada de perto, deixando o consumidor satisfeito com tudo que lê sobre o produto em sua embalagem.

Interação com o consumidor

Cada prática estimulada com o intuito de favorecer a produção, direcionada para a satisfação do consumidor, é um ponto-chave para o sucesso de vendas de um item, melhorando a imagem da empresa, além de colaborar bastante para a fidelização dos clientes.

Como implementar a rastreabilidade na empresa?

Para fazer uma implementação eficaz da rastreabilidade de produtos na instituição, é preciso a adoção de softwares próprios para o registro das principais informações. É muito importante a elaboração de um documento que relate, de forma minuciosa e detalhada, cada produto rastreável.

Em relação à matéria-prima, os principais dados que devem estar contidos são: data do recebimento, lote, quantidade, fornecedor e, se preciso, as inconformidades identificadas ao longo do recebimento, por exemplo, embalagens danificadas, cor do produto ou temperatura incorreta.

No caso da produção, as informações que devem ser anotadas são: dia de fabricação, quantidade criada, lote, matérias-primas usadas, identificação dos lotes e possíveis intercorrências no processo.

Já em relação ao destino, os dados a serem inclusos são: para quem o produto foi vendido, quantidade, quais são os produtos, número de lotes e demais dados que entender necessário, como razão social e CNPJ da organização, endereço, e-mail e telefone para contato.

Além disso, é fundamental implementar uma conduta de certificação, que busque a aplicação de um grupo de medidas que vão permitir a auditoria da cadeia de produção ou de um item, com o intuito de detectar falhas no processo ou algo que possa prejudicar a sua qualidade e causar danos à saúde dos consumidores.

Conseguiu entender melhor a importância, funcionamento e vantagens da rastreabilidade de alimentos? Por meio dela é possível controlar o processo produtivo da indústria alimentícia, zelando pela segurança na fabricação, controle sobre as informações e adequação às exigências impostas em lei, assegurando os melhores resultados possíveis.

Aproveite sua visita para seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as publicações e compartilhamentos. Você pode nos encontrar no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Relacionados

Logística Inbound

eSales lança solução para Logística Reversa

Logística Inbound

Por que falamos tanto em Torre de Controle Logístico?

Logística Inbound

Conferência de Fretes: como reduzir custos e alavancar resultados

Logística Inbound

O que é cadeia logística e o que não pode faltar na sua gestão financeira?

Logística Inbound

Já ouviu falar em logística elástica? Saiba como implementar

Logística Inbound

Fluxo logístico: quais os benefícios de um gerenciamento eficiente?

Logística Inbound

ICMS sobre o frete: entenda o que é e como calcular

Financeiro

8 passos para aumentar a rentabilidade financeira de uma transportadora

Logística Inbound

O que considerar para escolher um bom sistema de armazenamento

Logística Inbound

4 principais vantagens de contar com um ERP integrado

Open chat
Olá! Tudo bem? Que tal ter uma demonstração das nossas soluções?