Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Inovação e Tecnologia

      Indústria 4.0: benefícios da transformação digital para as operações na indústria

      4 anos atrás - por:

      Como era a sua rotina de trabalho há 15 anos? E a forma como você ou seus antecessores na empresa se relacionavam? Não dá para acreditar que tanta coisa mudou e que ferramentas inimagináveis há algumas décadas são hoje objetos imprescindíveis para a nossa vida profissional e pessoal. Todas essas mudanças também promoveram uma transformação digital na indústria.

      Alguns dessas transformações já estão em pleno funcionamento e outras ainda dão os primeiros passos. Porém, não há dúvidas que uma das maiores tendências do setor industrial é a atuação da tecnologia digital a favor da conquista de clientes, no engajamento dos colaboradores e no aumento da eficiência operacional.

      Mas como tudo isso impacta na rotina de um chão de fábrica? É possível mensurar ganhos efetivos? Leia este post e descubra agora as mudanças mais relevantes provocadas pela transformação digital.

      Transformação digital x indústria 4.0

      Se você achava que a transformação digital está presente exclusivamente nos segmentos do entretenimento e do e-commerce, está enganado.

      É verdade que muita coisa nasceu por meio das lojas virtuais, aplicativos e sistemas de smartphones. Entretanto, essa tecnologia vem com força total para a área industrial, principalmente no que se refere aos avanços observados na Ásia, em países como a China; na América do Norte, como nos Estados Unidos; e na Europa, como na Alemanha.

      Nesses lugares, a internet das coisas, os robôs e os processos automatizados são reunidos em um conceito chamado internet industrial ou indústria 4.0. Na prática, isso ocorre quando as tecnologias da informação (TI) permitem o desenvolvimento de uma produção digital integrada a máquinas, produtos, sistemas e usuários.

      Apresentaremos, a seguir, as características mais aprofundadas da indústria 4.0.

      Instantaneidade

      Na indústria 4.0, as informações são fornecidas em tempo real. Isso possibilita o acompanhamento instantâneo do que acontece no chão de fábrica, com a visualização online dos dados e por meio de relatórios atualizadíssimos.

      Virtualização

      Já pensou em ter indústrias gêmeas? Com elas, você tem uma cópia dos seus processos no mundo virtual e, a partir disso, simulações diversas são feitas para ver o que funciona melhor para o seu negócio no mundo real. As alterações só são feitas depois do sucesso dos testes no protótipo virtual.

      Descentralização

      A versão 4.0 da indústria prevê a existência do sistema cyber-físico. Dessa forma, as decisões podem ser tomadas a partir de qualquer local e mais: as máquinas inteligentes também são capazes de trabalhar descentralizadas.

      Orientação

      A indústria 4.0 é orientada por meio do desenvolvimento e do funcionamento de programas, sistemas e softwares. Eles trabalham seguindo os critérios do conceito de internet dos serviços, ou seja, a interação entre os meios e as atividades executadas.

      Modularidade

      A flexibilidade é a palavra da vez quando a internet 4.0 elegeu a modularidade como uma das suas características. Essa é a capacidade de a produção acoplar e desacoplar módulos produtivos para atender demandas específicas.

      Interoperabilidade

      Quando falamos em comunicação entre homens, fábricas e máquinas, estamos tratando de interoperabilidade, que é essa capacidade de unir diferentes sistemas — mecânicos, técnicos e humanos — por meio da internet das coisas.

      Benefícios da transformação digital na indústria

      Agora que você já sabe quais são as características da internet industrial, veja, na sequência, quais são as mudanças mais significativas que a transformação digital trouxe e que ainda trará para o dia a dia das corporações.

      Algumas dessas informações fazem parte de uma pesquisa promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O estudo apresenta dados interessantes em formato de infográfico no site oficial da instituição. A ferramenta faz relação entre dados, digitalização da economia e desenvolvimento da indústria.

      Diminuição nos custos de manutenção

      A CNI prevê que até 2025 o impacto da digitalização promoverá uma redução de 10% a 40% nos custos da manutenção das indústrias. Atualmente, isso já pode ser conferido por meio da maior durabilidade das máquinas, graças a programas eficientes de detecção de falhas e gargalos de produção, os quais evitam que os equipamentos quebrem devido à análise preventiva.

      Redução das contas de energia

      Nos próximos sete anos, as indústrias que se renderem à transformação digital poderão comemorar a redução de até 20% nas contas de energia. Essa economia é fruto de sistemas complexos que comandam as programações das máquinas e equipamentos com o mínimo de consumo, sem alterar as suas capacidades produtivas.

      Processos produtivos mais eficientes

      A CNI também publicou dados sobre o aumento do processo produtivo. A expectativa é que transformação digital aumente o rendimento do trabalho em até 25%, sem que isso amplie a carga horária ou as jornadas dos colaboradores. É simplesmente um processo mais eficiente.

      Ambiente de manufatura altamente flexível e customizado

      Outra mudança expressiva no ambiente industrial depois da transformação 4.0 é a possibilidade de torná-lo mais flexível e customizado. Nesse caso, a indústria faz uso de uma logística em tempo real para atender demandas conforme elas forem surgindo, totalmente de acordo com o gosto e necessidades dos parceiros e consumidores.

      Geração de novas oportunidades

      Todo esse cenário de transformação digital presente nas indústrias abre as portas para inúmeras outras oportunidades, tanto de novos negócios quanto de profissões, cargos e funções. Isso favorece o ambiente da inovação como um todo, inclusive na rapidez do lançamento de novos produtos ou serviços oferecidos.

      Promoção da conservação ambiental e sustentabilidade

      Se ambos os conceitos já são importantes na atualidade, imagine nos próximos anos! A preservação ambiental e a sustentabilidade são pautas já solucionadas pela transformação digital: menos desperdício, economia de recursos naturais e mais ações voltadas para o bem-estar social são apenas algumas das contribuições que a indústria 4.0 traz ao planeta.

      Zelo pela transparência nos negócios

      As máquinas inteligentes têm algo de especial: elas detectam irregularidades antes que elas prejudiquem o bom andamento das operações. Assim, é mais fácil manter uma gestão transparente e ter acesso rápido a dados e relatórios completos sobre o rendimento de cada componente da produção, inclusive o aproveitamento humano.

      Aumento da segurança

      Além de toda uma legislação específica para a prevenção de acidentes no trabalho, a indústria que passa pela digitalização, oferece também segurança nos processos. Isso possibilita um ambiente mais seguro não só para o funcionário, por conta da tecnologia aplicada às máquinas e ferramentas, mas também proporciona negociações financeiras e comerciais mais seguras para acionistas, investidores e consumidores.

      A transformação digital na indústria gera uma cadeia produtiva eficiente e conectada com uso responsável dos dados. Ela traz diversas vantagens como você leu ao longo deste artigo e há muitas outras não citadas, como: maior controle sobre o estoque, vendas e pós-vendas, desenvolvimento mais consciente de estratégias de marketing e inúmeras outras ações que afetam positivamente o desempenho econômico do seu negócio.

      O que você acha de tudo isso? Deixe a sua opinião nos comentários!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post