Logística integrada: saiba o que é e quais as suas vantagens

161336-logistica-integrada-saiba-o-que-e-e-quais-as-suas-vantagens

A logística é fundamental para garantir o sucesso de um empreendimento. Com o avanço das metodologias de produção, foram desenvolvidas novas formas de realizar os procedimentos logísticos. Entre essas propostas, está a logística integrada, uma estratégia que interliga todas as fases dos processos de manejo dos produtos e aproveita o potencial da tecnologia.

Com ela, é possível alcançar um novo lugar no mercado e se destacar pela alta produtividade, pela eficiência, pela eficácia e pela pontualidade. Acompanhe nosso post e entenda mais sobre o tema!

O que é logística integrada?

Logística é um conjunto de processos para o planejamento, a gestão e a execução eficiente do transporte, do armazenamento e do deslocamento de produtos dentro e fora da organização. Já a logística integrada é a condução de todos esses procedimentos a partir de uma lógica de integração e interação, desde a produção da mercadoria até a entrega ao consumidor final.

Ela é subdividida em áreas:

  • administração de materiais: cuida diretamente do fluxo de insumos. É ela que negocia a compra, faz o transporte, controla a qualidade, gerencia o armazenamento, e ainda busca reduzir custos, estabelecer boas relações com os parceiros e conferir agilidade à produção;
  • movimentação de materiais: são as ações de transporte de insumos para abastecer a linha de produção e de deslocamento do material em processamento. O encaixotamento e o armazenamento devem ser manejados de forma a permitir que haja o máximo de eficiência no uso do tempo e do espaço;
  • distribuição física: é o fim do processo, quando os produtos são levados aos pontos de venda, distribuição ou ao cliente final.

Quais são as vantagens da logística integrada?

A logística integrada oferece uma série de vantagens para o empreendimento. Veja mais a seguir!

Redução de custos

Na logística integrada, os processos são estruturados de forma mais eficiente. As fases de armazenamento, distribuição e circulação de mercadorias são elaboradas de forma a evitar falhas, inconsistências e retrabalho, bem como para que haja o máximo aproveitamento de cada recurso.

Nesse processo, a comunicação é muito importante. Em uma empresa comum, os setores trabalham de forma individualizada e independente. Já na logística integrada, a integração é priorizada. O setor de estoque se comunica com a área de compras, para que só se façam aquisições do que é necessário.

Além disso, há troca de informações com a área de vendas para identificar quais produtos são mais procurados e devem ser mais produzidos. Nesse contexto, a corporação evita aquisições desnecessárias, consegue planejar a cadeia de produção a partir das informações vindas de múltiplas fontes internas e, com isso, consegue reduzir custos.

Agilidade nos processos

Na logística integrada, todos os elementos da cadeia de produção se comunicam para que as atividades transitem de forma efetiva. As tecnologias são verdadeiras aliadas nesse momento, assim como o fortalecimento dos procedimentos de troca de informação.

O planejamento de cada etapa de trabalho é feito de forma minuciosa para promover o máximo aproveitamento do tempo. Dessa forma, os prazos de chegada e encaminhamento dos produtos são cumpridos com exatidão e pontualidade.

Com a boa circulação da informação, os profissionais ficam mais conscientes dos processos e, assim, as decisões são tomadas com mais rapidez e qualidade. Além disso, a forma de condução das atividades leva a uma maior previsibilidade de cada etapa. A equipe, então, tem mais referências para o enfrentamento de imprevistos e de demandas inesperadas.

Vantagem competitiva

A gestão integrada tem como base a montagem de uma cadeia produtiva otimizada, em que a mercadoria circula sem entraves. O planejamento busca encaixar as engrenagens do sistema, de forma que as vias que interligam cada unidade se comuniquem com precisão. Os padrões produtivos também são monitorados: é exigido o máximo de qualidade no decorrer de cada etapa.

O resultado final é um produto que está nos padrões desejados pelo cliente e que tem um valor justo. Com esses fatores, a corporação se destaca diante da concorrência pela qualidade, pela pontualidade e por um preço adequado.

Redução dos riscos

A logística integrada proporciona a experiência de concretizar um planejamento sistêmico de toda a cadeia produtiva. Assim, as operações — como o transporte, o armazenamento e a distribuição — são estruturadas para que haja facilidade na identificação de falhas e na realização de ações preventivas contra erros e riscos.

Desse modo, é possível estruturar uma metodologia de intervenção na empresa com base na antecipação de adversidades e no desenvolvimento de estratégias ágeis de enfrentamento de problemas.

Integração da equipe

A lógica de integração não se restringe aos procedimentos que envolvem diretamente as mercadorias: toda a equipe é incluída nessa forma de trabalho. Isso porque os processos passam por planejamentos seletivos e detalhados, que envolvem a participação dos colaboradores da empresa.

Dessa forma, as etapas de trabalho são elaboradas de forma multidisciplinar, com a interação de conhecimentos diferenciados de forma a garantir segurança, eficiência e eficácia ao trabalho. Além disso, o conhecimento é compartilhado e circula com fluidez. Assim, a equipe se torna consciente das atividades envolvidas e cada um fica mais habilitado para suas atividades.

Credibilidade

Garantir a credibilidade do negócio é o desejo de qualquer empresário. Para alcançar esse resultado, é preciso empreender múltiplos esforços. A logística integrada apresenta resultados evidentes em termos de maximização de qualidade, pontualidade e produtividade.

Com ela, a comunicação da equipe é fluida, os processos são embasados em interação e os riscos são previstos na tentativa de evitar acidentes. Todos esses fatores contribuem para que o negócio tenha uma imagem positiva no mercado. Com isso, o cliente, os stakeholders, os outros empresários e os órgãos estatais adquirem mais confiança na marca.

Aumento da produtividade na gestão da cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos abrange todas as etapas de trabalho e os profissionais envolvidos no atendimento de um pedido. A logística é parte desse processo e, quando ela se torna mais eficiente, há benefícios de forma sistêmica.

Com a logística integrada, as equipes passam a interligar suas atividades e há mais sinergia entre elas. Além disso, os procedimentos são mapeados, de forma a garantir maior controle. Assim, a integração se expande para todo o empreendimento.

A logística integrada oferece uma série de vantagens para a corporação, como o aumento da produtividade e da segurança, e a redução de custos. Ela utiliza a automação para interligar as várias fases que compõem o processo logístico. Com essa estratégia, a corporação se torna mais competitiva no mercado.

Gostou de aprender mais sobre a logística integrada? Para sanar suas dúvidas sobre como utilizá-la efetivamente, entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo!