O complexo rodoviário brasileiro é a via de tráfego que concentra o maior número de veículos corporativos, tendo em vista o volume gerado por transportadoras ligadas ao comércio. Nesse contexto, soluções logísticas que visam melhorar a gestão empresarial são indispensáveis. Esse é o caso das ferramentas de rastreamento.
Como muitas corporações enfrentam desafios para adequar os seus sistemas de logística, as soluções de rastreamento apoiam o planejamento organizacional, fazendo com que o produto chegue até o cliente no menor prazo estabelecido. A crescente procura por soluções otimizadas de rastreamento, também conhecidas como tracking, faz parte da rotina de pequenas, médias e grandes empresas, pois a implementação dessas soluções pode ocorrer em organizações com frota própria ou terceirizada.
As falhas em procedimentos logísticos de entregas podem levar a erros muito graves, resultando em perdas de patrimônio e insatisfação do cliente. Os programas e os softwares utilizados para rastreamento apoiam a redução de erros e riscos, garantem a segurança do produto e o cumprimento dos prazos estabelecidos interna e externamente.
Assim, controlar as operações de transporte é fundamental para ter sucesso e eficiência nas atividades do dia a dia da empresa. E o planejamento das rotas de transporte, em conjunto com o rastreamento de cargas, é capaz de proporcionar uma melhoria nas operações de distribuição das remessas.
Confira, agora, o guia completo sobre rastreamento de cargas. Neste texto você conhecerá:
- o que é rastreamento de cargas;
- como o rastreamento é feito;
- quais suas ferramentas de comunicação;
- quais seus recursos;
- quais as vantagens para sua empresa;
- como utilizar para desenvolvimento da empresa;
- como contribui para a experiência do cliente;
- como escolher a melhor ferramenta para o seu negócio.
O que é o rastreamento de carga?
Solução de alta tecnologia, o rastreamento de cargas é uma ferramenta que integra o sistema de remessa de produtos com os mecanismos estratégicos de gestão de uma empresa. Entre os instrumentos mais eficientes, estão softwares e programas instalados em rede, como os chamados sistemas SaaS (Software as a Service).
Por meio do rastreamento é possível acessar as rotas de transporte de toda a frota em tempo real, coletando informações importantes para a gestão. As informações reunidas contribuem para o controle administrativo e para o bom andamento de suas remessas. Os programas registram dados sobre produtos, trajetos, cargas e destinos, além de compilar referências dos profissionais envolvidos em cada etapa do procedimento de entrega.
Os programas mais avançados ainda podem oferecer recursos adicionais, como envio de ocorrências diretamente para empresa e clientes em caso de incidentes e imprevistos. Esse canal de comunicação gera um ganho muito grande de eficiência operacional e de transparência nas operações. Além disso, torna-se mais fácil tomar decisões embasadas em um conhecimento real sobre a situação do transporte das cargas.
Como é feito o rastreamento?
As ferramentas que fazem o rastreamento são usualmente constituídas por mapas, operadoras móveis e comunicação por satélite. Popularmente conhecido como GPS, o sistema de posicionamento veicular é o mais utilizado. Ele permite o envio de dados exatos de localização de um determinado objeto móvel para um destinatário.
O GPS geralmente funciona por rastreamento via satélite, mas também pode ser feito pelo GPRS, ou seja, por meio da rede de operadoras de telefones móveis. Nesse caso, o destinatário será associado a um software.
O rastreamento é feito de modo integrado a mapas digitais, que disponibilizam a visualização em programas administrativos, sendo parte importante para a otimização da frota, distribuição das cargas, elaboração de plano de manutenção veicular, entre outros.
Como é feita a comunicação em programas de rastreamento de cargas?
A comunicação entre administração, equipe, funcionários e motoristas é o outro componente dos programas de rastreamento igualmente importante para a sua eficácia. A comunicação entre os profissionais pode ser feita via rádio, satélite ou telefonia celular.
Sendo a melhor ferramenta e também a mais completa, a telefonia móvel se destaca nesse tipo de comunicação por sua função e durabilidade. Tendo cobertura disponível quase integralmente na malha rodoviária, a comunicação por telefonia móvel torna a troca de informações mais eficiente e acessível.
Na telefonia móvel, é instalada uma estação que possibilita o uso de ramais, que podem ser acessados por qualquer dispositivo ligado à internet. Sendo tablet, computador ou smartphone, essa estação concentra os dados tanto de deslocamento como de mensagens e ligações, fazendo o armazenamento de todo o conteúdo gerado.
A comunicação por rádio ainda é utilizada, porém, não apresenta modelos de recursos integrados às ferramentas de rastreamento de cargas. Ele pode ser instalado como um sistema independente e acionado da base a partir de um aparelho de chamadas, via voz.
Quais são os recursos oferecidos pelo rastreamento de cargas?
Veja, agora, algumas das funcionalidades que os programas de rastreamentos podem oferecer. Confira!
Indicadores de falhas
Os softwares identificam todos os erros ocorridos durante o trajeto e apontam soluções para contorná-los. Ao acompanhar todas as etapas da entrega, o aplicativo pode enviar mensagens de alerta quando ocorre algo diferente do planejamento.
A notificação acontece quando o veículo permanece muito tempo parado, quando o carro apresenta algum defeito, se é visto algum desvio da rota ou se a porta foi aberta sem autorização. Quanto mais rápido são identificadas as ocorrências, mais ágil será a sua resolução, diminuindo os efeitos negativos.
Por exemplo, quando um carro estraga, é possível deslocar um veículo reserva ou ativar o seguro para conserto imediato, sem que seja necessário gastar tempo em ligações ou termos de verificação das falhas ocorridas.
Alarmes para situações de risco
Os seguros que envolvem cargas de alto valor exigem que o monitoramento do transporte seja feito com máximo controle de dados possível. Produtos eletrônicos, pneus e remédios, que são cargas bastante onerosas, precisam de monitoramento integral, realizado em conjunto com a empresa que faz o gerenciamento de risco.
Se o carro de transporte estiver com tudo certo com seu trajeto, cumprindo todos os pré-requisitos e sem problemas, o sistema acusa que a carga poderá ser compartilhada e gera uma permissão para seu carregamento, que pode ser feito eletronicamente e à distância. Alarmes podem ser disparados via notificação ou ligação telefônica.
Integração de setores
O rastreamento de cargas trabalha integrando vários setores. Ele interfere desde o estoque, passando pela embalagem, acompanhando a entrega de modo completo. Facilitando a estruturação da logística de transportes, a ferramenta pode impulsionar tanto a satisfação do cliente quanto o setor de vendas.
Uma empresa interligada consegue tomar decisões importantes de forma muito mais rápida, efetiva e segura. Esse ganho de agilidade é vital para um setor no qual o prazo é um ativo inegociável. Pense sobre isso!
Quais as principais vantagens das soluções de tracking?
Entenda os principais benefícios de contar com esse tipo de recurso no seu negócio.
Otimização dos roteiros de viagem
A ferramenta de rastreamento de carga auxilia na gestão da frota e impulsiona a redução do desperdício, trazendo economia de combustível, manutenção inteligente de veículos e valorização da mão de obra. Essa ferramenta pode ser implementada em conjunto com outra importante solução, os roteirizadores.
Com eles, as mercadorias são entregues no endereço correto e dentro do menor prazo viável. Assim, a otimização de trajetos pode ser feito via aplicativos e programas, resultando em um significativo aproveitamento de combustível e da carga horária da equipe.
A economia ainda se estende pela previsão associada ao controle do tráfego, evitando lugares de congestionamento e vésperas de datas complicadas para o trânsito. O cálculo feito pelos programas tornam o transporte muito mais ágil, mas também muito mais econômico.
Agilidade na realização das entregas
Contribuindo para um serviço de excelência, o rastreamento de cargas permite que haja margem para manobras de mudança de trajeto, reduzindo consideravelmente o tempo da solução de problemas. Sendo resolvidos com prontidão, os imprevistos não chegam a atrapalhar o prazo das entregas.
O cliente ainda pode ter acesso aos mesmos dados da empresa, acompanhando, desse modo, o dia e o horário que o produto chegará na porta de sua casa. Sendo assim, são reduzidas as tentativas de entrega, possibilitando que a maioria dos produtos seja entregue já na primeira vez.
Precisão na prevenção de erros
Ainda que os processos da empresa busquem atuar com o máximo de eficiência, todo procedimento está passível de erros e falhas. Um incidente pode interferir no desenvolvimento de um processo, atrapalhando a logística de distribuição e, com isso, trazendo perda de recursos e pessoal.
Acompanhando todas as etapas da entrega, é possível identificar com rapidez quando há algum imprevisto e traçar soluções baseadas especificamente no problema ocorrido. Tal medida gera agilidade na gestão, tornando as medidas mais eficazes e precisas.
A geração de informações é feita com precisão e detalhamento. Por isso, com a troca de dados, o número de erros pode chegar a quase zero, simplificando o desenvolvimento de operações logísticas complexas. Isso gera um resultado muito produtivo para todo o negócio, já que erros custam os dois ativos mais importantes para uma empresa: tempo e dinheiro.
Acompanhamento de cargas em tempo real
Um controle com qualidade acompanha os dados em tempo real, sem margem para manipulação de informações e interferências de má-fé. Os dados mais importantes ficam guardados, com garantia de acesso em tempo real e armazenagem durante o período definido pela empresa. Eles ficam acessíveis para consultas posteriores e a construção de análises e estatísticas.
O controle permite, ainda, o acompanhamento em tempo real de cada etapa da logística, desde a retirada do produto do estoque até a sua entrega ao cliente. É possível saber exatamente o trajeto percorrido, a velocidade do veículo em cada parte, a velocidade média, os dados completos do motorista e outros fatores que ficam compilados na estrutura de dados da empresa.
Maior controle na entrega dos produtos
Os mecanismos de rastreamento servem para coibir extravios e avarias, tornando mais claras as responsabilidades de cada parte da equipe com a carga enviada. O rastreamento pode não impedir que esses tópicos aconteçam, porém, garante a localização da carga e dos funcionários com retidão. Além disso, o rastreamento ainda pode oferecer informações com exatidão, sendo de grande ajuda para processos investigativos de recuperação de carga e punição dos envolvidos.
As tecnologias utilizadas para o acompanhamento de carga são de muita precisão, sendo os dados fornecidos por satélites e GPS certificados pelo rigor das informações. Com o planejamento das rotas, o acompanhamento ajuda a fiscalizar se todo o percurso é executado conforme as diretrizes.
Prevenção de roubos e extravios
Com o aumento do número de roubos, furtos e sequestros de cargas, as empresas têm tomado cada vez mais medidas para prevenir que os crimes não prejudiquem o serviço prestado e nem ocasionem prejuízos. O monitoramento da carga é bastante utilizado como meio de evitar ou minimizar problemas oriundos de furtos, roubos e sequestros.
O rastreamento é um aliado no conjunto das prevenções, fazendo com que transportadoras e lojas somem garantias a fim de zelar pelo produto postado. A ferramenta pode alertar automaticamente quando há uma mudança na rota de entrega. Desse modo, a ferramenta contribui para aliviar a perda material da empresa, auxiliando no bom gerenciamento de recursos.
Como o rastreamento de carga colabora para a modernização corporativa?
Entenda como a tecnologia pode ser uma grande aliada para otimizar o dia a dia do seu negócio.
Administração estratégica e inovadora
Toda gestão que trabalha operacionalmente com a logística de distribuição de produtos deve contar com o rastreamento de veículos. A ferramenta oferece vantagens em termos de tempo, recursos e produtividade. O conhecimento desencadeado a partir do monitoramento dos trajetos torna o controle da empresa mais qualificado, influenciando os atributos de prestação dos seus serviços. O sistema registra todas as ocorrências que possam atrapalhar o serviço de entregas da empresa.
Atualização dos processos
Atuando como uma medida de tecnologia que pode reduzir os custos de uma empresa, o rastreamento de carga promove a automação de atividades, colaborando com a inovação dos processos internos e externos da empresa. A utilização de ferramentas proativas (com alertas e mensagens) e a automação levam a uma melhor interação entre equipes e elevam o nível de bem-estar entre funcionários.
Sem a necessidade de programas aprofundados de treinamento, a tecnologia ajuda na integração de atividades, interferindo positivamente na agenda de desenvolvimento da corporação. A automação traz consigo maior clareza dos processos, otimização da rotina de colaboradores e mais segurança para a empresa.
Conservação e preservação da frota
A manutenção dos veículos que integram a frota da empresa é diretamente beneficiada com a implementação de uma solução de rastreamento de cargas, que acentua a fiscalização dos carros a partir dos aplicativos e cronogramas administrativos.
Os programas de revisão podem ser coordenados por sazonalidade ou por meio da quilometragem rodada. A substituição de peças, óleos e filtros, assim como os pequenos reparos, é feita dentro do planejamento administrativo, evitando fazer consertos depois que o problema já foi identificado ou o veículo estragado em curso.
Tais medidas geram benefícios administrativos como a redução dos custos e a gestão otimizada de recursos e tempo. Assim, toda a empresa só tende a ganhar com a adoção de organogramas mais produtivos e alinhados com os planejamentos internos da equipe.
Qualidade de serviço otimizada
O rastreamento de cargas permite que o monitoramento de qualidade assegure a execução dos trajetos conforme o planejado, melhorando o seu serviço em função de maior organização dos dados sobre as remessas. O produto é rastreado desde o momento que sai do estoque até a casa do cliente. Com o controle, profissionais podem visualizar o volume de produtos em trânsito, melhorar o setor de embalagem e concentrar esforços para grandes demandas de entrega, por exemplo.
Como o uso do tracking pode auxiliar no desenvolvimento das operações em sua empresa?
Veja como esse recurso pode ser uma peça-chave para o crescimento do seu negócio. Continue a leitura e confira!
Tomadas de decisão internas
As informações podem ter um valor maior do que simplesmente a transmissão dos dados em tempo real. Com o registro das informações, elas podem contribuir para as decisões importantes dentro da empresa.
A base de dados gera indicadores que permitem identificar erros de estratégia, auxiliando a elaboração de ações mais precisas. Entre as estatísticas elaboradas, podem ser analisados o volume de cargas extraviadas, que apresentam avarias ou que foram substituídas, tornando claros os mecanismos que funcionam ou não.
Importância na adoção de melhorias
A partir dos dados gerados pelos programas de rastreamento veicular, são elaboradas medidas de melhoria no serviço de entregas. Com a coleta dos dados de um determinado trajeto, é possível saber se os horários são bem aproveitados, por exemplo.
Desenhando uma porcentagem das entregas bem-sucedidas e aquelas que não se completaram no prazo, as estatísticas identificam com precisão, oferecendo em formas de listagens ou gráficos os principais pontos que devem ser desenvolvidos e restabelecidos.
Essa medida evita que a empresa invista em programas de desenvolvimento sem base de informação, impulsionando, assim, o crescimento qualificado e de retorno quase certo, lidando com fatos em vez de especulações.
Elevação da produtividade por meio de maquinário e da gestão de equipes
O rastreamento de cargas pode auxiliar no aumento da produtividade, fazendo uma distribuição de cargas com maior inteligência. Otimizando o uso dos veículos e da demanda por transportes, o rastreamento pode direcionar melhor os envios de acordo com a disponibilidade dos carros.
Quando a frota passa a ser monitorada, os funcionários tendem a ter uma postura mais proativa e participativa, gerando maior colaboração nas atividades. Os tempos de intervalo e de pausa são acompanhados pela equipe gerencial e se tornam mais constantes e programados.
A produtividade das equipes é beneficiada, fazendo com que os colaboradores tenham consciência e apropriação das diretrizes da empresa, podendo corresponder melhor às expectativas lançadas sobre a equipe. O comportamento é em grande parte beneficiado, estando todos mais atenciosos e cuidadosos com as tarefas.
Competitividade no mercado
Utilizar uma solução de rastreamento de cargas pode gerar uma vantagem competitiva em relação a outras empresas. Sendo um recurso tecnológico, é possível atrair clientes que estão ligados em inovação e otimização de serviços.
Como o rastreamento de cargas pode melhorar a experiência do cliente?
O tracking também pode influenciar a forma como os consumidores interagem com a sua marca e seus serviços. Entenda!
Elevação da satisfação do cliente
Todos os envios de mercadorias, sejam comerciais ou não, estão sujeitas a imprevistos de todas espécies. Por mais protegido que seja, é dever da empresa notificar o cliente o mais rápido possível sobre qualquer alteração no planejamento previsto para a entrega.
A medida de comunicação transparente com o cliente gera um retorno empático. Mesmo se tratando de um ponto negativo – atraso ou extravio do produto – o cliente tende a compreender o erro pelo cuidado e atenção que a empresa dá à situação A comunicação, nesse caso, é sinônimo de cuidado com o serviço.
Pela possibilidade do cliente conseguir acessar as informações em tempo real, ele se sente confortável por estar sempre atualizado com relação ao status real do produto. Essa é uma boa maneira de investimento em processos que podem fidelizar clientes, também contribuindo para a propaganda viral e espontânea.
Melhoria nos sistemas de atendimento
A comunicação direta com o cliente otimiza as estruturas de atendimento. Os sistemas SAC são essenciais para estabelecer uma linha institucional, podendo se transformar em um canal para reclamações, mas também para feedbacks sobre o serviço da empresa.
Contudo, portais online de acompanhamento e notificação — vinculados à ferramenta de rastreamento — podem reduzir consideravelmente as ligações para a equipe de atendimento. O rastreamento de cargas pode contribuir para diminuição da espera em chamadas telefônicas, minimizando também os fatores de congestionamento de linhas e ramais de atendimento.
Como escolher o melhor sistema de tracking?
Considerando o número de soluções oferecidas no mercado, é preciso analisar cuidadosamente a demanda de sua empresa para ver qual delas se aplica melhor à sua realidade. Nem sempre a mais econômica suprirá todas as necessidades da corporação, sendo aconselhável uma pesquisa aprofundada.
Desde a compra de um equipamento até a instalação de um software ou cadastro em algum sistema online, as soluções acompanharão as tendências logísticas, apresentando ferramentas mais ou menos alinhadas de acordo com a necessidade dos clientes. Destacam-se as ferramentas que oferecem alta tecnologia, pois conseguem aliar o serviço a um bom custo-benefício. Elas também proporcionam garantia estendida, facilidade de implementação e de manutenção.
Aplicativos em smartphones
Aplicativos instalados nos smartphones de motoristas são outra maneira de monitorar a carga. O smartphone pode servir, ainda, para que a empresa entre em contato via telefonia móvel com o motorista, bem como para que o motorista registre ocorrências no percurso. O aplicativo em dispositivos móveis pode permitir também o registro fotográfico de avarias ou entregas realizadas, agilizando o acompanhamento em tempo real.
Instalação de câmeras
Por meio de câmeras instaladas nos veículos da frota é possível acessar o trajeto da remessa em vídeo. Ainda, há a possibilidade conjunta de integrar as câmeras com o sistema de GPS, dependendo de fatores de compatibilidade entre programas e equipamentos.
Softwares de monitoramento
Os softwares de monitoramento são o grande diferencial para o rastreamento veicular de forma digital. O sistema que agrega todas as informações faz toda diferença, que vai desde a sua capacidade de armazenagem de dados até a maneira como torna acessível as informações na rede.
Os softwares integram o GPS com aplicativos, deixando as informações coletadas durante o trajeto acessíveis tanto para a administração quanto para funcionários e clientes. A navegação costuma ser de fácil manuseio, assim como sua manutenção.
Realização de baixa nas entregas
Um aplicativo de rastreamento de cargas tem algumas funcionalidades indispensáveis para quem procura agilidade e mais produtividade no trabalho. Um exemplo disso é a realização de baixa nas entregas. É muito comum que exista uma grande variedade de produtos a serem enviados.
Essas cargas podem ser fracionadas, o que gera um número acentuado de paradas para as entregas. Ainda é muito comum ver os funcionários realizando a baixa da mercadoria de forma manual, com a anotação em planilhas de papel. A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de realizar essa mesma tarefa, mas de forma muito mais rápida, segura e eficiente. Um aplicativo de rastreamento de cargas tem campos específicos para esse tipo de atividade e pode ajudar muito o seu negócio.
Entender sobre o período que o veículo esteve inativo
Produtividade é a palavra-chave para o segmento logístico, não é mesmo? É preciso identificar todos os gargalos existentes para extrair o máximo possível das atividades. É muito comum ver veículos de cargas inativos por longos períodos.
Isso pode ocorrer por engarrafamentos ou escalas de trabalho improdutivas. É possível resolver esses problemas por meio da monitorização dos períodos de inatividade do veículo. De posse dessas informações, fica muito mais fácil traçar novas rotas que desviem de centros urbanos ou locais com engarrafamentos constantes, por exemplo.
Revelar a distância percorrida
Informações confiáveis e verdadeiras são pontos que não podem ficar de fora do planejamento de uma operação logística. É preciso ter em mãos qual a distância real percorrida pelo veículo para traçar os custos fixos e variáveis da atividade. Afinal, o consumo de combustível é um dos fatores que mais pesam no valor final do frete.
Identificar velocidades acima da média
Existem algumas cargas que são muito sensíveis a balanços na cabine e frenagem mais bruscas, por exemplo, o transporte de vidros laminados. Além disso, dirigir em velocidade acima do permitido é uma infração grave de trânsito, que pode colocar em risco a vida de muitas pessoas que se deslocam pelas estradas do país afora.
Soma-se a isso o fato de que velocidades maiores também resultam em consumo proporcionalmente mais elevado de combustível. Como você já pôde perceber logo acima, esse é um ponto muito sensível para garantir o sucesso financeiro de toda a operação.
Um acompanhamento de cargas efetivo consegue revelar dados fidedignos da velocidade média, bem como os picos de aceleração registrados ao longo do percurso. Com essas informações, fica mais fácil adotar estratégias preventivas e avaliar como anda a qualidade do transporte ofertado.
Adotar uma solução de rastreamento da cargas é trazer visão estratégica para a gestão de sua empresa, lançando mão de logísticas que não correspondam às expectativas dos clientes e das possibilidades de investimento do seu negócio.
O rastreamento de cargas já é uma realidade em diversas empresas e só tende a gerar resultados positivos para a gestão comercial. Existem diversos modelos de contratação e utilização dos serviços. Analise, pesquise e procure adotar a melhor tecnologia para o seu negócio.
Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas e vamos analisar qual a melhor forma de ajudar a sua empresa a alcançar altos níveis de crescimento!