Antes de mais nada, a pergunta que não quer calar é: será que todo mundo que trabalha com logística e transportes entende o conceito de Torre de Controle Logístico?
Nessa lógica, vamos pensar em um cálculo simples: quando uma empresa gere com eficiência sua operação logística, ela tende a ser mais competitiva. Consequentemente, empresas economicamente mais saudáveis e competitivas, conquistam mais clientes e investimentos.
Logo, todos os processos e atividades precisam ser monitorados de perto. Esta é justamente a ideia por trás da torre de controle logístico. Centralizar informações e garantir visão ampla do negócio.
Portanto, neste artigo vamos exemplificar o que é esse conceito e como ele funciona. Além disso, compartilhamos um Ebook 100% gratuito para você que deseja dar novos passos rumo ao gerenciamento da sua operação.
Quer melhorar os resultados da sua empresa? Fique de olho nessas dicas!
O que é torre de controle logístico?
Primeiramente, definimos a torre de controle logístico como uma central que engloba os principais sistemas empresariais, como ERP, TMS e WMS. Estes softwares lidam, respectivamente, com gestão empresarial, transporte e estoque, exigindo, portanto, que eles estejam se comunicando adequadamente. Logo, esse conceito refere-se principalmente à ampla visão das práticas e estratégias do setor.
Existem também outras aplicações que podem ser incorporadas à torre de controle logístico. Por exemplo, o emissor de documentos fiscais e plataformas de negociação com fornecedores e transportadoras. Essa centralização de informações permite, entre outras coisas, planejar melhor as demandas, bem como a identificação e mitigação de gargalos.
Como funciona a torre de controle logístico?
Por certo, para funcionar e gerar os impactos esperados, a torre de controle logístico opera com base nos pilares de tecnologia, pessoas e processos. Assim, para entender cada um deles, acompanhe as subseções a seguir!
Tecnologia
Primeiramente, cabe dizer que os dados de todos os setores são armazenados e cruzados na torre de controle logístico. Dessa forma, os gestores passam a ter uma visão mais integral dos processos, o que ajuda na tomada das melhores decisões. Nesse sentido, a nuvem costuma ser usada para armazenar esses dados com maior segurança e facilidade de acesso. Uma solução eficiente e amplamente aplicada à empresas de todos os tamanhos e segmentos é o Sistema TMS Entregou.
O Entregou engloba módulos que contemplam toda a cadeia de suprimentos e vendas: compras, agendamentos de entregas, performance de transportes, conferência de fretes e tantas outras frentes.
Pessoas
O olhar analítico e a habilidade estratégica do colaborador são indispensáveis. Ele precisa ler e interpretar os dados que lhe são apresentados. Além de escolher adequadamente os indicadores de performance do setor. Aqui se comprova a necessidade de adotar um mindset e uma cultura empresarial voltada para os dados; do contrário, o colaborador no máximo fará o manuseio dos sistemas, extraindo pouco ou nada dos softwares.
Processos
Dado que a logística é formada por armazenagem, movimentação e transporte de mercadorias, existe uma série de processos envolvidos, a destacar:
- planejamentos;
- cotações de transportadoras;
- auditorias de fretes.
A ideia deste terceiro pilar da torre de controle é automatizar o máximo possível desses processos, mediante o mapeamento adequado destes. Ademais, etapas burocráticas, lentas, manuais e redundantes devem ser modificadas de modo a dar celeridade às operações do setor logístico.
Quais os benefícios da torre de controle logístico?
Por integrar e centralizar dados, ela permite muitas melhorias ao setor. Quando tecnologia, pessoas e processos atuam de forma sinérgica, a mudança é perceptível. E essa mudança impacta principalmente o cliente, que está no centro da estratégia.
Falando em benefícios, nós preparamos em parceria com a uMov.me um Guia Completo 100% gratuito com tudo o que você precisa saber sobre torre de controle para aplicar na sua operação. Baixe agora mesmo clicando no banner abaixo!
Acompanhe a seguir os 6 principais benefícios desse conceito aplicado em tantas empresas:
1. Monitoramento em tempo real
Seja como for, a movimentação de estoques, pode ser monitorada em tempo real em uma torre de controle. A centralização de sistemas dispensa a necessidade de fazer vários acessos e perder um tempo que pode ser precioso para a eficiência da operação. Sempre que um item sai do estoque e vai para a expedição, todos os sistemas que compõem a torre recebem a notificação e atualizam suas bases de dados de forma automática.
2. Competitividade
À primeira vista, a performance dos concorrentes é um dos dados que pode ser analisado. Também conhecida por benchmarking, essa prática visa saber quais estratégias estão dando certo no setor logístico de outras empresas, ajudando a aumentar, além da competitividade, o volume de vendas e a possibilidade de expandir as operações no futuro.
3. Levantamento de KPIs
Primordialmente, os KPIs são indicadores de performance definidos durante o planejamento estratégico. A ideia é fazer uma comparação entre os resultados e os objetivos traçados, de modo que ajustes sejam feitos à logística da empresa em caso de discrepância. Nesse sentido, a torre de controle permite analisar esses indicadores, sendo que estes podem variar de empresa para empresa. No entanto, alguns KPIs usados geralmente são:
- tempo médio que o transporte leva para entregar mercadorias ao cliente final;
- Lead Time, que calcula o tempo entre o pedido e a chegada da encomenda até ele;
- volume de devoluções, também conhecido por logística reversa.
4. Centralização do atendimento
Acima de tudo, as informações são atualizadas em tempo real nos sistemas que compõem a torre de controle logístico. Todavia, a comunicação com fornecedores de insumos também melhora, contribuindo na elevação da satisfação. Tudo isso, gera incentivos adicionais para fechar negócio com maior recorrência.
Visão estratégica e atendimento centralizado, são fatores decisivos para alavancar resultados!
5. Melhora do planejamento das rotas
Por exemplo, rotas planejadas com inteligência evitam atrasos e imprevistos como avarias na estrada. Como o Brasil ainda depende muito do modal rodoviário, é de se esperar que as condições em alguns lugares não sejam das melhores. Inclusive, isso eleva o custo de manutenção dos veículos. A torre de controle logístico permite também avaliar os pedágios ao longo do percurso, de modo a apresentar aos colaboradores e gestores as melhores condições para o transporte das mercadorias.
6. Aumento da produtividade
A automação de processos e rotinas do setor logístico libera os colaboradores de atividades manuais. Eles agora, podem exercer trabalhos mais estratégicos. Isso está em perfeito alinhamento com a transformação digital.
Em suma, a torre de controle logístico é responsável por aumentar a assertividade do setor. Isso porque, une tecnologia, pessoas e processos. Assim, criando uma atmosfera favorável à transformação digital, aumentando não só as vendas, mas também promovendo a satisfação do cliente. Ou seja, por meio de uma única solução, é possível ter uma visão de todos os setores. Tudo isso permite identificar e mitigar pontos de lentidão e ineficiência dos processos.
Então, gostou do conteúdo? Nós, aqui da eSales estamos sempre antenados às necessidades do mercado. Por isso, desenvolvemos soluções que transformam a rotina de muitas empresas.