logo-esales-branco-2

Institucional

Soluções

canvas

Metodologia Canvas: como aplicar no setor de logística?

05/25/2022

Existem diferentes estratégias que contribuem para que a empresa, independentemente do nicho de atuação, possa crescer, se desenvolver e conseguir administrar melhor os seus projetos. A metodologia Canvas é uma delas. Trata-se do Business Model Canvas, uma das mais procuradas ferramentas para a inovação no modelo de negócios. Para aplicá-la, existe a necessidade de trabalhar de forma colaborativa, de modo a encontrar continuamente solução para os problemas e os desafios encontrados.

Na logística, esse método também pode ser aplicado. Se você deseja saber um pouco mais sobre ele, seus benefícios e como é possível implementá-lo, continue a leitura e tire suas dúvidas.

O que é a metodologia Canvas e quais são os seus benefícios?

Inicialmente, vamos entrar no detalhe sobre o que se trata essa metodologia e quais são os benefícios. Criada por Alexander Osterwalder, esse método tem como objetivo reduzir a burocracia nas estratégias de gestão de projetos. Para isso, um mapa visual é usado, de modo que aquelas extensas planilhas, páginas e demais arquivos (muitas vezes sem nenhuma utilidade) sejam deixados de lado.

Entre as principais vantagens dessa metodologia, podemos destacar especialmente:

  • melhoria na comunicação — um dos grandes diferenciais da metodologia é a possibilidade de aprimorar a comunicação nos projetos. Como vimos, o método é feito por meio visual, de modo que todos os envolvidos em uma demanda tenham um nível de compreensão mais efetivo;
  • melhor alinhamento do time — consequentemente, uma boa comunicação interfere diretamente no melhor alinhamento da equipe. Outro fator que contribui nesse sentido é o fato de haver a necessidade de que todos participem de forma colaborativa desde a construção do planejamento, fazendo perguntas e propondo melhorias;
  • aumento do desempenho — mais acima, explicamos que a metodologia substitui uma extensa lista de documentos. Tudo isso impacta na produtividade e no desempenho de um time, cujas chances de alcançar os resultados preestabelecidos no planejamento aumentam consideravelmente.

Como a metodologia Canvas pode ser aplicada na logística?

Agora, que você já sabe do que se trata e quais são os principais diferenciais da metodologia Canvas, chegou o momento de entendermos como ela pode ser implementada também no setor logístico. Antes de mais nada, precisamos considerar que o Canvas nesse segmento será dividido em 7 quadros de atividades estratégicas, que veremos a seguir.

Transferências em execução

Essa etapa vai ser usada especialmente para as transportadoras que tenham mais de uma unidade. Existe a necessidade de identificar se há espaço suficiente para os produtos que chegam de outra filial serem armazenados. Assim, há mais agilidade para a conclusão dos processos, além de redução de custos.

Afinal, se houver a percepção de que não é possível fazer uma nova transferência, isso é comunicado antes de sair de um galpão de armazenamento. Além disso, mesmo quando há muito espaço disponível, a gestão pode verificar se as transferências em execução já não vão suportar toda aquela área.

Orçamentos pendentes

Contar com a satisfação de seus clientes é um dos diferenciais e um dos objetivos de grande parte das empresas. Na metodologia Canvas aplicada à logística, há a possibilidade de identificar quais são os pedidos de orçamento que ainda não tiveram retorno, bem como ter um controle sobre a evolução de cada um deles: o solicitante respondeu? Se a resposta foi negativa, há possibilidade de fazer um ajuste no preço? Se sim, de quanto? Ao longo do tempo, a empresa pode até mesmo mensurar qual é a taxa de prosseguimento de cada um dos orçamentos solicitados.

Coletas em execução

Outra etapa da metodologia Canvas é a de coletas em execução. Essa é mais uma demanda estratégica de uma transportadora, uma vez que é preciso avisar no expedidor o horário de coleta, bem como preparar o seu armazém para receber essas mercadorias.

Entregas pendentes

Se o armazém está cheio, há os riscos de muitas entregas ainda estarem pendentes. Quando isso acontece, naturalmente o cliente pode ficar insatisfeito, sendo péssimo para o seu diferencial competitivo. Nesse sentido, ter o controle dessas entregas contribuirá para que o processo seja concluído de maneira rápida e eficaz, o que impacta a imagem da transportadora de forma positiva e contribui para trazer novos clientes.

Embarques em execução

Quais são os produtos que já foram embarcados e que estão prestes a chegar a seu destino final? As entregas foram feitas no prazo? Caso negativo, o que ocorreu ao longo do caminho que impediu que o cronograma fosse cumprido? Quais são as estratégias que devem ser adotadas pela transportadora para que situações como essas não se repitam?

Como podemos perceber, são muitos os cuidados necessários no momento que o embarque esteja em execução. Por essa razão, quanto mais aumentar a eficiência dessa etapa do projeto, melhor. Por exemplo, é preciso permitir a documentação correta e em prazo hábil, fazer o alinhamento com os veículos, definir locais, entender os trajetos de rotas mais rentáveis etc. A metodologia Canvas contribuirá para todo esse entendimento.

Entregas confirmadas

Como o próprio nome já diz, há a oportunidade de monitorar e identificar quais foram as entregas que já foram confirmadas em seu destino final. Para o cliente, como já afirmamos, esse é um ponto fundamental para voltar a contar com os seus serviços. Para a empresa, também é interessante identificar quando foi confirmada, para analisar se há a possibilidade de assumir novas entregas e quanto tempo os profissionais envolvidos terão para que isso seja feito.

Faturas em aberto

Por fim, uma das etapas disponíveis no método Canvas para a logística é a de faturas em aberto. Caso não haja o recebimento, a empresa pode fechar o faturamento em baixa, o que impacta diretamente na saúde financeira da empresa.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre a metodologia Canvas na logística. Conforme podemos perceber, esse tipo de estratégia contribui para uma visão logística integrada, desde os processos iniciais até o entendimento sobre quais são as demandas que a empresa consegue comportar. Consequentemente, os resultados podem ser sentidos em diferentes áreas da empresa.

Então, este material foi útil para você? Compartilhe-o em suas redes sociais e apresente esse método para os seus contatos!

Relacionados

Logística Inbound

eSales lança solução para Logística Reversa

Logística Inbound

Por que falamos tanto em Torre de Controle Logístico?

Logística Inbound

Conferência de Fretes: como reduzir custos e alavancar resultados

Logística Inbound

O que é cadeia logística e o que não pode faltar na sua gestão financeira?

Logística Inbound

Já ouviu falar em logística elástica? Saiba como implementar

Logística Inbound

Fluxo logístico: quais os benefícios de um gerenciamento eficiente?

Logística Inbound

ICMS sobre o frete: entenda o que é e como calcular

Financeiro

8 passos para aumentar a rentabilidade financeira de uma transportadora

Logística Inbound

O que considerar para escolher um bom sistema de armazenamento

Logística Inbound

4 principais vantagens de contar com um ERP integrado

Open chat
Olá! Tudo bem? Que tal ter uma demonstração das nossas soluções?