Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      A eSales já é conhecida pelo seu espírito inovador, com o uso da tecnologia e das tendências de mercado, e nesta evolução se construiu a Theke by eSales, uma plataforma completa para a gestão financeira e a integração bancária.

        O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

        O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

        Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

        Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

        Blog

        Logística Inbound

        4 principais vantagens de contar com um ERP integrado

        1 mês atrás - por:

        erp integrado

        Você conhece os principais diferenciais de contar com um ERP integrado? O ERP (Enterprise Resource Planning) trata-se de um sistema responsável pela gestão de processos e informações de um negócio, de modo que haja a integração de todos os setores. Nesse sentido, a gestão do time tem a oportunidade de contar com uma visão ampla dos processos logísticos, entendendo quais são os gaps existentes, os desafios presentes na empresa e auxiliando nos planos de ação.

        Consequentemente, as tomadas de decisão se tornam mais facilitadas, justamente porque contará com centralização de informações e mais dados para análises. Neste artigo, baseado na entrevista com Voltér Trein, diretor comercial da eSales, a gente explica sobre os diferenciais de contar com um ERP integrado. Continue a leitura e saiba mais!

        Qual o objetivo do ERP integrado e quando ele deve ser utilizado pela empresa?

        Primeiro, é importante entendermos qual é o objetivo do ERP integrado e quando deve ser utilizado pela empresa. Dentre as suas funcionalidades, a integração entre as áreas e até mesmo com outros sistemas é considerada um dos pontos principais.

        Conforme abordamos, ele deve ser utilizado para que a gestão da equipe tenha uma melhor visibilidade de todos os processos, aplicando melhorias quando necessário e entendendo quais são as informações que precisam ser analisadas para cada estratégia.

        A equipe deve enxergar as diferentes áreas de um negócio como clientes internos umas das outras. Por meio desse entendimento, há uma gestão mais efetiva e correta, de modo que haja resultados mais satisfatórios para a empresa.

        Possíveis integrações

        Um dos pontos que causa muitas dúvidas entre a gestão logística está relacionada às integrações possíveis dentro de um ERP. De acordo com Voltér, “está cada vez mais abrangente o fator integração de um ERP com os demais sistemas, de modo que ele se torne uma ferramenta mais completa. Porém, podemos citar soluções como WMS, BI, TMS, CRM, plataforma de e-commerce, entre outros”.

        Quais são os benefícios de um ERP integrado?

        Agora que você já sabe o que é um ERP integrado e quais são as suas possíveis integrações, chegou o momento de entendermos alguns de seus diferenciais. Confira!

        1. Otimização de processos

        O primeiro que se destaca é o de otimização de processos. Quando a equipe se preocupa em automatizar funções e tornar as etapas das demandas mais ágeis e práticas, consequentemente há redução de gastos, aumento na eficiência das atividades, além de melhorar o monitoramento do desempenho.

        Ressaltamos, ainda, o fato de que há redução de riscos para a gestão logística, o que naturalmente proporciona melhoria nos resultados.

        2. Eliminação do retrabalho

        Aumentar a produtividade do time não é fazer com que eles trabalhem mais do que o esperado. Pelo contrário. É trazer alternativas para que o colaborador possa executar a mesma atividade em menos tempo. Quando não há investimento em tecnologia e todas as etapas de um processo são feitas de forma manual, as chances de erros são grandes. Naturalmente, o colaborador terá retrabalho em suas funções, especialmente para corrigir essas falhas.

        Com um ERP integrado, tendo uma visão clara de todas as etapas do processo, há eliminação desse gargalo. Nesse sentido, o profissional pode produzir mais, focar em questões mais estratégicas e buscar continuamente por inovação para as suas funções.

        3. Melhoria no tempo de resposta

        Suponhamos que a gestão precisa ter informações rápidas sobre determinada demanda. Quando não há nenhuma ferramenta para a gestão, é preciso levantar o responsável por aquela função, entender o status desejado e, só então, começar a formular um plano de ação para aquela atividade.

        Como o ERP proporciona melhor visibilidade do negócio, o tempo de resposta para qualquer dado e informação será curto, sendo esse mais um processo otimizado.

        4. Melhoria nos resultados

        Sendo assim, há melhorias nos resultados do negócio como um todo, proporcionada justamente por um melhor tempo de resposta e visibilidade. De acordo com Voltér, “há diversas rupturas que podem ser evitadas quando ganhamos mais transparência nos processos acrescida da agilidade. Se não estamos integrados internamente, perdemos em diversas frentes — e cada vez mais o fator tempo representa diferencial competitivo”, afirma.

        Quais são os pontos de atenção na implementação de um ERP?

        É importante ter em mente, porém, que existem pontos de atenção que devem ser levados em conta na implementação de um ERP. Geralmente, processos nativos de uma ferramenta como essa seguem um padrão de mercado baseado em boas práticas, que garantem a excelência e o resultado das operações.

        Nesse sentido, a empresa precisa estar aberta para algumas adequações, com o objetivo de trazer melhorias e avanços. Obter um ERP e focar em adaptá-lo 100% ao negócio da empresa nem sempre será uma boa saída, pois isso molda a ferramenta a procedimentos muitas vezes inadequados. Além disso, o engajamento das pessoas em entender a ferramenta e a utilizá-la de forma efetiva é fundamental no processo de mudança e readequação.

        Nesse sentido, a gestão do time deve deixar claro quais são os ganhos que o sistema vai proporcionar a todos, envolvendo-os a fazer parte desde a etapa de planejamento.

        Como escolher o ERP mais adequado para a empresa?

        A escolha do ERP deve ter como premissa o alinhamento estratégico do negócio. Ou seja, a empresa deve buscar um parceiro que atenda às suas necessidades atuais, mas que, também, atenda e acompanhe o crescimento nos próximos anos.

        Nesse cenário, a eSales oferece diversas soluções de integração voltadas tanto para Inbound quanto para Outbound, que aproximam todos os envolvidos na cadeia de valor. São vários produtos que geram vantagens para a empresa e para a sua área logística, proporcionando conexões que, de fato, entregam valor ao negócio.

        Neste conteúdo, você pôde conhecer alguns dos diferenciais do ERP integrado, bem como conferir mais informações sobre como é possível escolher a ferramenta mais adequada para o seu negócio. Como vimos, uma solução como essa permite que todos tenham uma visão ampla do negócio, automatizando processos, otimizando demandas e garantindo efetividade nas tomadas de decisão.

        Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a eSales e como ela pode contribuir para os processos logísticos de seu negócio, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas sobre o tema!

        Por:
        eSales
        do autor

        Comentários sobre este post