O avanço da tecnologia tem impactado positivamente várias áreas, e no setor logístico não é diferente. Sendo assim, é muito importante estar atento às tendências logísticas para 2021 e saber de que forma elas ajudam a otimizar os resultados da empresa, tendo em vista as mais variadas transformações e benefícios que podem causar, como redução de processos manuais, diminuição os erros, armazenamento eficiente de dados, monitoramento de rotas etc.
Pensando nisso, separamos as principais inovações para que você pode conhecer melhor. Confira!
Logística sustentável
A cada dia, as companhias têm se preocupado em tornar seus processos mais sustentáveis. Esse tipo de logística busca a redução das emissões de carbono e a minimização dos resíduos gerados pela produção, por meio da otimização de rotas, utilização de pequenos veículos para entregas de last-mile, gerando a economia de combustível e adoção de combustíveis ecológicos, diminuindo o nível de poluentes etc.
Inteligência Artificial
As soluções de Inteligência Artificial também são grandes inovações para a logística, e são aplicadas de várias formas na cadeia de suprimentos, principalmente no setor de armazenamento. Isso engloba a aplicação de veículos autônomos desenvolvidos para navegar sem a intervenção humana, o uso de machine learning para reduzir a execução de tarefas repetitivas, entre outros.
Entrega por drones
Por meio desse tipo de solução é possível minimizar os custos de transportes, além de diminuir os prazos definidos para a entrega dos produtos. No entanto, essa é uma tendência que ainda passa por muitos desafios — incluindo a restrição de peso e tamanho das mercadorias —, a adaptação para acomodar e condicionar as cargas de maneira segura, pontos relativos à legislação, e outros aspectos relevantes.
Logística omnichannel
O omnichannel é uma ferramenta de utilização interligada de diferentes canais de comunicação, sejam eles online, sejam off-line, o que possibilita a convergência do ambiente virtual e do físico.
Observada essa questão na logística, esse conceito de usar vários canais ao mesmo tempo tem como objetivo gerar uma experiência de compra mais unificada. Isso ocorre pelo fato de que o omnichannel requer bastante agilidade no compartilhamento de dados e informações, o que exige maior integração entre os sistemas de varejistas e de seus parceiros logísticos.
Essa estrutura tecnológica é fundamental para desenvolver um processo alinhado, para que as empresas assegurem entregas mais ágeis, reduzir gargalos operacionais e alcançar um alto nível de satisfação dos clientes.
Internet das Coisas (IoT),
Trata-se de um sistema de dispositivos de computação relacionados que viabilizam a transferência de dados por intermédio de redes sem a intervenção humana. Isso ajuda as organizações a ter mais controle do estoque, otimizar as rotas, minimizar a quilometragem e o gasto de combustível, entre outras vantagens.
Agora que você conhece as principais tendências logísticas para 2021, o ideal é contar com as soluções oferecidas por uma empresa como a eSales e, dessa forma, oferecer uma experiência personalizada de acordo com as demandas dos clientes, contribuindo para que o negócio tenha operações mais assertivas e eficientes.
Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude seus contatos a conhecerem um pouco mais sobre essas tendências!