Institucional

logística inbound

Saiba como otimizar a logística inbound de uma indústria!

03/03/2020

Uma empresa que busca se destacar no mercado e adquirir vantagem competitiva perante os concorrentes precisa se preocupar com o controle eficiente da cadeia de suprimentos, a fim de garantir uma boa gestão de matérias-primas e produtos usados no funcionamento das operações do negócio.

Para isso existe a logística inbound. Entender esse conceito vai contribuir bastante para evitar que a linha de produção fique parada ou prazos se atrasem por falta de suprimentos, o que pode ser bastante prejudicial ao negócio.

Pensando nisso, elaboramos este post para mostrar como utilizar a logística inbound na indústria. Confira!

O que é a logística inbound?

Trata-se do processo de controle, monitoramento e administração de materiais e produtos que entram na organização. Ou seja, é o fluxo de matéria-prima ou produtos inacabados até a indústria, onde acontecerá a linha de produção. Dessa forma, a logística inbound executa várias tarefas que asseguram que todos os itens necessários para o funcionamento adequado da cadeia logística esteja como o esperado.

Entre as principais vantagens dessa prática estão:

  • auxílio no cumprimento dos prazos;
  • aprimoramento da relação com os fornecedores;
  • redução dos custos operacionais;
  • apoio no planejamento de trocas e devoluções;
  • estabelecimento de um giro de estoque mais eficiente;
  • aumento da produtividade.

Para uma melhor compreensão do seu papel, é importante falar sobre a atuação desse conceito no desenvolvimento da empresa. Entre as principais funções da logística inbound podemos citar:

  • recebimento, descarregamento e armazenamento de materiais: já que ela cuida de questões operacionais com a finalidade de assegurar que todos os insumos fiquem reservados conforme a demanda de produção;
  • processamento de dados de fluxo de materiais: para isso, é feita a utilização de um sistema complexo de informações. Dessa forma, é possível entender o volume de itens disponíveis em estoque e a necessidade de requisitar mais, evitando desperdícios ou produtos parados no estoque;
  • embalo de mercadorias: antes do item entrar no veículo responsável pelo transporte, eles precisam ser embalados. Esse procedimento proporciona segurança para o frete e protege os produtos contra avarias e danos.

Como é possível otimizar os processos da logística inbound?

Manter a logística inbound funcionando adequadamente é um grande desafio, já que se trata de uma rotina composta por diversos problemas como, por exemplo, imprevistos, transtornos com o transporte, variações de preços, entre outros. No entanto, a boa notícia é que existem várias estratégias que podem ser implementadas como forma de otimizar os processos e ter um resultado satisfatório. Veja algumas delas a seguir!

Faça a projeção do abastecimento

A logística de suprimentos é uma ação aplicada para abastecer certa empresa com os insumos necessários para o pleno funcionamento das operações e, posteriormente, a venda. Isso significa que é necessário focar na demanda de reabastecimento, monitoramento dos níveis de estoque e volume de saídas.

Dessa forma, é possível mensurar essa demanda de maneira correta para que o consumidor possa ser atendido com eficácia, fazendo com que as solicitações sejam atendidas nos prazos definidos, além de garantir a qualidade das mercadorias. Inclusive, essa estratégia pode contribuir para evitar os riscos de ficar sem suprimentos e prejudicar os processos, já que uma simples falha de planejamento pode parar toda a produção.

Conte com fornecedores confiáveis

A capacidade de uma indústria manter-se abastecida está diretamente ligada com a qualificação dos fornecedores. Por esse motivo, é muito importante contar com parceiros que tenham capacidade técnica e experiência para tratar com a demanda do seu negócio.

A criação de um bom relacionamento proporciona, por exemplo, a logística enxuta e o gerenciamento de estoque por intermédio do modelo just in time. Ou seja, a requisição de materiais acontece apenas quando surge a necessidade, evitando as chances de perdas e desperdícios.

Verifique se a transportadora de produtos é confiável

O transporte é uma das principais questões a se preocupar quando o assunto é logística, tendo em vista que é por meio dele que toda a cadeia de suprimentos se movimenta. Além disso, ele gera impactos diretos no custo das organizações. Com isso, os custos podem ser menores ou maiores, dependendo de vários aspectos, principalmente da qualidade de gestão dessa atividade.

Contudo, assim como em todo processo, para que as coisas saiam como o estipulado, elaborar um planejamento é imprescindível. Por exemplo, é preciso definir rotinas e rotas de distribuição, prezar pelo atendimento do máximo de clientes de uma região, o que vai reduzir o tempo gasto e as despesas com combustível e manutenção, entre outras práticas.

Mantenha processos simplificados

Por mais que a empresa esteja em uma fase de crescimento, não é preciso fazer com que a operação se torne mais complexa do que realmente é necessário. Isso significa que é possível integrar fabricantes, centros de distribuição e pontos de venda. Assim, fica mais fácil evitar complicações em cada fase que poderiam gerar perdas e elevação dos custos. Também é necessário manter a visibilidade em relação às atividades e possibilidades de melhorias.

Invista na tecnologia

Com as inovações tecnológicas cada vez mais presentes nas rotinas das indústrias, é fundamental contar com sistemas específicos para a gestão das funções que constituem a cadeia de suprimentos. Dessa maneira, o gestor dispõe de uma solução que pode propiciar uma série de funcionalidades, por exemplo: otimização do tempo, automatização na execução de tarefas, registro das operações de compra e venda, elaboração de relatórios gerenciais para a avaliação de desempenho.

Pelo fato da logística inbound ter muita influência no negócio, é importante dedicar o devido investimento para a atividade, além de acompanhar de perto todo o trabalho desenvolvido.

Agora que você entende a importância dos processos ligados à cadeia de suprimento, é importante aplicar as estratégias adequadas para garantir uma logística inbound eficiente, capaz de reduzir o desperdício, evitar atrasos em entregas, melhorar os resultados da linha de produção e proporcionar uma melhor experiência aos clientes, já que esse conjunto de medidas é primordial para levar o negócio ao crescimento planejado.

Gostou deste conteúdo e quer entender um pouco mais sobre outros assuntos? Então, aproveite a sua visita para seguir agora mesmo as nossas redes sociais. Estamos no Facebook e LinkedIn!

Relacionados

Logística Inbound

eSales lança solução para Logística Reversa

Logística Inbound

Por que falamos tanto em Torre de Controle Logístico?

Logística Inbound

Conferência de Fretes: como reduzir custos e alavancar resultados

Logística Inbound

O que é cadeia logística e o que não pode faltar na sua gestão financeira?

Logística Inbound

Já ouviu falar em logística elástica? Saiba como implementar

Logística Inbound

Fluxo logístico: quais os benefícios de um gerenciamento eficiente?

Logística Inbound

ICMS sobre o frete: entenda o que é e como calcular

Financeiro

8 passos para aumentar a rentabilidade financeira de uma transportadora

Logística Inbound

O que considerar para escolher um bom sistema de armazenamento

Logística Inbound

4 principais vantagens de contar com um ERP integrado

Open chat
Olá! Tudo bem? Que tal ter uma demonstração das nossas soluções?